Alemães Europeus

    À passagem da 27ª jornada da Bundesliga, e já com um Bayern campeão, resta ainda saber quem desce e quem vai à Europa.

    Com o pódio bem definido – Bayern München, Borussia Dortmund e Shalke 04 – há ainda mais um lugar que garante um play-off para a Champions League e dois lugares que dão acesso à Liga Europa.

    Actualmente, e com menos uma partida disputada, Bayer Leverkusen é a equipa que ocupa a quarta posição, com 44 pontos. É, portanto, a principal candidata ao lugar. Depois de ter sido eliminada da Liga Milionária pelo PSG, a equipa comandada pelo ex-jogador Sami Hyypiä tem tudo para garantir mais uma presença na elite do futebol europeu.
    Tem à sua disposição um plantel com bons nomes para todas as posições do campo, a começar na baliza, com o internacional alemão Bernd Leno e ainda com o veteraníssimo Andrés Palop (ex-Sevilla). A defesa é o ponto mais fraco desta equipa, mas ainda assim Philipp Wollscheid, Emir Spahić, Sebastian Boenisch, Ömer Toprak e Giulio Donati chegaram para a realização de um bom campeonato. O meio campo é composto por nomes consagrados do futebol alemão e já presentes na equipa há vários anos, como Simon Rolfes (2005), Lars Bender (2009), Gonzalo Castro (2004) e ainda outros bons jogadores, como é o caso de Sidney Sam (que já tem contrato com o Schalke 04 para a temporada 2014/2015), Andrés Guardado, que chegou do Valencia por empréstimo a meio da temporada, e ainda Emre Can, uma das maiores promessas do futebol alemão, que passou esta época em Leverkusen por empréstimo do Bayern Leverkusen. No ataque, Stefan Kiessling é o jogador mais perigoso, tendo marcado 16 golos em 37 jogos, mas há ainda Son Heung-Min, um jovem sul-coreano de apenas 21 anos que também já fez o gosto ao pé por 10 vezes esta época. Eren Derdiyok, emprestado pelo Hoffenheim, não sendo um exímio goleador, é um jogador importantíssimo na equipa, por aquilo que batalha na frente e pelas suas assistências fatais para Kiessling.
    O calendário do Bayer, ainda assim, não é nada fácil, deslocando-se ao terreno do Augsburg, que ainda está na luta por um lugar na Liga Europa, e ainda ao do Hamburgo e do Nürnberg, duas equipas que lutam pela manutenção. No BayArena, em Leverkusen, ainda vai também disputar-se um sempre interessante encontro entre o Bayer 04 e o Borussia Dortmund.

     

    O Bayer Leverkusen parte em vantagem na corrida ao ultimo lugar de acesso à Champions Fonte: Kicker.de
    O Bayer Leverkusen parte em vantagem na corrida ao ultimo lugar de acesso à Champions
    Fonte: Kicker.de

    Com os mesmos 44 pontos, mas com mais um jogo disputado, o Wolfsburg é a equipa que mais se aproxima do Bayer. O excelente plantel de Dieter Hecking é talvez um dos mais jovens e equilibrados da Bundesliga. O ex-Nacional Diego Benaglio atravessa um grande momento de forma, que, aliado à maturidade do alto dos seus 30 anos, fazem do capitão dos ‘wolfs’ um dos melhores guarda-redes da Liga. A segurança não está só na linha de golo, já que a defesa é bastante sólida. O experiente Naldo (ex-Werder Bremen), Patrick Ochs, Marcel Schäfer, Robin Knoche, e o suíço Ricardo Rodriguez são os membros de uma das defesas mais seguras do campeonato. O meio campo, mesmo com a partida da sua maior estrela (Diego) para o Atletico Madrid, recebeu uma das maiores promessas mundiais – Kevin de Bruyne chegou do Chelsea, em Janeiro, por cerca de 25 milhões de euros. Jogadores como o experiente Jan Polák, Luiz Gustavo, Christian Träsch, Slobodan Medojevic, Daniel Caligiuri e Max Arnold compõem um meio campo equilibradíssimo, e, no ataque, o experiente Ivica Olić e Bas Dost são os homens encarregues de fazer golo. Vieirinha pertence a esta equipa, mas sofreu uma grave lesão no início da temporada, que o impede de jogar até esta mesma semana, data em que voltou aos relvados.

    Até ao fim da Bundesliga, o Wolfsburg tem deslocações sempre difíceis aos estádios de equipas que se tentam manter no campeonato, como a Hamburgo, Stüttgart, e ainda uma deslocação difícil ao Signal Iduna Park, para defrontar o Borussia Dortmund.

    Com menos dois pontos, o Borussia Mönchengladbach aparece na sexta posição. Lucien Favre é um bom treinador, e tem à sua disposição um jovem e bom plantel. Com uma média de idades de 24 anos, o Borussia Mönchengladbach não apresenta grandes vedetas no seu plantel, mas aposta claramente no colectivo.

    O guarda-redes Marc-André ter Stegen está já vendido ao Barcelona e irá abandonar a Alemanha no fim da presente época, mas, ainda assim, é talvez o segredo do sucesso desta equipa. Se olharmos para os nomes da defesa, Filip Daems, Roel Brouwers, Álvaro Domínguez, Håvard Nordtveit, Oscar Wendt, Tony Jantschke e Martin Stranzl não parecem transmitir a segurança que transmitem. É um case-study, algo de que só nos apercebemos se assistirmos à partida, e nota-se que são já jogadores experientes e que jogam juntos há vários anos; alguns deles nunca chegaram a sair de lá.

