Revista do Mundial 2018 – Sérvia

TRIVIA

Tendo em conta que a FIFA e a UEFA consideram que a seleção nacional da Sérvia é a sucessora da extinta Jugoslávia a análise da mesma será feita seguindo o historial da Jugoslávia (até 2002), Sérvia e Montenegro (até 2006) chegando á atual Sérvia.

-A melhor classificação da Sérvia (então Jugoslávia) foi no primeiro Mundial em 1930, no Uruguai, depois de perder 6-1 nas meias-finais frente à equipa do Uruguai, que seria coroada vencedora da primeira edição do Mundial FIFA. A equipa jugoslava ficou em terceiro/quarto lugar, numa situação que nunca foi totalmente clarificada pela FIFA, pois oficialmente não se disputou jogo de terceiro e quarto lugar, mas foram entregues medalhas de bronze a ambos os derrotados das meias finais dessa edição, Jugoslávia e Estados Unidos, no entanto a FIFA considerou que a equipa jugoslava foi a quarta classificada depois de uma investigação em 1986, ainda assim a polémica mantém-se. Mesma classificação, quarto lugar, obteve no Mundial de 1962, no Chile, depois de perder nas meias finais por 3-1 com a Checoslováquia e de perder no jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar com um golo tardio frente à equipa da casa, Chile. A título de curiosidade depois do fim da Jugoslávia, a Sérvia e Montenegro, e agora Sérvia nunca conseguiu passar da fase de grupos de um Mundial.

Dejan Stanković é o jogador com mais internacionalização da história da seleção Sérvia com 103 internacionalizações. O jogador sérvio é de resto o único que disputou competições de seleções por três países diferentes, Jugoslávia, Sérvia e Montenegro e Sérvia, acompanhando as mudanças políticas da sua região. Branislav Ivanovic está a uma internacionalização de apanhar Stanković e este com internacionalizações apenas pela Sérvia, sendo por isso também o mais internacional contabilizado apenas a Sérvia.

-O melhor marcador de sempre da seleção é Stjepan Bobek, ainda Jugoslávia, com 38 golos. O melhor marcador de sempre falando apenas da Sérvia é Nikola Zigic com 16 golos.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

5 melhores médios da Primeira Liga 2025/26

Destacamos os cinco médios que mais se impõem pelo impacto, pela influência no jogo e pela forma como podem marcar esta temporada

Confere o Ranking UEFA atualizado depois da vitória do Braga e da derrota do Santa Clara

O Braga venceu o Lincoln e o Santa Clara perdeu frente ao Shamrock Rovers. O Ranking UEFA foi atualizado esta quinta-feira.

Benfica abandona negociações por Mohamed Amoura e define novo setor a reforçar

O Benfica desistiu da contratação de Mohamed Amoura e procura agora reforçar a posição do meio-campo.

Santa Clara sofre reviravolta diante do Shamrock Rovers e está em desvantagem na eliminatória de acesso à Conference League

O Santa Clara saiu derrotado em casa diante do Shamrock Rovers por 2-1, na primeira mão do playoff de acesso à Conference League.

PUB

Mais Artigos Populares

As 2 opções mais fortes para render Conrad Harder no Sporting

Conrad Harder vai deixar o Sporting neste mercado de transferências. O dinamarquês vai rumar ao Rennes, emblema da Ligue 1.

Conrad Harder deixa o Sporting e está a caminho do Rennes

Conrad Harder vai ser reforço do Rennes da Ligue 1. O avançado dimamarquês está de saída do Sporting ao fim de uma temporada nos leões.

Intervalo nos jogos das equipas portuguesas: Braga a vencer o Lincoln e Santa Clara sofre o empate nos instantes finais

O Braga vence o Lincoln por 2-0 ao intervalo. Já o Santa Clara permitiu o empate do Shamrock Rovers nos instantes finais da primeira parte.