📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Girabola: Um olhar sobre o 1º terço da prova

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Terminado o primeiro terço do campeonato, a conclusão que se poderá retirar das onze jornadas já realizadas é a manutenção da tendência dos 4 clubes favoritos à conquista do troféu de campeão angolano estarem desde o início nos lugares cimeiros da classificação, embora este ano haja uma equipa que parece estar com intenções de se intrometer nessa acesa luta – 1.º de Agosto, Petro de Luanda, Kabuscorp e Recreativo do Libolo já se encontram nos primeiros postos da tabela, juntamente com a equipa-surpresa da prova até ao momento: o Sagrada Esperança.

Ora, a equipa do Dundo já conta com 25 pontos conquistados – fruto de 8 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, e é um dos líderes do Girabola, juntamente com o Kabuscorp e Petro de Luanda, ambos com o mesmo número de pontos. Apontados a um lugar no meio da tabela, o conjunto treinado pelo turco Ekrem Asma tem vindo a ter prestações bastante positivas, prova disso mesmo foi a vitória sobre o campeão 1.º de Agosto por 1-0 em casa na 7.ª jornada. Sendo um dos melhores ataques da competição, com 19 golos marcados, o Sagrada Esperança bateu esta jornada fora o 1.º de Maio de Benguela por 2-4, repetindo o mesmo resultado aquando da sua visita à casa do Académica do Lobito. Se conseguirem manter esta performance durante o segundo terço da prova, poderão estar confiantes em terminar numa posição honrosa e inédita na sua história.

O jogo grande da 11.ª jornada opôs frente a frente o Rec. Libolo frente ao 1.º de Agosto. No Calulo, as duas últimas equipas disputaram uma frenética partida e de vencedor incerto. O jogo terminou com um 2-2, mas os Libolenses ficaram com queixas da equipa de arbitragem, pois, nos últimos minutos do encontro, o árbitro principal não assinalou uma grande penalidade a seu favor. Com este resultado, o Libolo está no 5º lugar com 17 pontos totalizados e 3 jogos em atraso, ao passo que o 1.º de Agosto, que ocupava o 1º posto da classificação até à recente jornada, foi ultrapassado pelas equipas do Sagrada Esperança, Kabuscorp e Petro de Luanda.

Os outros dois favoritos a conquistar o título de campeão, Kabuscorp e Petro de Luanda, venceram ambos tangencialmente os seus respetivos jogos este fim-de-semana. Em mais um derby da capital angolana, a equipa do bairro do Palanca voltou a vencer após três empates seguidos nas jornadas anteriores, e bateu o ASA por 1-2, com congolês Jacques a fazer o primeiro golo dos visitantes e o seu sétimo golo na edição de 2017 do Girabola, assumindo para já a liderança do marcadores.

Jacques (ao centro) tem estado em destaque ao serviço do Kabuscorp Fonte: Angop
Jacques (ao centro) tem estado em destaque ao serviço do Kabuscorp
Fonte: Angop

 

O Petro de Luanda, apesar do forte domínio exercido sobre o adversário no jogo todo, venceu apenas por 1-0 o Desportivo da Huíla, num jogo em que o treinador brasileiro Beto Bianchi, que desempenha também a função de Selecionador dos Palancas Negras, ainda não pôde contar com o seu goleador Tiago Azulão, avançado brasileiro de 29 anos com 6 golos apontados, que se encontra lesionado. Os dois rivais nesta altura têm os mesmos pontos amealhados (25), contudo já se encontraram esta época: na 6.ª jornada, o Kabuscorp foi mais forte e bateu o Petro por 2-1.

Na última parte da tabela, encontram-se as equipas JGM do Huambo e Santa Rita de Cássia, com 7 pontos conquistados. Relativamente à equipa do Santa Rita, perdeu em casa esta jornada por 1-2 frente ao Bravos do Maquis. Este resultado acabou por conduzir ao abandono do português Sérgio Traguil do comando técnico, após uma série de 8 jogos consecutivos sem vencer e algumas desavenças com a administração do clube. O clube estreante no Girabola ainda vai a tempo de sair dos últimos lugares, caso consiga inverter o atual cenário negativo de jogos sem conhecer o sabor da vitória.

As 19 jornadas que faltam jogar, a julgar pelo 1.º terço do campeonato, certamente serão bastante equilibradas e incertas em relação aos vencedores de cada jogo. Um forte motivo para continuar a acompanhar o Girabola, de forma frenética e apaixonada!

 Foto de capa: opais.co.au

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Olheiro BnR | Sidny Cabral

Quanto a Sidny Lopes Cabral, é um jogador que pode jogar tanto defesa, ala e médio tanto pelo lado esquerdo como pelo lado direito.

Samy Merheg fala como reforço do Braga: «Um dos maiores clubes deste continente»

Samy Merheg foi apresentado como reforço do Braga. O jovem avançado de 19 anos falou da satisfação por ter assinado pelo clube minhoto.

Já é conhecido o número da camisola de Sidny Lopes Cabral no Benfica

Sidny Lopes Cabral já tem número na camisola no Benfica. O lateral internacional por Cabo Verde vai usar a camisola número 15 dos encarnados.

FC Porto entre os clubes interessados no jovem Raykkonen

O FC Porto está entre as equipas que estão interessadas na contratação de Raykkonen. O jovem avançado brasileiro de 17 anos está ao serviço do Internacional de Porto Alegre.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Nassr travado pela primeira vez no campeonato apesar dos golos de João Félix e Cristiano Ronaldo

O Al Nassr empatou a dois golos frente ao Al Ettifaq, na jornada 12 da Liga da Arábia Saudita. Foi o primeiro jogo que a equipa de Jorge Jesus não venceu no campeonato nesta temporada.

Futebol em 2025 de A a Z

Ano de Futebol em cheio, marcado a nível nacional pela vitória na Liga das Nações, que nos leva a tentar reviver os seus melhores momentos

Do renascimento no Boxing Day à conquista do treble: O Mancheser United 1998/99

Em retrospetiva, o United de 1998/99 não era uma equipa muito tática em comparação com algumas atuais, mas era emocionalmente fortíssima