📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Revista do Mundial 2022 | Grupo A

CATAR

- Advertisement -

O Catar destaca-se de todas as demais seleções do Mundial 2022 pelo fator preparação. Desde junho – de forma intermitente, mas com períodos intensivos – que o grupo se encontra para trabalhar a pensar no Mundial.

Aposta agora até 50€ através deste link no jogo de abertura do Campeonato do Mundo sem risco!

O evento foi encarado com seriedade pelos responsáveis pelo futebol e nenhuma seleção teve a possibilidade de se testar em tantos contextos como o Catar. Vencedores da Copa Ásia em 2019 – período alto no ciclo – a seleção do Catar teve ainda a possibilidade de disputar a Copa América, a Copa Ouro e ainda de jogar amigáveis no contexto do apuramento europeu (estando inserido no grupo de Portugal). Tanta preparação e trabalho num contexto propício ao contrário – recorde-se que as restantes seleções apenas se concentrarão uns dias antes do Mundial – são uma vantagem que, embora não dê favoritismo à seleção anfitriã, terá certamente alguns frutos a colher.

Há dois espanhóis que importam mencionar quando se fala no presente da seleção do Catar: Félix Sánchez, treinador da seleção desde 2017, e Xavi Hernandez, atual técnico do Barcelona, com impacto tremendo no Al-Sadd onde foi jogador e treinador. Ambos os treinadores passaram por La Masia e levaram algum do ADN da formação catalã para o Catar.

Não será uma seleção que terá bola durante a maioria da partida. Ainda assim, será uma seleção que procurará trabalhar a bola quando a tiver. Partindo de um 5-3-2, os três centrais procurarão sair a jogar entre si. Para ultrapassar pressões, há essencialmente dois mecanismos: as diagonais do central exterior para o ala do lado oposto; e as projeções por dentro dos centrais exteriores, especialmente Abdelkarim Hassan à esquerda. O lado esquerdo é mesmo o lado mais forte do Catar fruto da presença de Akram Afif, homem com liberdade posicional, mas geralmente a procurar descair mais pela esquerda. Caso esteja a ser sufocado, Almoez Ali pode ser procurado como referência mais direta, capaz de ganhar a primeira bola.

Apesar da proposta de jogo positiva, há dois fatores que podem ser revés na competitividade que o Catar procura. O primeiro é o leque reduzido de jogadores com capacidade para entrar e não descair o nível. Embora muitas opções tenham sido testadas, o Catar vive muito do núcleo duro de titulares e no banco, salvo raras exceções, o nível é claramente inferior. O momento defensivo pode ser também uma das lacunas a ser exploradas pelos adversários. Os encaixes dos alas nos laterais e as perseguições dos centrais exteriores criam muito espaço nas costas que pode ser aproveitado com movimentos de rutura. A pouca capacidade física de ganhar duelos e a passividade sem bola – é uma equipa que deixa o adversário respirar com bola – são também limitações a ter em conta.

JOGADOR A OBSERVAR

Akram Afif – É, de longe, o jogador mais talentoso do Catar. Numa dupla de ataque poderosa com Almoez Ali – arrasta defesas e procura abrir espaço para o colega – tem liberdade para deambular pelo campo, essencialmente na meia esquerda, e tem condições técnicas notáveis. Muito forte em condução, com capacidade para driblar e desequilíbrio no último passe, as aspirações ofensivas do Catar estão dependentes do nível do avançado. Foi destaque na Copa Ásia e, aos 25 anos, tem a sua chance de brilhar no Mundial.

PREVISÃO DE POSIÇÃO NO GRUPO: QUARTO LUGAR

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Ramos eleito o Treinador do Ano da China

No seu primeiro ano no Henan FC, Daniel Ramos foi eleito o Treinador do Ano da China após levar o clube à final da Taça.

Feirense triunfa no terreno do Torreense com golo nos últimos instantes: eis os resultados do dia da Segunda Liga

O Feirense derrotou o Torreense por 3-2, em jogo da jornada 14 da Segunda Liga. Eis os resultados do dia da competição.

Cesto no último segundo dita vitória do Braga frente ao Benfica na Taça de Portugal

Esta sexta-feira, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, o Braga venceu o Benfica por 82-81, com um cesto no último segundo.

João Pedro Sousa antevê o Sporting x AVS SAD: «Admito que não é o adversário ideal»

João Pedro Sousa fez a antevisão do Sporting x AVS SAD, da Primeira Liga. O técnico admitiu que enfrentar os leões não é ideal, nesta altura.

PUB

Mais Artigos Populares

Golo de Gonçalo Guedes não evita nova derrota da Real Sociedad frente ao Girona

A Real Sociedad foi derrotada pelo Girona por 2-1, no jogo de abertura da 16.ª jornada da La Liga. Gonçalo Guedes foi o autor do único golo do clube de San Sebástian.

José Neto e Tiago Freitas recordam estreia pelo Benfica: «José Mourinho virou-se e disse ‘vai mostrar os esquemas táticos ao Freitas’»

José Neto e Tiago Freitas estrearam-se oficialmente pelo Benfica. Os dois jovens jogadores recordaram os momentos vividos pela equipa encarnada.

Lecce de Danilo Veiga e Tiago Gabriel bate Pisa na abertura da jornada 15 da Serie A

O Lecce derrotou o Pisa por 1-0, na jornada 15 da Serie A. Tiago Gabriel e Danilo Veiga foram titulares na equipa da casa.