Copa América Centenário: O que esperar?

- Advertisement -

Relativamente ao Peru merece o meu destaque neste artigo por três motivos.

O primeiro, por que desde a CA de 2001 que têm chegado sempre aos quartos-de-final. São já cinco edições a surpreender. Nas últimas duas chegaram ao 3º lugar. Feitos incríveis quando comparamos o Peru com as maiores valências futebolísticas da América.

Em segundo, a diferença de resultados entre o desempenho desta seleção em fases de apuramento para Mundiais e as fases finais da Copa América. Dá a ideia de que o Peru é uma equipa que nasceu com mentalidade competitiva que se transcende apenas em competições de curta duração.

Uma selecção peruana renovada Fonte: Federación Peruana de Fútbol
Uma selecção peruana renovada
Fonte: Federación Peruana de Fútbol

Por último, contradizendo todas as aspirações manifestadas pelo Peru nas Copas Américas anteriores, a ausência de muitos jogadores influentes da equipa – no que têm sido os jogos de qualificação para o Mundial de 2018. O selecionador Argentino Ricardo Garega irá dar preferência aos jogadores jovens e menos conhecidos para dispustar esta competição, assumidamente, não prioritária para o Peru. Assim, praticamente uma equipa de pesos pesados de fora:  Claudio Pizarro (Werder Bremen); Juan Vargas (Bétis); Jefferson Farfán (Al Jazira); Carlos Zambrano (Eintracht); Carlos Ascues (Wolfsburgo); Luis Advíncula (Newell’s); André Carrillo (Benfica); Yordy Reina (Red Bull Salzburgo); Josepmir Ballón  e Carlos Lobatón (ambos do Sp. Cristal).

Apenas 5 jogadores dos 11 mais utilizados no apuramento para o Mundial estarão presentes nesta Copa América Centenário: o Guarda-Redes Pedro Gallese (Juan Aurich); Yoshimar Totún (Malmo); a jovem promessa Renato Tapia (Feyenoord); e as estrelas deste elenco Christian Cueva (Toluca) e Paolo Guerrero (Flamengo). Será sem dúvida uma prova de análise individual para o selecionador, que contará com as jovens promessas Beto da Silva (18, PSV), Andy Polo (21, Universitario), Cristian Benavente (22, Charleroi) e o, já referido, Renato Tapia (20, Feyenoord).

O Peru será uma caixinha de surpresas a todos os níveis!

Paulo Sousa
Paulo Sousahttp://www.bolanarede.pt
Um português residente no Brasil. Vive com intensidade e aprendeu a não ter medo de escolher. Ama e trabalha com o Futebol, que colide com alguns dos seus valores morais. Futebolísticamente interessa-se por assuntos polémicos e desmistificar ideias não sustentadas em fatos. Inconformado, contagia-se pelos porquês que o levam a amadurecer.                                                                                                                                                 O Paulo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Benfica bisa e coloca a Argélia no Mundial 2026

A Argélia venceu por 3-0, num jogo em que o antigo alvo do Benfica Mohamed Amoura marcou dois golos e garantiu a qualificação para o Mundial.

Olheiro BnR | Jim Thwaites

Jim Alec Joseph Thwaites é uma das maiores promessas do futebol inglês e da formação do Manchester United.

FC Porto e Sporting multados pelo comportamento dos adeptos na última jornada

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou multas para o Sporting e FC Porto, relativas aos jogos da oitava jornada. 

Ficar em Portimão ou voltar ao Estoril? | Fórmula 1

Com a possibilidade da Fórmula 1 regressar a Portugal em 2027, anunciada pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro em agosto de 2025

PUB

Mais Artigos Populares

Caso Lamine Yamal | O conflito entre o Barcelona e a Federação Espanhola

Lamine Yamal costuma ser notícia por vários motivos, desde a sua vida pessoal, à sua vida amorosa, a atitudes que muitos consideram pouco humildes

Cristiano Ronaldo deixa mensagem antes do Portugal x Irlanda: «Focados na nossa missão»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem nas redes sociais. O avançado português falou antes do encontro da equipa das quinas frente à Irlanda.

Luís Freire e João Carvalho confiantes para o jogo de Portugal Sub-21 com a Bulgária: «Temos um grupo unido, alegre e confiante, com qualidade...

O treinador e o guarda-redes da seleção Sub-21 de Portugal mostraram otimismo sobre o jogo de qualificação contra a Bulgária.