Revista do Mundial 2022 | Grupo A

EQUADOR

O Equador regressa ao mais alto palco do futebol de seleções. E com todo o mérito, diga-se. Ficou em quarto lugar nas difíceis e competitivas eliminatórias sul-americanas onde foi uma das principais atrações. Além da intensidade do futebol praticado, o destaque equatoriano passa pela juventude da seleção.

Aposta agora até 50€ através deste link no jogo de abertura do Campeonato do Mundo sem risco!

Nos últimos anos a formação no Equador deu passos em frente impulsionada pelo Independiente del Valle. Em 2007 implementou um projeto de desenvolvimento da formação, através de uma academia que permite acolher estudantes que, enquanto continuam a formação académica, podem seguir o sonho de viver no mundo do futebol. As convocatórias das seleções jovens passaram cada vez mais a incorporar jogadores do clube que, embora sem qualquer título nacional, passou a ser a principal fábrica de talento. Os frutos foram colhidos mais recentemente, com a conquista da Copa Sudamericana em 2019 e 2022 bem como do campeonato nacional em 2021 e 2022. A nível de seleções, o terceiro lugar no Campeonato do Mundo sub-20 em 2019 exemplifica o progresso dado.

Gustavo Julio Alfaro tem sabido extrair o melhor rendimento dos meninos equatorianos, e as principais referências da seleção são, na sua maioria, ainda muito jovens. O Equador estrutura-se num 4-3-3 e faz da intensidade – com e sem bola – o seu modo de jogar. No momento ofensivo, os laterais assumem preponderância fulcral. Com os extremos de fora para dentro (ou mesmo só por dentro), os laterais projetam-se. Estupiñan à esquerda é o mais beneficiado, podendo usar toda a capacidade física para galgar metros no corredor. O médio mais recuado – habitualmente Gruezo – recua para entre os centrais permitindo uma saída mais limpa – Hincapié pela qualidade no passe é o destaque –, e o meio-campo (composto por Moisés Caicedo e Alan Franco ou Cifuentes) joga em alturas diferentes do terreno. A principal dúvida em relação à proposta ofensiva do Equador prende-se com a concretização das oportunidades em golo. Nenhum ponta de lança garante golos e o Equador tem pecado na finalização.

Defensivamente é possível definir toda a estratégia de Alfaro numa palavra: sufocar. Os extremos pressionam de fora para dentro procurando impedir as saídas exteriores e obrigar a um jogo interior altamente condicionado pela pressão dos médios. Se bem coordenada, a teia de pressão do Equador é a oitava maravilha do mundo. Mas basta uma falha para o dominó cair e a equipa sul-americana ficar exposta atrás. Por exemplo, se a bola entrar no lateral adversário, Estupiñan à esquerda e Castillo à direita deixarão um buraco enorme a ser explorado.

JOGADOR A OBSERVAR

Moisés Caicedo – O produto do Independiente del Valle é hoje a referência equatoriana e está em grande forma. Chegou a Inglaterra e, após um período de adaptação, pegou de estaca no Brighton quer com Potter, quer agora com De Zerbi. Na seleção é um canivete suíço-equatoriano. Procura receber nas costas da primeira linha de pressão, tem capacidade para transportar bola e queimar linhas em posse e um bom passe. Se jogar com Cifuentes tem maior liberdade para se projetar onde também tem chegada à área. No momento defensivo é também fundamental já que, incansável e com um pulmão a mais que o comum mortal, consegue entrar no ritmo de constantes vaivéns imposto pelo Equador. Se o Equador não cai cedo no Mundial, muita da culpa deverá passar por Moisés.

PREVISÃO DE POSIÇÃO NO GRUPO: SEGUNDO LUGAR

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Marko Grujic rescindiu com o FC Porto e assinou pelo AEK Atenas

Marko Grujic é reforço confirmado pelo AEK. O médio sérvio de 29 anos deixou o FC Porto a custo zero, depois de rescindir.

FC Porto renova o contrato de jovem promessa e inscreve médio

O FC Porto renovou o contrato de Anhá Candé, avançado que integra os planteis de juniores e da equipa B. Rodrigo Fernandes também foi inscrito pelos dragões.

Tolu Arokodare reforça alcateia de Vítor Pereira no Wolverhampton

O Wolverhampton apresentou Tolu Arokodare como novidade no plantel no último dia do mercado. Avançado chega proveniente da Bélgica.

Juventus contrata Edon Zhegrova e Lois Openda e transfere Nicolás González para o Atlético Madrid

A Juventus oficializou as contratações de Edon Zhegrova e de Lois Openda. Em sentido contrário, transferiu Nicolás González para o Atlético Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Crystal Palace oficializa mais 3 reforços no fecho do mercado

O Crystal Palace aproveitou os últimos dias do mercado para garantir gente nova. Yeremy Pino, Christantus Uche Jaydee Canvot reforçam eagles.

Reinaldo Teixeira fala da centralização dos direitos desportivos: «Estou convencido que o Benfica vai querer cumprir a lei»

Reinaldo Teixeira mostrou-se bastante positivo em relação à concretização da centralização dos direitos televisivos da Liga Portugal.

Nápoles oficializa chegadas de Rasmus Hojlund e Eljif Elmas

Rasmus Hojlund e Eljif Elmas são reforços do Nápoles. Dupla chega por empréstimo no último dia de mercado e regressa à Serie A proveniente do Manchester United e do RB Leipzig.