Uma tragédia grega tocada ao som de uma viola na final da Conference League | Olympiacos x Fiorentina

    Conference League, final: quarta-feira, 29 de maio de 2024, 20h00.

    A ANTEVISÃO: A JOGAR EM CASA, OS HELÉNICOS SONHAM EM FAZER
    DE ATENAS UM TEMPLO EUROPEU

    Nesta final da Conference League podemos olhar para o dileme: jogar finais de grandes competições em casa pode ser uma grande vantagem… ou um fator de pressão enorme.  O Olympiakos vai disputar a competição mais importante da sua história recente, curiosamente, no terreno do seu principal rival, o AEK. Será que o conjunto comandado por José Luis Mendilibar se vai impor à “viola”? 

    Há quem diga que o ambiente nos estádios gregos é sempre muito caloroso, dando uma clara vantagem às equipas da casa, no entanto, a Fiorentina não chegou a esta final por acaso. A equipa italiana pratica um futebol muito positivo e tem também os seus objetivos nesta prova. 

    No entanto e na minha opinião, o Olympiakos parte como claro favorito, não só pelo fator casa, mas essencialmente pela caminhada que realizou até aqui, não esquecendo que eliminou equipas como Fenerbahce e Aston Villa, dois contenders à final da Conference League.

    Realmente acredito que não há melhor plano para uma quarta-feira que antecede um feriado do que este, um grande jogo em perspetiva com grandes intérpretes, alguns que irei mencionar mais à frente, e com alguns portugueses também, como são os casos de Rúben Vezo, João Carvalho, Chiquinho, André Horta, Gelson Martins e Daniel Podence, curiosamente todos a jogarem do lado grego, e Artur Soares Dias, que é o juiz máximo desta grande final.

    Aguardo esta final com ansiedade e expetativa porque, mais uma vez, conseguimos ter duas equipas que realizaram um caminho meritório até esta final e que, apesar de não terem nomes de classe mundial nos seus planteis, aliam a experiência à irreverência, com o ritmo eletrizante dos gregos a contrastar na perfeição com a típica mestria italiana. O árbitro nomeado é Artur Soares Dias.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. El Kaabi, jogador do Olympiakos, é o melhor marcador desta competição com 10 golos apontados até ao momento
    2. Dos seis golos marcados pelos gregos nas meias-finais da prova, cinco pertenceram ao avançado marroquino.
    3. Esta é a segunda presença consecutiva para a Fiorentina na final da prova, repetindo o feito do ano passado
    4. Com esta, a Fiorentina soma agora seis presenças em finais de competições europeias
    5. Esta é a terceira edição da prova que, até agora, contou sempre com equipas italianas na final
    6. A Roma é a primeira vencedora de sempre desta prova
    7. Jose Luis Mendilibar sabe o que é ganhar em finais europeias, conquistou a Liga Europa pelo Sevilha
    8. Do lado da Fiorentina está Andrea Belotti que já venceu esta competição ao serviço da Roma
    9. Carlos Carvalhal iniciou a época como treinador dos gregos
    10. Artur Soares Dias é o quarto árbitro português a apitar uma final europeia desta dimensão

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Ayoub El Kaabi – Quem mais? O avançado marroquino é o abono de família da turma grega, onde esta época apontou 32 golos em 49 jogos. Como referi anteriormente, o ponta de lança da turma helénica é o grande responsável por esta presença na final da Conference League, porque apontou cinco dos seis golos marcados frente ao Aston Villa nas meias-finais da prova.

    Nicolás González – É o jogador mais bem cotado de ambos os planteis, com um valor de mercado na ordem dos 40 milhões de euros. Ultimamente tem sido chamado à seleção argentina, e apontado a vários clubes de maior expressão do velho continente. Esta época, contribuiu com 15 golos e cinco assistências e ajudou a “viola” a chegar a esta grande final.

    XI´s PROVÁVEIS

    Olympiacos: Tzolakis; Rodinei, Retsos, David Carmo e Quini; Iborra, Chiquinho e Hezze; Fortounis, Podence e El Kaabi

    Treinador: José Luis Mendilibar

    «Temos fome de ganhar. Se os jovens conseguem, porque é que nós não conseguimos? Começámos como não favoritos contra o Ferencvaros, o Fenerbahçe e o Aston Villa e encontrámos uma forma de ganhar.».

    Fiorentina: Terracciano; Dodô, Milenkovic, Martínez Quarta e Biraghi; Bonaventura, Arthur e Mandragora; Nico Gonzalez, Kouamé e Beltran.

    Treinador: Vincenzo Italiano

    «Estamos muito orgulhosos. Participámos numa competição europeia durante dois anos consecutivos e chegámos à final nas duas vezes. É uma grande alegria e é a acumulação do trabalho árduo feito ao longo de três anos espectaculares».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Olympiakos 3-2 Fiorentina

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Sporting fecha a contratação de guarda-redes para os próximos 3 anos

    O Sporting fechou a contratação de Luka Petric. O jovem guarda-redes representa o Slovan Bratislava e vai assinar por três épocas.

    Diego Gómez deixa Inter Miami de Lionel Messi e reforça Brighton

    Diego Gómez é reforço do Brighton. O médio paraguaio deixa o Inter Miami e vai fazer parte do plantel dos seagulls a partir de janeiro.

    Barcelona pode fechar jovem da 2ª Divisão Espanhola por 2 milhões de euros já em janeiro

    O Barcelona quer garantir a contratação de Antonio Cordero. O jovem avançado de 18 anos pertence ao Málaga, da La Liga 2.

    Ángel Di María eleito melhor avançado do mês de novembro da Primeira Liga

    Ángel Di María foi eleito o melhor avançado de novembro da Primeira Liga. O extremo argentino esteve em destaque no Benfica.

    José Mourinho diz que prefere Nico Williams a Lamine Yamal e atira: «Espero que acabe no Real Madrid»

    José Mourinho afirmou que prefere ver jogar Nico Williams a Lamine Yamal. O técnico português revelou também que gostaria de ver o jovem avançado no Real Madrid.
    Bernardo Santos
    Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Comunicação Empresarial e Relações Públicas, é um apaixonado por futebol desde tenra idade. O jovem natural de Tomar, mas residente em Lisboa, é um poço de sonhos por realizar, sendo que ser uma voz ativa no mundo do futebol é um deles! Comunicador, simpático, bem humorado e cheio de energia, assim é o Bernardo! Para solidificar os seus conhecimentos no desporto rei, completou os níveis I e II de Scouting no futebol, para além de uma formação de Team Manager. Atualmente, trabalha no departamento de comunicação internacional de uma grande empresa e divide o seu tempo entre as suas paixões e os seus vícios.