5 boas opções para o banco do Bayern Munique

    O Bayern Munique está a viver uma temporada rara: a probabilidade de a sala de troféus não receber mais um galardão em 2023/24 é bastante elevada. Na Supertaça, uma derrota contra o RB Leipzig, levou o título para o Leste. Na Taça, caiu aos pés do modesto Saarbrucken, turma do terceiro escalão que está a escrever uma história de encantar, marcando presença nas meias finais. Na Bundesliga, encontra-se a sete pontos de um grande Bayer Leverkusen (provisório), que sabe jogar um bom futebol e que entusiasma qualquer tipo de adepto. Nas mãos de Xabi Alonso, os farmacêuticos já colocaram os bávaros em “cheque”.

    O que sobra? A Champions League. O Bayern Munique é uma das equipas presentes nos quartos de final da competição, mas está longe do patamar dos favoritos Real Madrid e Manchester City. Passou ainda por um pequeno susto frente à Lazio, sendo que o emblema de Roma não é protagonista da Serie A, confundindo-se com os demais no meio da tabela. O seu adversários nos quartos de final é o Arsenal.

    Já todos sabiam que Thomas Tuchel não ia ficar para 2024/25 nos germânicos, até se poderia imaginar num despedimento repentino. Porém, a oficialização do divórcio foi dada em fevereiro, sendo que os papeis serão assinados na conservatória a partir de maio e o técnico terá que procurar uma nova casa, ou seja, um novo desafio. A partir desse momento, o Bayern Munique já não poderá culpar o antigo líder do Chelsea do que acontecer.

    No Allianz Arena começará um novo projeto, construído com uma boa planificação e com o objetivo de vencer, além de acabar com a maldição carregada por Harry Kane, que não merecia terminar 2023/24 em branco no seu palmarés. Quem será o novo capitão deste navio? Apresentamos cinco opções.

    Xabi Alonso

    Xabi Alonso a treinar o Bayer Leverkusen
    Fonte: Bayer 04 Leverkusen

    O nome mais óbvio desta lista. O espanhol é um dos treinadores da moda, levando o Bayer Leverkusen à liderança da Bundesliga, ao mesmo tempo que está a conseguir retirar o melhor de vários atletas, como Alejandro Grimaldo, Victor Boniface e Jeremie Frimpong. Um trabalho de mestre.

    O Bayer Leverkusen está a poucas semanas de retirar a hegemonia do campeonato alemão ao Bayern Munique, com um bom futebol e uma equipa bem mais “barata”. A somar a isto, há que pesar o facto de Xabi Alonso ter sido jogador do conjunto bávaro entre 2014 e 2017. É o nome indicado para esta pequena revolução, porque já conhece a instituição e parece plenamente capaz de cumprir os objetivos. No entanto, para contratar o antigo médio, o Bayern Munique terá forte concorrência do Liverpool. Caso consiga vencer a corrida, Xabi Alonso deverá pedir certas contratações, que levará a um investimento pesado.

    Thiago Motta

    Thiago Motta a treinar Bolonha
    Fonte: Bologna FC

    Um dos meninos queridos do futebol europeu. O médio, que ao contrário de Xabi Alonso, nunca vestiu a camisola do Bayern Munique, está a conseguir colocar a turma do Bolonha na luta pelos postos que dão acesso à Champions League na Serie A. Outrora injustiçado pela comunicação social (nomeadamente com a questão do 2-7-2), o treinador é hoje em dia ovacionado e há muitos aficionados rendidos a ele.

    Thiago Motta teve a agilidade de conseguir que certos atletas se confirmassem no panorama europeu, como Joshua Zirkzee, Lewis Ferguson ou Riccardo Calafiori. Tal como Xabi Alonso, não possui assim tanta bagagem como treinador principal, mas bebeu ensinamentos de grandes técnicos, como Carlo Ancelotti ou José Mourinho. São 17 vitórias em 32 jogos para o sucessor do malogrado Sinisa Mihajlovic em 2023/24. Tem sido apontado a outros voos e o Bayern Munique pode ser mesmo o seu destino, não tendo obviamente direito aos mesmos luxos que Xabi Alonso terá, caso seja o eleito.

