Jorge Mendes e a arte Martial

internacional cabeçalho

Era dia 31, e estava tudo a fazer figas para não perder a pérola do seu clube e ficar, finalmente, descansado. Foi um dia movimentado, como costuma ser, mas sem nada de anormal a apontar, até que… Do nada, Martial abandona o estágio da selecção francesa para ir a Inglaterra assinar pelo Manchester United. Até aqui tudo bem. Sabia-se que Van Gaal queria mais um atacante, Martial não era a opção mais expectável, mas mesmo assim nada de anormal. Tudo enlouqueceu quando os números surgiram: 50 milhões de euros pelo jovem francês de 19 anos. Mais! Esta transferência pode ascender aos 80 milhões caso o jovem Martial marque 25 golos em todas as competições, alcance as 25 internacionalizações e, a mais difícil de todas, se ganhar a Bola de Ouro. Cada um deste bónus vale 10 milhões ao Mónaco e têm de ser alcançados até ao final do contrato.

A transferência confirmou-se. Os valores loucos surpreenderam um mundo que começa a ficar cada vez menos surpreso com estes números astronómicos a tornarem-se cada vez mais habituais. As declarações de Van Gaal demoraram mais do que se esperava, mas chegaram. O técnico dos red devils apelidou os valores de “ridículos”. Apesar disso, Van Gaal não deixou de classificar Martial como uma aposta para o futuro, um investimento a longo prazo que o próprio arrumou como sendo uma “prenda” para Ryan Giggs, o adjunto que o holandês considera ser o seu sucessor natural.

Martial tem tudo para ser um grande jogador, não sei se tem o suficiente para alcançar a Bola de Ouro, mas a seu tempo se verá. O jovem francês foi um verdadeiro achado; resgatado pelo Mónaco da equipa B do Lyon, Martial não demorou muito a conquistar um lugar entre as principais opções de Leonardo Jardim. É um jogador rápido, possante e que faz muito bem o movimento da lateral para a zona central do campo, o que lhe valeu alguns golos mesmo neste início de temporada ainda ao serviço do clube monegasco. Pode também jogar como segundo ponta-de-lança, posição que desempenhava antigamente, podendo formar assim uma futura dupla com Rooney. Uma dupla móvel e capaz de ir buscar mais jogo atrás, deixando o meio campo mais solto para jogadas ofensivas. Apesar disso, para mim, é um tipo de jogador que gosto de ver na ala.

11219310_1046662152035213_3474300923918370830_n
Martial custou 80 milhões de euros ao M. United
Fonte: Facebook Oficial Anthony Martial

Agora, quando se fala de que esta é uma prenda de Van Gaal para Ryan Giggs, fico a pensar: ou o United tem muito dinheiro para atirar à rua ou o holandês tem uma paixão secreta pelo antigo capitão do United. Tantas jovens promessas que já deram mais garantias que o francês… Mesmo na óptica de reforçar a equipa no imediato, a contratação de Martial com os números apresentados e com os argumentos dados em campo pelo jogador são injustificáveis. Tanto se falou em Gaitán e mais uma vez nada. Gaitán custaria entre 30 a 35 milhões de euros e é um jogador mais experiente e com garantias dadas. Eu já tentei observar esta transferência de todos os ângulos e não consigo encontrar uma justificação forte para esta contratação com os valores praticados… Quer dizer, encontro, sim. Martial é agenciado por Jorge Mendes e, dito isto, o artigo poderia acabar aqui.

Martial pode vir a calar-me? Pode, mas duvido. Para me calar não tem só de provar que é bom, tem de jogar a um nível que justifique o investimento. Tem uma margem de progresso enorme e juntamente com Depay poderá vir a formar a dupla de médios ofensivos laterais mais assustadora do mundo. Mas também pode não acontecer.

Está tudo louco. Os empresários mandam mais do que qualquer outra entidade. É necessário uma deflação nos valores dos jogadores e nas propostas apresentadas. Algo que não se vê num horizonte muito próximo com a elevada quantia que cada clube inglês da Premier League irá receber em receitas televisivas. Esta foi uma negociação feita em cima dos joelhos, tal como a de De Gea… O United junta-se a clubes como Liverpool, que não sabem igualmente negociar um jogador pelo seu preço real. É um mundo louco em que vivemos, um mundo em que Martial vale tanto como James ou Suaréz, mais que Kroos ou tantos outros. É um mundo do qual quero fugir, a ignorância assola-nos. Parece tudo um jogo de Football Manager em que se editaram os orçamentos e se compra tudo, dê por onde der. Este não é um mundo real. É o mundo de Jorge Mendes, onde a realidade é uma virtualidade para todos os outros.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alverca fecha venda de jogador por 200 mil euros

O Alverca já tem acordo com o Kaizer Chiefs para a transferência de Nkanyiso Shinga. Lateral vai regressar à África do Sul.

Weverson Costa está em final de contrato com o Arouca e tem 4 interessados

Weverson Costa pode deixar o Arouca nos próximos dias. Lateral está em final de contrato e saída avizinha-se e está para breve.

Luis Suárez interessado em mudança para o Sporting

Luis Suárez é o alvo do Sporting para ocupar a vaga de Viktor Gyokeres. Avançado entusiasmado com a hipótese da mudança.

Jorge Jesus define meta para a carreira de Cristiano Ronaldo no Al Nassr

Jorge Jesus alimenta o sonho de ter um papel importante na carreira de Cristiano Ronaldo. Técnico português perto do Al Nassr.

PUB

Mais Artigos Populares

Sunderland fecha reforço por 31,5 milhões de euros para tentar manutenção na Premier League

O Sunderland fechou a contratação de Habib Diarra. Médio deixa o Estrasburgo e vai rumar à Premier League.

Jogador destaque do Mundial 2022 a caminho de Moscovo

O médio, destaque de Marrocos no Mundial disputado no Catar, foi contratado pelo OM em 2023, logo após a competição.