Revista do Mundial 2018 – Sérvia

TRIVIA

Tendo em conta que a FIFA e a UEFA consideram que a seleção nacional da Sérvia é a sucessora da extinta Jugoslávia a análise da mesma será feita seguindo o historial da Jugoslávia (até 2002), Sérvia e Montenegro (até 2006) chegando á atual Sérvia.

-A melhor classificação da Sérvia (então Jugoslávia) foi no primeiro Mundial em 1930, no Uruguai, depois de perder 6-1 nas meias-finais frente à equipa do Uruguai, que seria coroada vencedora da primeira edição do Mundial FIFA. A equipa jugoslava ficou em terceiro/quarto lugar, numa situação que nunca foi totalmente clarificada pela FIFA, pois oficialmente não se disputou jogo de terceiro e quarto lugar, mas foram entregues medalhas de bronze a ambos os derrotados das meias finais dessa edição, Jugoslávia e Estados Unidos, no entanto a FIFA considerou que a equipa jugoslava foi a quarta classificada depois de uma investigação em 1986, ainda assim a polémica mantém-se. Mesma classificação, quarto lugar, obteve no Mundial de 1962, no Chile, depois de perder nas meias finais por 3-1 com a Checoslováquia e de perder no jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar com um golo tardio frente à equipa da casa, Chile. A título de curiosidade depois do fim da Jugoslávia, a Sérvia e Montenegro, e agora Sérvia nunca conseguiu passar da fase de grupos de um Mundial.

Dejan Stanković é o jogador com mais internacionalização da história da seleção Sérvia com 103 internacionalizações. O jogador sérvio é de resto o único que disputou competições de seleções por três países diferentes, Jugoslávia, Sérvia e Montenegro e Sérvia, acompanhando as mudanças políticas da sua região. Branislav Ivanovic está a uma internacionalização de apanhar Stanković e este com internacionalizações apenas pela Sérvia, sendo por isso também o mais internacional contabilizado apenas a Sérvia.

-O melhor marcador de sempre da seleção é Stjepan Bobek, ainda Jugoslávia, com 38 golos. O melhor marcador de sempre falando apenas da Sérvia é Nikola Zigic com 16 golos.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Franjo Ivanovic já se encontra em Portugal para assinar pelo Benfica

Franjo Ivanovic chegou a Lisboa durante a noite desta terça-feira e vai assinar contrato com o Benfica.

Terça-feira de Champions League: eis os resultados

Disputaram-se vários jogos durante esta terça-feira da Champions League e algumas equipas foram eliminadas da prova.

Olimpija Ljubljana de Jorge Simão segue em frente na Conference League

O Olimpija Ljubljana não foi além de um empate contra o Inter Escaldes, mas está apurado para a próxima fase da Conference League.

Braga perto de garantir 10 milhões de euros com excedentário

O Braga vai vender Simon Banza ao Al Jazira. Há um acordo entre os dois clubes por 10 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador troca o FC Porto pelo Sporting

Diogo Barata foi confirmado como reforço do Sporting. O jogador de hóquei em patins pertencia aos quadros do FC Porto.

Mallorca define preço de internacional português: 15 milhões de euros

O Mallorca já definiu que pretende receber 15 milhões de euros por Samu Costa. O médio português soma pretendentes.

FC Porto encontra forma de ter Gabri Veiga disponível para a primeira jornada da Primeira Liga

O FC Porto corria o risco de não contar com Gabri Veiga na primeira jornada da Primeira Liga, mas o jogador vai poder ser usado.