    Matthias Jaissle

    Matthias Jassle Al Ahli
    Fonte: Al Ahli FC

    Outrora o menino bonito da futura geração de treinadores alemães (e ainda só tem 35 anos), Matthias Jaissle assumiu o projeto do Al Ahli, quando todos esperavam que fosse subir na franquia da Red Bull, passando do RB Salzburg para o RB Leipzig ou que fosse assumir outro conjunto alemão. Depois de uma temporada no Médio Oriente, o Bayern Munique parece ser o destino ideal para o antigo defesa.

    Habituado a projetar jogadores a longo prazo, com o objetivo de se assumirem em outros emblemas, como caso de Adeyemi ou Benjamin Sesko, Matthias Jaissle poderia transformar o Bayern Munique numa máquina de “lançar miúdos”. Todos sabemos que a cantera do gigante da Baviera é excelente e com o jovem timoneiro ao comando, a aposta nos talentos seria grande. Qual a vantagem? Menos capital investido no próximo mercado de transferências. Qual a desvantagem? O curto prazo seria deixado um pouco de parte, principalmente no que diz respeito a competições europeias.  Ainda assim, Matthias Jaissle é um nome que terá obrigatoriamente que regressar ao futebol europeu, sendo que esse passo será dado, mais cedo ou mais tarde.

    Simone Inzaghi

    Simone Inzaghi a treinar o Inter de Milão
    Fonte: Inter de Milão

    A voz da experiência desta lista. O antigo treinador da Lazio conseguiu reafirmar o Inter Milão no panorama internacional, algo que o futuro timoneiro do Bayern Munique também terá que fazer. Hoje em dia, quem é que considera o conjunto alemão como um grande candidato à “orelhuda”? Em 2022/23, os nerazzurri de Simone Inzaghi atingiram a final, onde perderam com o Manchester City, de uma forma clara. Além disso, o antigo avançado soma vários títulos na Serie A, que é uma das Big 5.

    Foram três Taças de Itália e cinco Supertaças de Itália no palmarés até ao momento, estando o campeonato extremamente bem encaminhado para 2023/24. Serie a melhor maneira de fechar com chave de ouro o percurso no Giuseppe Meazza. O Bayern Munique necessita de alguém que faça o processo de revitalização que Inzaghi fez (iniciado por Antonio Conte) em Milão. Contra si, tal como no caso de Motta, tem o facto de somente ter alcançado o sucesso no Calcio, mas conta com um bom historial. Qual é que é o grande problema? Será que aceitaria trocar o Inter Milão, com um projeto estruturado, pelo Bayern Munique, que está à deriva?

    Sebastian Hoeness

    Sebastian Hoeness renova com o Estugarda
    Fonte: VfB Stuttgart

    Terminamos esta lista como começámos: com um técnico da Bundesliga. Sebastian Hoeness é o nome menos badalado de todos os referidos. Porém tem a seu favor o trabalho excecional que está a realizar pelo Estugarda. Atualmente, o histórico germânico ocupa a terceira posição da Bundesliga, com 53 pontos, a sete do Bayern Munique, mas com menos um desafio. O sobrinho de Uli Hoeness está perto de concretizar a proeza de fazer regressar o Estugarda à Champions League, algo que já não acontece desde 2009/10. Depois disso, a turma já esteve por duas vezes no segundo escalão do futebol germânico.

    Há um outro ponto a favor de Sebastian Hoeness. Já orientou os juniores do Bayern Munique e a equipa B, entre 2017 e 2020, saindo para o Hoffenheim. Isto significa que já conhece bem a “casa”. É reconhecida a sua capacidade para retirar o melhor dos atletas, com o caso exponencial a ser Sehrou Guirassy, mas há outros nomes relevantes como Nubel ou Ito. Qual o seu ponto em contra? Renovou com o Estugarda até 2027 recentemente e não será fácil de o retirar da Mercedes Benz Arena.

    Nomes que podem ser considerados: Rúben Amorim, José Mourinho, Erik ten Hag, Thomas Frank, Arne Slot, Christian Streich, Javier Garcia Pimienta, Míchel, Francesco Farioli e Javier Mascherano.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares