Um torneio de «1X2» | Diário do Mundial #7

Os dias sucedem-se e, depois de estar jogada metade da segunda jornada da fase de grupos do Mundial 2022, torna-se claro que estamos perante uma edição extremamente competitiva na qual, excluindo alguns casos, temos assistido a jogos equilibradíssimos, resultando daí grupos que só ficarão resolvidos na última jornada.

No primeiro jogo do dia, a Austrália bateu a Tunísia, recuperando assim de uma derrota frente à França na jornada anterior. Pouco tempo depois, uma das primeiras sensações da competição foi derrotada pela Polónia, ainda que seja claro que, em grande parte do jogo, tivemos a Arábia Saudita ofensivamente mais perigosa e a seleção polaca com uma postura bem mais cautelosa. Nos últimos jogos do dia, entraram em campo duas das equipas que são consideradas favoritas pela crítica, tendo a França sido a primeira a garantir a qualificação para a fase a eliminar, ainda que tenha passado por alguns momentos de preocupação com a assinatura da Dinamarca e, no caso da Argentina, num duelo “quentinho” frente ao México, acabou por vencer, ainda que tenha sido um jogo no qual imperou o equilíbrio.

 

O JOGO DO DIA

Após uma primeira imagem bastante positiva da detentora do título, era dia de defrontar a seleção dinamarquesa que, de forma surpreendente, não venceu a Tunísia na primeira jornada, tendo sido ainda mais impactante o facto de, em alguns momentos, ter sido inferior ao conjunto africano. Ainda assim, era um jogo que prometia pela qualidade dos executantes de ambas as equipas e, claro, pelo equilíbrio que se verificou nos últimos desafios entre as duas seleções, sendo importante recordar que os gauleses não batiam o seu adversário de hoje em jogos oficiais desde o Euro 2000.

A verdade é que, na primeira parte, a França foi sempre muito mais perigosa a nível ofensivo, sendo uma seleção muito dinâmica, imaginativa, revelando muita capacidade para criar de diversas formas jogadas de perigo, ainda que as mesmas não tenham sido bem sucedidas. Do outro lado, a Dinamarca esteve sempre muito distante da baliza de Hugo Lloris e, quando assim é, fica difícil conseguir algo para além do empate.

Na segunda-parte, com o empate ainda no placar, numa boa triangulação executada por Kylian Mbappé e Theo Hernández, a França acabou por conseguir a vantagem no marcador ainda que, pouco depois, na sequência de uma bola parada, Andreas Christensen tenha reposto a igualdade, estando criadas as condições para que os vinte minutos finais tivessem muita emoção. Nesse período de tempo, a campeã do mundo foi sendo mais perigosa, mas a semifinalista do último Europeu também chegou a assustar. Ainda assim, como quem tem Mbappé estará sempre mais próximo de vencer, a seleção gaulesa acabou por conseguir marcar numa boa resposta ao cruzamento venenoso de Antoine Griezmann, fechando assim o resultado e a qualificação para os oitavos.

 

A FIGURA DO DIA

Kylian Mbappé: 23 anos, campeão do Mundo em 2018, já tinha quatro golos marcados na última edição da competição e, com os que já faturou nas primeiras duas jornadas do Catar 2022, soma já sete, sendo também, neste momento e a par de Enner Valencia (Equador), o melhor marcador.

Para além das estatísticas que revelam sempre um pouco, mas não demonstram tudo, é a grande figura do dia, porque foi decisivo na vitória da França, sendo também fundamental na manobra ofensiva da sua seleção, soando os alarmes para as equipas adversárias no momento em que consegue receber e tem algum espaço para progredir com bola. Um perigo!

 

O FORA DE JOGO DO DIA

Voltamos a ter dificuldades para eleger alguém que tenha estado fora de jogo ao longo do dia, tal foi a qualidade de todos os que evoluíram em mais um dia de Mundial, inclusive as seleções que saíram derrotas que, não tendo somado pontos, contribuíram sobremaneira para a valorização do sucesso dos adversários.

 

A CURIOSIDADE DO DIA

Desde 2006 que o campeão mundial em título não conseguia o apuramento para a fase a eliminar de um Mundial, mas desta vez, a França não só o garantiu à segunda jornada, como foi a única, até então, a atingir esse estatuto.

Num Campeonato do Mundo tão competitivo, o feito da seleção francesa ganha ainda mais importância, pois, para além de ter quebrado essa tendência, conseguiu fazê-lo com categoria, evidenciado argumentos em campo para ser considerada, de facto, uma das potenciais vencedoras.

 

RESULTADOS

GRUPO C

Polónia 2-0 Arábia Saudita

Argentina 2-0 México

GRUPO D

Tunísia 0-1 Austrália

França 2-1 Dinamarca

 

Artigo com a opinião de Orlando Esteves, comentador BnR TV.
Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Lamine Yamal quer conquistar a Champions League e a Bola de Ouro: «Os meus dois sonhos»

Lamine Yamal concedeu uma entrevista à RTVE. Extremo espanhol quer conquistar a Champions League e a Bola de Ouro.

Midtjylland confirma ter havido «vários clubes grandes» a tentar ex-Benfica

Franculino Djú contou com vários clubes interessados neste mercado de verão. Bayern Munique foi um deles e está confirmado.

Lyon de Paulo Fonseca confirma contratação de Martín Satriano

O Lyon confirmou a contratação de Martin Satriano. O avançado uruguaio foi emprestado pelo Lens até ao final da época.

Lenda do Manchester United: «Bruno Fernandes não tem a disciplina necessária para ser médio-centro»

Paul Scholes falou sobre o novo papel de Bruno Fernandes no Manchester United. Ex-jogador aborda ainda contratações do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Raúl Albiol prossegue a carreira em Itália e assina pelo Pisa

Raúl Albiol é reforço confirmado pelo Pisa. O defesa-central espanhol de 39 anos está de volta a Itália, após ter terminado o vínculo ao Villarreal.

Fenerbahçe continua a tentar contratar médio do Braga

O Fenerbahçe continua interessado numa possível contratação de Rodrigo Zalazar. Há conversações com o Braga.

Padel: Irmãos Deus qualificam-se para a próxima ronda do Torneio de Madrid

Irmãos Deus estão qualificados para a segunda ronda do Torneio de Madrid do Circuito Internacional de Padel.