Colômbia 0–0 Chile (4-5 g.p.): Na linha de 11 metros reina o Chile

A Arena Corinthians foi nesta madrugada palco do terceiro jogo dos quartos-de-final da Copa América 2019 e colocou frente a frente Colombia e Chile, um dos jogos mais esperados desta fase dado o elevado equilíbrio entre as duas seleções.

Os comandados de Carlos Queiroz, à semelhança do que nos têm habituado nos outros jogos da competição, entraram fortes na partida, colocaram o Chile sob pressão e forçaram os primeiros minutos de jogo a serem disputados no meio campo ofensivo. Se os primeiros instantes apresentavam a Colômbia como dominante, exigia-se ao Chile que superasse as dificuldades iniciais e que se libertasse do sufoco colombiano.

Assim foi, os chilenos lançaram-se para o ataque e primeiro foi Aránguiz a passe de Fuenzalida que obrigou Ospina a uma enorme defesa e depois houve mesmo golo. Numa distração monumental de Dávinson Sánchez, Aránguiz de forma inteligente aproveitou e bateu o guarda-redes colombiano, mas o lance mereceu a atenção do VAR e acabou mesmo por ser anulado por fora de jogo.

Após o bom começo colombiano, gradualmente o Chile ia tomando conta da partida o que se deveu sobretudo ao domínio no setor intermediário por parte do Chile com o comandante Arturo Vidal a inviabilizar por completo a capacidade construtiva de James Rodriguez.

A Colômbia não conseguia criar perigo e por isso foi o Chile que dispôs de mais duas oportunidades até ao intervalo, mas nem Maripán nem Vidal conseguiram inaugurar o marcador.

Prevalecia, portanto, a igualdade na partida com um estilo de jogo atrativo que fazia prever uma bela segunda parte de futebol.

Néstor Pitana pede cabeça a Yerri Mina
Fonte: CONMEBOL

À Colômbia pedia-se muito mais e o segundo tempo começou logo com uma grande oportunidade de perigo por intermédio de James Rodriguez na cobrança de um livre lateral direto que passou a arrasar o poste esquerdo da baliza de Arias.

As seleções estavam anuladas uma na outra e só um pormenor individual ou um erro clamoroso vislumbrava a vitória de alguma. O jogo somava minutos e à medida que se aproximava o fim do tempo regulamentar, Colômbia e Chile estavam já de olhos postos no prolongamento e por isso arriscavam menos.

Com uma seleção do Chile visivelmente mais desgastada, Queiroz promoveu a entrada de Cardona numa tentativa clara de dar mais criatividade e objetividade na ação ofensiva da Colômbia, mas acabaram por ser os chilenos a surpreender na reta final.

Num raro ataque chileno nesta fase do encontro, Vidal aproveitou uma bola perdida dentro da grande área e sem hesitar disparou um míssel para o fundo das redes, mas a tecnologia voltou a entrar em ação e o juíz da partida Pitana anulou novamente os festejos chilenos, desta feita por mão na bola.

Este foi precisamente o último motivo de destaque do tempo regulamentar e até final da partida com mais coração do que cabeça, as duas seleções protegeram-se e forçaram o desempate por grandes penalidades.

Na marca dos 11 metros, o Chile voltou a mostrar que provavelmente as grandes penalidades não são uma simples lotaria e com recurso à fórmula que valeu o triunfo das duas últimas edições da Copa América, bateram a Colômbia e qualificaram-se para as meias-finais.

Conversão das grandes penalidades, primeiro a Colômbia e depois o Chile:

James Rodriguez marcou; Vidal marcou; Cardona marcou; Vargas marcou; Cuadrado marcou; Pulgar marcou; Yerri Mina marcou; Aranguiz marcou; William Tesillo falhou e Alexis Sánchez marcou o golo da vitória.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Colômbia: David Ospina ; Medina; Yerri Mina; Sánchez; Tesillo; Barrios; James Rodriguez; Uribe (67´Cardona); Cuadrado; Falcao (77´Zapata); Roger Martínez (81´Luis Diaz).

Chile: Gabriel Arias; Isla; Maripán ; Gary Medel ; Beausejor ; Arturo Vidal; Pulgar; Aránguiz; Fuenzalida (75´Pavez); Vargas; Alexis Sánchez.

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Victor Froholdt e Morten Hjulmand nos convocados da Dinamarca

O Selecionador da Dinamarca divulgou a convocatória para os jogos frente à Escócia e Grécia, referentes à Qualificação para o Mundial 2026.

Ex-FC Porto já tem exames médicos agendados com o Besiktas

O Besiktas está muito perto de garantir a contratação de Tiago Djaló. O defesa português representou o FC Porto na última temporada.

Carlo Ancelotti divulga convocados da Seleção Brasileira sem Vinícius Júnior e Rodrygo

Carlo Ancelotti divulgou os convocados da Seleção Brasileira para os encontros diante do Chile e Bolívia, com duas ausências de peso.

Nápoles perto de fechar Rasmus Hojlund ao Manchester United: Eis os detalhes

O Nápoles está perto de contratar Rasmus Hojlund ao Manchester United. Possível pacote de 45 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto oferece 17 milhões por extremo brasileiro

O FC Porto quer contratar Rayan Rocha ao Vasco da Gama. Dragões avançam com proposta de 17 milhões de euros pelo jovem.

Sporting tenta garantir Fotis Ioannidis antes de confirmar saída de Conrad Harder para o AC Milan

O Sporting quer fechar a contratação de Fotis Ioannidis, antes de autorizar Conrad Harder a juntar-se ao AC Milan.

Victor Lindelof já deixou Manchester United de Ruben Amorim e pode rumar à Serie A

A Fiorentina está a tentar a contratação de Victor Lindelof. Defesa-central livre no mercado desde que saiu do Manchester United.