Portugal 4-0 Nigéria: Começar e fechar com chave de ouro

A CRÓNICA: GOLEADA MERECIDA PERANTE EQUIPA INFERIOR

A uma semana da estreia no Mundial com o Gana, Portugal venceu a Nigéria por 4-0, graças a um bis de Bruno Fernandes e a dois golos tardios. Uma exibição competente, mas que nem sempre deslumbrou, havendo ainda espaço para melhorar.

Uma equipa que pretenda ganhar o Mundial não se pode dar ao privilégio de ceder o controlo do jogo ao adversário. Portugal teve isto em mente e, salvo raros rasgos de velocidade dos nigerianos, controlou a posse de bola.

Portugal entrou confortável em campo. O estreante António Silva teve uma exibição segura, assim como toda a defesa na primeira parte. Os virtuosos Bruno, Bernardo e Félix justificaram esta conotação com movimentações entrelinhas e com a procura (e descoberta) de espaços para explorar.

João Félix Pepe
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Assim, o primeiro golo surgiu com naturalidade, aos 9 minutos. Félix desmarcou Dalot na área, que teve tempo para tudo, até dar a bola ao seu colega no Man. United, Bruno Fernandes, para este encostar.

O jogo corria bem aos lusos, mas o 1-0 é um resultado perigoso e a Nigéria queria provar isso mesmo. Quando tinham espaço, os jogadores de José Peseiro causavam calafrios na defesa adversária, mas dessa pressão só resultou um remate enquadrado inofensivo.

A insistência de Portugal trouxe novo golo de Bruno Fernandes, de penálti, daquele que era o jogador mais activo do ataque português.

A segunda parte teve uma quebra de ritmo, sendo a Nigéria a primeira a dar um ar da sua graça nesta etapa, após um contra-ataque vertiginoso de Chukwueze, que se isolou perante Patrício, mas permitiu a defesa do guardião.

Perto do fim, Portugal quis crescer de novo, mas Dalot cometeu penálti. Na conversão, Dennis permitiu uma grande defesa de Patrício – que nunca saiu de campo – e, logo a seguir, Portugal fez dois golos de rajada.

Gonçalo Ramos marcou primeiro (assistido por Guerreiro), seguido de João Mário (assistido por Ramos). Ambos os tentos surgiram após duas óptimas jogadas colectivas. A Nigéria ainda insistiu, talvez até merecesse ter marcado, mas o resultado estava fechado e espelhava bem a exibição satisfatória da turma de Fernando Santos.

A FIGURA

Bruno Fernandes Sempre irrequieto em campo, contribui para a construção de jogo desde trás e para a criação de perigo no ataque. Forte no passe, assim como na desmarcação, os golos que marcou foram merecidos. Certamente será titular no Mundial.

O FORA DE JOGO

Osayi-Samuel – O lateral direito teve muitos problemas em suster a onda de ataques de Portugal pelo seu corredor. Para além disso, cometeu o penálti que encaminhou Portugal para a vitória.

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

Com um jogo pensado e ponderado, Portugal alinhava em 4-2-2-2, mas os “mágicos” Félix, Bruno e Bernardo movimentavam-se constantemente, baralhando a defesa da Nigéria. André Silva estava mais fixo na frente e Otávio fazia a ligação entre a defesa e o ataque.

A bola passava sempre pelos centrais, onde ocasionalmente estava William. Como Portugal sobrelotava o corredor central do terreno, a largura era providenciada pelos laterais, que avançavam muito no terreno.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Rui Patrício (8)

Diogo Dalot (7)

Rúben Dias (7)

António Silva (7)

Nunon Mendes (6)

William Carvalho (6)

Otávio (6)

Bruno Fernandes (8)

João Félix (6)

Bernardo Silva (6)

André Silva (6)

SUBS UTILIZADOS

Raphael Guerreiro (7)

João Mário (7)

Pepe (6)

Vitinha (6)

Gonçalo Ramos (7)

Ricardo Horta (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – NIGÉRIA

A equipa africana defendia em 4-5-1, com Moffi na frente e Moses e Lookman a defenderem nas alas.

