O que falta ao treinador brasileiro?

- Advertisement -

O Brasil parou no tempo. No que aos aspetos táticos do jogo diz respeito. É inconcebível que ainda haja, no Brasil, gente de elite a pensar que hoje se pode jogar com um número 10. Não digo o número estampado na camisa. Digo em termos táticos. Isso já não existe. O próprio ritmo de jogo e a intensidade baixaram muitíssimo. Por exemplo, o Atlético Mineiro vai jogar uma semi-final de um Mundial de Clubes e perde com o Raja Casablanca de Marrocos! Com todo o respeito, mas o que é isto?! Uma equipa de um dos melhores campeonatos do mundo e de seleção a perder com os nossos vizinhos do norte de África. E Por 3-1! Nesse jogo nem quis acreditar. Era ver o Gaúcho à meia hora de jogo com os “bafos de fora”, seguido pelos companheiros também quase a desmaiar pelo ritmo de jogo dos marroquinos. Este foi um exemplo, que acabou por consubstanciar-se meses mais tarde no célebre 7-1 do Campeonato do Mundo de Seleções.

Se Tite é o homem certo para estar no comando da canarinha? Bom, pelo menos entre os treinadores brasileiros, neste momento, sem dúvida. Se isso será suficiente para melhorar? Em termos instantâneos tem sido.

Vitória nos Jogos Olímpicos pode ter marcado o início de um novo ciclo de vitórias Fonte: Reuters
Vitória nos Jogos Olímpicos pode ter marcado o início de um novo ciclo de vitórias
Fonte: Reuters

Porém, a verdadeira mudança é nas crianças. Elas têm de ser ensinadas a mudar. Têm de ser ensinadas a atacar e, sobretudo, a defender. Têm de perceber que o futebol é, mormente, aquilo que se faz quando não se tem a bola.

Tudo isto dependerá, também, da situação do país. Em termos culturais, políticos e, sobretudo, de identidade. Porque estes fatores não são alheios a este tema.

Enquanto o Brasil não se abrir a técnicos estrangeiros – uma solução mais radical -, terão de ser os nacionais a procurar aprender e mostrar que têm força para mudar. Se não, tudo ficará na mesma e o Brasil, outrora acostumado a subir ao palanque para levantar as taças, ficará no relvado a assistir os outros a comemorar.

Foto de capa: Goal.com

 

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli reage à estreia de Seko Fofana e elogia médio: «Será um jogador-chave para nós»

Francesco Farioli falou sobre a estreia de Seko Fofana pelo FC Porto. Médio marcou o primeiro golo do Clássico.

Francesco Farioli e as lesões no FC Porto: «Não fiquei com a melhor sensação a ver as imagens na televisão, mas espero que não...

Francesco Farioli falou as saídas de Samu Aghehowa, Kiwior e Martim Fernandes por lesão durante o FC Porto x Sporting.

Francesco Farioli coloca Benfica na luta pelo título: «A tabela diz isso mesmo»

Francesco Farioli foi questionado sobre se o Benfica também está na luta pelo título. Eis o que disse o técnico do FC Porto.

Rui Borges e a corrida na Primeira Liga: «Vamos à procura de fazer uma 2ª volta extraordinária»

Rui Borges falou sobre a corrida pela Primeira Liga, depois do empate do Sporting frente ao FC Porto no Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges aborda situação física de Luis Suárez: «Penso que teve um desconforto em termos musculares»

Rui Borges falou sobre a situação de Luis Suárez, após ter revelado que o avançado jogou a segunda parte com problemas físicos.

Rui Borges faz revelação: «Não estava a 100%, jogou a segunda parte toda com problemas físicos»

Rui Borges revelou que Luis Suárez jogou a segunda parte com problemas físicos. Avançado marcou o golo do Sporting.

Paulinho renova contrato com o Toluca até 2029

Paulinho renovou contrato com o Toluca. O avançado internacional português de 33 anos assinou vínculo até 2029.