📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Copa América Centenário: O que esperar?

- Advertisement -

Brasil

O Brasil é, talvez, a seleção que mais altas expectativas cria antes de se iniciar qualquer prova em que participe. A seleção sofre o maior momento de instabilidade dos últimos anos. Desde as goleadas sofridas no Mundial 2014, à fraca participação na Copa América de 2015, as escolhas do treinador Dunga têm sido altamente contestadas e o futebol da Canarinha se apresenta sem identidade.

Analisando as CA desde a virada do Milénio, o Brasil chegou sempre nos quartos-de-final mas, só por duas vezes conseguiu superá-los tendo se tornado campeão. O Brasil tem de ser ponderado como candidato ao título, mas a conjuntura atual e sabendo que o melhor jogador – Neymar – foi dispensado da competição, creio lhe retirar algum favoritismo.

Será que Dunga consegue levar a selecção brasileira ao sucesso? Fonte: CBF
Será que Dunga consegue levar a selecção brasileira ao sucesso?
Fonte: CBF

Dos 11 jogadores mais utilizados durante o apuramento para a Russia 2018, Dunga chamou 8 deles para a CA e promoveu outras alterações com jovens que jogarão pela a equipa Olímpica. Dos mais utilizados ficam de fora: Neymar (Barcelona); Ricardo Oliveira (Santos); David Luiz (PSG); e o incógnito não utilizado Thiago Silva (PSG). Os 8 que darão corpo ao onze titular são estes: Alisson (Roma); os defesas Miranda (Inter), Dani Alves (Barcelona) – embora em risco de não ir – e Filipe Luís (Atl. Madrid); os médios Luiz Gustavo (Wolfsburgo), Renato Augusto (Beijing) e Willian (Chelsea); e o atacante Douglas Costa (Bayern); A estes creio que se juntarão Marquinhos (PSG), Lucas Lima (Santos) e Hulk (Zenit) ou Jonas (Benfica).

As armas do Brasil são a sua presença no Grupo B, que aparenta ser bastante acessível para passar em 1º lugar, assimilar um padrão de jogo e aumentar os níveis de confiança da equipa. O calendário também joga a favor, pois em caso de apuramento defrontará os classificados do Grupo A, que, a meu ver, são mais fáceis que os representantes dos Grupos C e D.

As fragilidades são as debilidades e fragilidades defensivas da equipa que, no entanto, creio que os primeiros adversários – Equador, Peru e Haiti – ajudarão a mascarar. Dentro do esperado, será normal enfrentar reais dificuldades nas meias-finais. Particularmente acho que se o Dunga não jogar com meio campo criativo, que saiba ter a bola, enfrentará problemas desnecessários. Na prática, deve jogar com Lucas Lima, Philippe Coutinho e Renato Augusto. Porém, certo que vai começar a CA com o ‘escudeiro’ Luiz Gustavo, R. Augusto e talvez Casemiro ou Elias!

O Brasil conta com 15 jogadores “Europeus” dos 23 convocados, com 6 campeões Nacionais e 3 finalistas Europeus. Vem, dos últimos jogos oficiais, com 6 vitórias 2 empates e 2 derrotas. Os 11 jogadores mais utilizados já jogaram 31.184 minutos: uma média de 2.835 por jogador.

As Figuras: Dani Alves / Willian / Douglas Costa / Hulk

As Promessas: Alisson (23) / Marquinhos (21) / Gabriel Barbosa (19)

Prognóstico Final: 2º ao 4º Lugar

Paulo Sousa
Paulo Sousahttp://www.bolanarede.pt
Um português residente no Brasil. Vive com intensidade e aprendeu a não ter medo de escolher. Ama e trabalha com o Futebol, que colide com alguns dos seus valores morais. Futebolísticamente interessa-se por assuntos polémicos e desmistificar ideias não sustentadas em fatos. Inconformado, contagia-se pelos porquês que o levam a amadurecer.                                                                                                                                                 O Paulo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges revela grande novidade na convocatória para o Sporting x AVS SAD

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a formação do Sporting: «Olho para a equipa B e vejo uma equipa muito focada, rigorosa, miúdos que mesmo quando estão...

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a possível renovação de contrato: «Não é algo que me passe pelo pensamento para já»

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a lesão de Pedro Gonçalves: «Não posso dizer quanto tempo estará de fora, porque não pertenço ao departamento médico»

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o próximo treinador do Paços de Ferreira

Nuno Braga vai ser o próximo treinador do Paços de Ferreira. Filipe Cândido deixou o comando técnico do clube.

Sub-17: O Mundial que ganhámos e as carreiras que podemos perder

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Atenção: Benfica é um dos interessados em internacional croata

O Benfica mostra interesse em Toni Fruk, extremo esquerdo de 24 anos. Arsenal, Atlético Madrid e Crystal Palace também de olho.