No ataque, a equipa actuava em 4-3-3, procurava subir os seus laterais, mas só com ataques rápidos é que assustou verdadeiramente Portugal.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Francis Uzoho (4)

Ozayl-Samuel (4

Akpoguma (4)

Ekong (5)

Bassey (4)

Ndidi (5)

Joe Aribo (4)

Alex Iwobi (4)

Ademola Lookman (5)

Moses Simon (6)

Moffi (5)

SUBS UTILIZADOS

Chukwueze (6)

Onyeka (5)

Paul Onuachu ()

Etebo (5)

Emmanuel Dennis (4)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Portugal

O Bola na Rede foi impedido de fazer perguntas ao seleccionador de Portugal, Fernando Santos.

 

Nigéria

BnR: A Nigéria teve hipótese de fazer o 2-1 aos 81 minutos, mas Dennis falhou penálti e depois Portugal marca dois golos. Por isso, acha que o resultado da noite é injusto e sai daqui com a impressão de que a sua equipa poderia ter feito mais?

José Peseiro:

A vitória de Portugal é justa, Portugal foi melhor do que a Nigéria, agora 4-0 é demasiado, se fazemos o penálti, ficava 2-1 e poderíamos não perder.

4-0 é demais, mas jogámos contra uma grande selecção. Na primeira parte, sobretudo nos primeiros 20 minutos, a dinâmica do ataque, as trocas de posições do Bruno, do Bernardo, do João Félix… seja qual for o onze, Portugal vai sempre apresentar um grande onze e hoje teve uma grande dinâmica. Nós tivemos dificuldade, no início da primeira parte, em pressionar, em encaminhar o adversário para zonas de pressão, não parámos o jogo interior de Portugal, que foi de grande qualidade e sofremos dois golos.

Depois ficou mais equilibrado, o jogo, conseguimos sair mais vezes em transição, ter bola no último terço. A segunda parte foi melhor, encontrámos melhor os nossos momentos de pressão, o nosso posicionamento, pressionámos mais alto e ganhámos mais bolas, tanto que Portugal acaba por fazer os golos em transição ofensiva e não em organização ofensiva como fez na primeira parte. Isso traduz bem o jogo, na segunda parte conseguimos colocar o jogo noutro patamar, noutra dimensão em que tivemos mais bola e, como disse, fica marcado o jogo por não conseguirmos fazer o 2-1 e depois ficar 4-0.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Telstar termina em 7.º lugar mas sobe à Eredivisie

O Telstar venceu este domingo o Willem II por 3-1 na final do playoff e subiu à Eredivisie, principal escalão dos Países Baixos.

Amora bate Fátima e garante subida à Liga 3

O Amora garantiu a subida de divisão à Liga 3. Os amorenses bateram o Fátima e subiram juntamente com o Lusitano Évora.

Leões Porto Salvo batem Sporting no primeiro jogo das meias-finais da Primeira Liga de Futsal

O Sporting perdeu o primeiro jogo das meias-finais da Primeira Liga de Futsal frente aos Leões de Porto Salvo. A partida ficou resolvida no prolongamento.

Besiktas goleia Bodrumspor de José Moraia por 4-0 na despedida da Liga Turca com Gedson e João Mário em destaque

O Besiktas goleou o Bodrumspor por 4-0, na última jornada da Liga Turca. Gedson Fernandes e João Mário marcaram no encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Nome de Angeliño ganha força para rumar à Arábia Saudita

Angeliño pode estar de malas feitas para a Arábia Saudita. O lateral-esquerdo espanhol é pretendido pelo Al Hilal.

Rui Faria perto de voltar a ser adjunto de José Mourinho após 7 anos

José Mourinho vai fazer mudanças nas equipa técnica e deve voltar a reunir-se com Rui Faria. Os dois técnicos devem fazer equipa em 2025/26.

Fenerbahçe de José Mourinho será adversário do Benfica no Eusébio Cup

O Benfica vai defrontar o Fenerbahçe de José Mourinho na edição de 2025 do Eusébio Cup. O jogo está marcado para o último fim de semana de julho.