    No meio, Raffael apresenta uma média fantástica de golos, com 14 marcados em 27 disputados, mas partilha o estatuto de ‘vedeta da equipa’ com o suíço Xhaka e o venezuelano especialista em bolas paradas Juan Arango.

    Luuk de Jong nunca chegou a confirmar as promessas que trouxe do Twente e foi emprestado ao Newcastle, a meio da época. Mas a verdade é que os alemães não estão nada mal servidos no ataque, tendo para a posição de goleador Patrick Herrmann, Max Kruse e Branimir Hrgota.

    Até ao fim da Bundesliga, o Borussia M’gladbach não tem jogos com um elevado grau de dificuldade, apesar de uma difícil deslocação a Gelsenkirchen para defrontar o Schalke 04 e ainda uma outra a Wolfsburg na última jornada.

     

    Em sétimo lugar aparece o Mainz 05, com menos um ponto do que o Mönchengladbach. A equipa orientada por Thomas Tuchel é uma das surpresas do campeonato e, apesar de entregar as redes ao jovem Christian Mathenia, de apenas 21 anos, aposta claramente na experiência e solidez defensiva de jogadores veteranos, como Bo Svensson (34 anos), Zdeněk Pospěch (35 anos), Nikolče Noveski (34 anos) e Júnior Díaz (30 anos).

    No meio campo, aposta também no colectivo, em detrimento das individualidades. Joga com o meio muito cá atrás, e não apresenta jogadores virtuosos e bons tecnicamente, mas sim jogadores equilibrados e de muita raça, como Benedikt Saller, Niki Zimling e Christoph Moritz. O melhor da equipa, na minha opinião, é Johannes Geis, um jovem de 20 anos apenas. No ataque, os avançados Maxim Choupo-Moting, com 10 golos, Shinji Okazaki, com 11, e Nicolai Müller, com 10, fizeram 31 dos 38 golos marcados esta época. São a prova viva de que ainda há típicas equipas da Europa central que privilegiam o contacto, a força física e o ‘bola para a frente’, em vez de tentar jogar um futebol agradável com a bola no chão a ser trocada de pé para pé.
    Ainda assim, e mesmo tendo mais golos sofridos do que marcados, é com este tipo de jogo que o Mainz está na luta por um lugar nas competições europeias.
    Terá ainda de disputar um jogo importantíssimo em casa contra o Augsburg, e deslocações difíceis a Dortmund e a Mönchengladbach. Não vai ser nada fácil.

     

    O Augsburg é, com o Mainz, uma das equipas sensação desta edição da Bundesliga Fonte: Bundesliga.com
    O Augsburg é, com o Mainz, uma das equipas sensação desta edição da Bundesliga
    Fonte: Bundesliga.com

     

    Com 39 pontos, mas com um jogo a menos, aparece o Augsburg na oitava posição da tabela classificativa alemã. Markus Weinzierl é mais um técnico que aposta no futebol longo, com jogadores bem constituídos fisicamente e, à semelhança de Thomas Tuchel, tem obtido resultados excelentes. Na baliza, Marwin Hitz e Alex Manninger dividem o estatuto de titulares e concederam, até agora, 37 golos. Paul Verhaegh, Ragnar Klavan, Jan-Ingwer Callsen-Bracker e Matthias Ostrzolek compõem uma defesa suficientemente segura para garantir uma diferença de golos positiva, e, no meio campo, Holzhauser, Vogt, Baier, Werner e Morávek constituem um bloco sólido, que não gosta de entregar a bola ao adversário, tentando gerir sempre o encontro com a sua posse de bola. A grande estrela está mesmo no ataque: Halil Altıntop voltou à Bundesliga, e marcou nove golos em 29 jogos. Ao Augsburg falta ainda disputar alguns jogos difíceis com o Bayer Leverkusen, com o 1. FSV Mainz 05 e com o Bayern München.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Manchester United em negociações avançadas para fechar o primeiro reforço da era Ruben Amorim por 4 milhões de euros

    O Manchester United está em negociações avançadas para garantir a contratação de Diego León. O jovem lateral-esquerdo pertence ao Cerro Porteño.

    Beijing Guoan oficializa contratação de Quique Setién e saída de Ricardo Soares

    O Beijing Guoan confirmou a contratação de Quique Setién como novo treinador. O português Ricardo Soares deixou a equipa após a conclusão da temporada.

    Athletico Paranaense oficializa saídas de Lucho González e Paulo Autuori

    O Athletico Paranaense oficializou as saídas de Lucho González e de Paulo Autuori da equipa. O club desceu à Série B do campeonato brasileiro.

    Viktor Gyokeres critica adeptos do Sporting que atiraram uma tocha para perto dos jogadores: «É triste»

    Viktor Gyokeres lamentou a atitude de alguns adeptos do Sporting, que atiraram uma tocha para perto dos jogadores, após a derrota frente ao Club Brugge.

    Jogou pelo Club Brugge frente ao Sporting e pode estar a caminho da Premier League em janeiro

    O Club Brugge pode ver sair Joel Ordóñez do plantel. O defesa-central equatoriano é pretendido pelo Chelsea e pelo Liverpool.
    Telmo Soares Ribeiro
    Telmo Soares Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
    Quando Telmo nasceu, Jardel voava entre os centrais. Quando começou a ver futebol, Deco fintava meio mundo e servia na perfeição. Mais tarde viu as trivelas de Quaresma. Recentemente, foi a vez de Hulk e Falcao destruírem as defesas adversárias. Actualmente assiste à elegância e às acrobacias de Jackson Martínez. O que é que todos estes pontos têm em comum? FC Porto, golos, vitórias e uma paixão que simplesmente não pára de crescer.                                                                                                                                                 O Telmo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.