CAN 2017: Nervos à flor da pele

Cabeçalho Futebol Internacional

Nervos, tensão, incerteza e surpresa – estas quatro palavras descrevem perfeitamente as emoções vividas pelas seleções participantes ao longo dos jogos da 3.ª e derradeira jornada da fase de grupos do CAN 2017. Nas próximas linhas, falarei do que se pôde assistir nas diferentes partidas disputadas, com algumas das mesmas a terem um final de jogo dramático.

Começando pelo grupo A, o anfitrião Gabão não conseguiu garantir a passagem aos Quartos-de-final, o que se trata da grande surpresa do torneio. Nem mesmo com a presença de Pierre Aubameyang em campo durante os 90’, os gaboneses não conseguiram desatar o 0-0 e registaram o terceiro empate nos três realizados no grupo, desta vez frente aos Camarões. Com este resultado, a seleção de Vincent Aboubakar garantiu o 1.º lugar do grupo A com um total de 5 pontos amealhados, fruto de dois empates e uma vitória. Na outra partida, a Burquina Faso de Paulo Duarte conquistou a sua primeira vitória (0-2 frente à Guiné-Bissau) e em boa hora, uma vez que com este resultado conquistaram o 2.º lugar e o respetivo apuramento para a próxima fase da prova. Relativamente à classificação final, o Gabão e a Guiné-Bissau ficaram em 3.º e 4.º lugares, respetivamente, e dizem “adeus” à competição, com uma última palavra de apreço para com os guineenses, que na sua 1.ª participação de sempre num CAN dignificaram a sua bandeira e não se deram facilmente por vencidos, como era previsto inicialmente pelos entendidos do Futebol.

No grupo B, deu-se a confirmação de uma surpresa que já se estava a prever após o término da 2.ª jornada: a eliminação da favorita Argélia. Contra o Senegal, a seleção de Yacine Brahimi, Riyad Mahrez e Islam Slimani não foi além de um empate a dois golos, com o antigo avançado do Sporting C.P. a bisar no encontro. Apontada com uma das seleções candidatas à final do dia 5, os argelinos não conseguiram mostrar toda a sua qualidade técnico-tática nas três partidas realizadas, daí serem eliminadas numa fase prematura do torneio, com somente 2 pontos conquistados. O 1.º lugar ficou para o Senegal, com 7 pontos nas três partidas disputadas e a poder contar com Sadio Mané em excelente forma – 2 golos marcados, até ao momento. No jogo entre a Tunísia e o Zimbabué, a vitória sorriu aos tunisinos (2-4 no final da partida), que assim alcançaram o 2.º lugar do grupo B e a passagem à fase a eliminar. Como seria de adivinhar, o Zimbabué ficou no último lugar, embora tenha conquistado um bom resultado frente à Argélia (empate a 2-2), logo na ronda inaugural do grupo.

Euforia marroquina contrasta com o desalento costa-marfinense Fonte: CAN
Euforia marroquina contrasta com o desalento costa-marfinense
Fonte: CAN

O grupo C trouxe uma dupla surpresa: a eliminação da campeã em título Costa do Marfim e a conquista do 1.º lugar por parte da República Democrática do Congo. A seleção costa-marfinense entrou para a partida com Marrocos, com a certeza de que uma vitória bastaria para garantir a passagem à próxima fase. Tendo consciência desse facto, os jogadores da Costa do Marfim assumiram as despesas do jogo e tentaram desde o primeiro minuto do encontro marcar o golo que garantisse a qualificação para os Quartos-de-final, embora tenham sido surpreendidos pelo força do coletivo marroquino, que aos 60’ inaugurou o marcador, através de Rachid Alioui, resultado que não se alterou até final. A República Democrática do Congo bateu o Togo por 1-3 e, assim, terminou a fase de grupos no 1.º lugar do grupo C. Com a conjugação dos resultados da 3.ª jornada, Marrocos e Rep. Dem. do Congo passam à próxima fase do CAN, ao passo que Togo e Costa do Marfim ficam-se pela fase de grupos sem qualquer triunfo obtido.

Por último, o Egito garantiu o 1.º lugar do grupo D. Frente ao Gana que tinha vencido os dois jogos anteriores, um sensacional livre marcado por Mohamed Salah aos 11´ deu os 3 pontos aos egípcios e, consequentemente, a liderança do grupo. Apesar deste resultado negativo, os ganeses também passam à próxima fase do CAN. Quanto ao Mali e Uganda, as duas seleções despediram-se da prova com um empate a uma bola. Nota de destaque para Moussa Marega, atleta do Vitória do Guimarães, que fez o seu terceiro jogo a titular pelo Mali no torneio.

Em jeito de finalização, o Gabão, a Argélia e a Costa do Marfim são as grandes deceções da edição deste ano do CAN, uma vez que não conseguiram demonstrar em campo nas três partidas disputadas todo o favoritismo que possuíam antes do início do torneio. Daqui para a frente, as oito seleções que garantiram o passaporte rumo aos Quartos-de-Final – Camarões, Burquina Faso, Senegal, Tunísia, República Democrática do Congo, Marrocos, Egito e Gana, irão de tudo fazer para alcançar a final do próximo dia 5 e levantar o troféu que lhe possibilitará ser apelidada da “Seleção Mais Forte de África” e participar na Taça das Confederações. Que comecem, então, os Quartos!

Foto de capa: CAN

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.