Copa América Centenário: O que esperar?

- Advertisement -

Equador

                O Equador tem sido a seleção sensação da América do Sul nesta época de 2015/16. Lidera junto com o Uruguai a fase de apuramento para o Mundial da Russia de 2018. As vitórias, em Outubro e Novembro de 2015, frente à Argentina fora (0-2) e ao Uruguai em casa (2-1) deram alento as aspirações de se qualificarem para o Mundial de 2018. Graças a estes desempenhos o Equador ocupa o sensacional 12º posto no Ranking da FIFA.

O Equador, desde a virada do Milénio – em 5 edições de CA – nunca conseguiu  apurar-se para os quartos-de-final da competição. Contudo, o treinador boliviano Gustavo Quinteros tem, talvez, aquela que poderá ser considerada a melhor geração de jogadores da história do Equador. Este é um homem já com uma imagem construída no país, que antes de assumir a seleção conquistou um campeonato equatoriano com o Emelec.

Conseguirá a equipa do Equador surpreender?  Fonte: FEF
Conseguirá a equipa do Equador surpreender?
Fonte: FEF

Assim, Gustavo Quinteros, dos 11 jogadores mais utilizados no apuramento para o Mundial até ao momento, convocou 9 deles, ficando de fora o Pedro Quiñónez (Emelec) e uma figura da equipa – o nosso bem conhecido – Felipe Caicedo (Espanhol) que é o melhor marcador atual. Do onze base estão convocados 9 jogadores: Alexander Dominguez (LDU Quito); Frickson Erazo (Atl. Mineiro); Juan Paredes (Watford); Gabirel Achilier (Emelec); Christian Noboa (Rostov); Antonio Valencia (Man. Utd); Jefferson Montero (Swansea); Walter Ayoví (Monterrey); Miller Bolaños (Grémio). Para o onze titular contam com o ‘Neymar EquatorianoFídel Martinez (Pumas) e Enner Valencia (West Ham). Sem dúvida que não é uma equipa para subestimar, não!

Estarão presentes apenas 6 jogadores “Europeus”, mas a base será composta por jogadores que acumulam já bastante experiência tendo em conta que a média de idades ronda os 28 anos.

As armas do Equador poderão ser: o efeito surpresa ou a capacidade de se superar perante uma possível subestimação do adversário, embora acredite que todos os participantes tenham consciência das suas qualidades futebolísticas; o futebol intenso e imprevisível que poderá favorecer as suas possibilidades de se apurarem pela primeira vez para as quartas, aliando o fato de terem um quase desconhecido Haiti e um Peru muito desfalcado no Grupo B; e a defesa parece ser bastante experiente!

As fragilidades são a ausência de uma das figuras atacantes da equipa que faz a diferença na capacidade de finalização e na valência física no ataque (Felipe Caicedo). Ainda, na enventualidade de perderem o 1º jogo com o Brasil e o Peru vencer o Haiti, a forma como irão abordar mentalmente e emocionalmente o 2º jogo com o adversário direto Peru poderá ser um entrave.

A equipa não chegará muito cansada à competição, pois não acumula muitos minutos ao mais alto nível. Na soma do onze base os jogadores levam no total 18.188 minutos e uma média de 1.653 por jogador/época. Valores bem abaixo das outras equipas candidatas: pode ser uma moeda de duas faces!

Certo que o Equador ainda não venceu no ano de 2016 (2 derrotas e 1 empate) tendo até perdido no último minuto por 1-0 num amigável com os EUA (possível adversário caso se classifique para as quartas-de-final). Resultados que não devem retrair as expectativas do Equador, já que levam 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas nos últimos 10 jogos. Sigo animado para ver como se sairá nesta prova emblemática, sobretudo no 1º jogo com um adversário peso como o Brasil, até porque já venceram recentemente a Argentina e o Uruguai (dois crónicos candidatos ao título da CA).

As Figuras: Jefferson Montero / Fidel Martinez / Walter Ayovi / Enner Valencia

As Promessas: Juan Cazeres (24)

Prognóstico Final: 3º a 4º Lugar ou Quartas-de-final

Paulo Sousa
Paulo Sousahttp://www.bolanarede.pt
Um português residente no Brasil. Vive com intensidade e aprendeu a não ter medo de escolher. Ama e trabalha com o Futebol, que colide com alguns dos seus valores morais. Futebolísticamente interessa-se por assuntos polémicos e desmistificar ideias não sustentadas em fatos. Inconformado, contagia-se pelos porquês que o levam a amadurecer.                                                                                                                                                 O Paulo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.