O que falta ao treinador brasileiro?

O Brasil parou no tempo. No que aos aspetos táticos do jogo diz respeito. É inconcebível que ainda haja, no Brasil, gente de elite a pensar que hoje se pode jogar com um número 10. Não digo o número estampado na camisa. Digo em termos táticos. Isso já não existe. O próprio ritmo de jogo e a intensidade baixaram muitíssimo. Por exemplo, o Atlético Mineiro vai jogar uma semi-final de um Mundial de Clubes e perde com o Raja Casablanca de Marrocos! Com todo o respeito, mas o que é isto?! Uma equipa de um dos melhores campeonatos do mundo e de seleção a perder com os nossos vizinhos do norte de África. E Por 3-1! Nesse jogo nem quis acreditar. Era ver o Gaúcho à meia hora de jogo com os “bafos de fora”, seguido pelos companheiros também quase a desmaiar pelo ritmo de jogo dos marroquinos. Este foi um exemplo, que acabou por consubstanciar-se meses mais tarde no célebre 7-1 do Campeonato do Mundo de Seleções.

Se Tite é o homem certo para estar no comando da canarinha? Bom, pelo menos entre os treinadores brasileiros, neste momento, sem dúvida. Se isso será suficiente para melhorar? Em termos instantâneos tem sido.

Vitória nos Jogos Olímpicos pode ter marcado o início de um novo ciclo de vitórias Fonte: Reuters
Vitória nos Jogos Olímpicos pode ter marcado o início de um novo ciclo de vitórias
Fonte: Reuters

Porém, a verdadeira mudança é nas crianças. Elas têm de ser ensinadas a mudar. Têm de ser ensinadas a atacar e, sobretudo, a defender. Têm de perceber que o futebol é, mormente, aquilo que se faz quando não se tem a bola.

Tudo isto dependerá, também, da situação do país. Em termos culturais, políticos e, sobretudo, de identidade. Porque estes fatores não são alheios a este tema.

Enquanto o Brasil não se abrir a técnicos estrangeiros – uma solução mais radical -, terão de ser os nacionais a procurar aprender e mostrar que têm força para mudar. Se não, tudo ficará na mesma e o Brasil, outrora acostumado a subir ao palanque para levantar as taças, ficará no relvado a assistir os outros a comemorar.

Foto de capa: Goal.com

 

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.