Klopp, Flick, Tuchel | Irmãos Grimm pedem para voltar e escrever este conto de fadas


A questão que vos coloco agora é: basta completar o curso em Colónia e está feito? Que “coincidência” é esta, afinal, de termos três treinadores alemães a vencer consecutivamente a Liga dos Campeões?

Assim a olho nu, as semelhanças são várias: nenhum deles teve uma carreira propriamente vistosa enquanto jogador (Tuchel não fez um único jogo na Liga Alemã); consequência ou não desse facto, iniciaram a carreira de treinadores consideravelmente cedo; os três já entraram numa equipa em maus lençóis, a meio da época, e conseguiram evitar que o barco afundasse.

A que se deve então o sucesso? Como diria o próprio Klopp, “se trabalhares o mais arduamente possível, aí tens uma hipótese”.

Os treinadores alemães são modernos. Além da obsessão pelo detalhe, são capazes de entender de forma muito profunda as necessidades do jogo, o porquê de determinadas abordagens resultarem, ou não. É mais do que ser “simplesmente” um mestre do gegenpressing e do futebol intenso.

Thomas Tuchel acredita, por exemplo, que dizer aos jogadores exatamente o que fazer em determinada situação é limitar as suas capacidades e desenvolvimento. Os treinos do treinador do Chelsea FC envolvem muitas vezes a criação de problemas novos e complexos, para que os jogadores usem a própria cabeça para resolvê-los e se sintam mais confiantes em futuras situações pelas quais ainda não passaram. Os princípios são comunicados claramente e adaptados a cada adversário.

Todos têm de saber exatamente qual a sua função e, sem bola, respeitar um enquadramento rigoroso para manter o equilíbrio da equipa e não deixar espaços entre linhas. Os jogadores acabam por assimilar vários sistemas, por vezes usados numa mesma partida, e, a partir daqui sim, têm total liberdade para dar asas à criatividade.

Segundo os jogadores do Liverpool FC, o segredo de Klopp é ser o “pai” da equipa. Todos o amam como um pai, todos o temem como um pai. Os “filhos” acreditam e lutam por ele. Este tipo de confiança e proximidade cria uma mentalidade simultaneamente reconfortante e estimulante, torna os grupos mais fortes, mais unidos, e acaba inevitavelmente por retirar o melhor de cada indivíduo. Um treinador, ou professor de futebol, é um educador que junta as várias peças do puzzle.

Ser Klopp, Flick ou Tuchel é redefinir completamente a gestão de pessoas e estabelecer uma identidade futebolística única que todas as suas equipas personificam. É estar constantemente aberto a novas ideias, mesmo quando o sucesso bate à porta.

Ser Klopp, Flick ou Tuchel é olhar permanentemente em frente e com fome de vitória. É inspirar pessoas e comunicar com energia e paixão. É considerar-se ator num palco onde se almeja, mais do que tudo, entregar de mãos abertas o coração e a vitória que os adeptos tanto desejam.

Ser Klopp, Flick ou Tuchel é ser autêntico e admitir que a emoção faz a diferença e que o melhor futebol é, sempre, sobre a expressão das emoções.

Para finalizar, e porque para bom entendedor meia palavra basta, recordem que existia uma quarta personagem no início deste artigo. Julian Nagelsmann diz “Hallo!”.

Subscreve!

Artigos Populares

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quero jogadores capazes de jogar futebol»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. Custódio Castro analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Faria responde ao Bola na Rede: «Pretendemos ter mobilidade e tirar referências individuais ao adversário»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. José Faria analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Sporting insiste em Yeremay Hernández e prepara terceira proposta

O Sporting está interessado em garantir a contratação de Yeremay Hernández neste mercado de transferências de verão. O jogador pertence aos quadros do Deportivo de La Coruña.

Rennes ‘esquece’ Conrad Harder e pensa em antigo alvo do Sporting

O Rennes está interessado em garantir a contratação de Lucas Stassin, jogador que já foi apontado ao Sporting neste mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Empate entre o Estrela da Amadora e o Alverca teve menu completo com expulsões, penáltis falhados, substituição de árbitros e muitos golos

O Estrela da Amadora e o Alverca encerraram - por agora - a terceira jornada da Primeira Liga. Empate a duas bolas na Reboleira num jogo com momentos para todos os gostos.

Atenção, Benfica: eis a razão pela qual Carlos Álvarez tem somado poucos minutos em 2025/26

Carlos Álvarez é o mais recente alvo do Benfica neste mercado de transferências. O jogador representa o Levante. O espanhol esteve lesionado nas últimas semanas.

Descontos salvam Liverpool de perder pontos na Premier League contra um Newcastle reduzido a 10

O Liverpool viu o Newcastle anular uma desvantagem de dois golos, mas conseguiu vencer nos descontos. Jogo encerrou a segunda jornada da Premier League.