Inglaterra 2-1 Croácia: Inglaterra vinga derrota do Mundial e vai à «Final Four»

- Advertisement -

No último encontro do grupo 4 da Liga A da Liga das Nações, a Inglaterra recebeu e venceu a Croácia por 2-1. Após a vitória caseira da Croácia sobre a Espanha na passada quinta-feira (dia 15), o jogo de Wembley ganhou outro interesse: quem vencesse, garantia a ida à Final Four, ao passo que a seleção derrotada era despromovida à Liga B.

Quanto aos onzes iniciais, Gareth Southgate apostou num 4-4-1-1, com Barkley a jogar nas costas de Harry Kane. Já Zlakto Dalić utilizou o 4-2-3-1, com Modrić e Brozović a jogar atrás do pivô ofensivo Vlašić, que iria apoiar o ponta-de-lança Kramarić.

A partida começou a um bom ritmo, com a seleção inglesa a querer assumir desde o instante inicial o controlo de jogo, fazendo uma boa circulação de bola e a demonstrar maior iniciativa ofensiva nos primeiros minutos. O primeiro remate perigoso surgiu ao minuto 11, por intermédio de Sterling, que recebeu um excelente passe em desmarcação de Kane, mas Kalinić saiu bem da baliza e defendeu para canto. No seguimento do canto, Kane atirou a bola por cima da barra da baliza croata.

A vice-campeã do Mundo estava a sentir muitas dificuldades em assentar o seu jogo, ter bola e partir em ataque organizado para a baliza contrária, muito por culpa da enorme vontade dos ingleses em inaugurar o marcador. A primeira vez que conseguiu chegar à baliza à guarda de Pickford, Kramarić, num remate fora de área, ao minuto 22, obrigou o guardião do Everton a ter de ir ao tapete para agarrar a redondinha. Quatro minutos depois, Dalić fez a sua primeira substituição: o lesionado Vrsaljko foi rendido por Milić.

Os últimos 15 minutos da primeira parte não tiveram grandes motivos de interesse e foi sem surpresa que as duas seleções foram para o descanso com um nulo no marcador. Ao intervalo, era a Espanha que estava garantida na Final Four, a ser disputada em território português, e a Croácia descia para a Liga B.

Inglaterra e Croácia foram para o descanso empatadas a zero
Fonte: UEFA

Para o início do segundo tempo, Brekalo foi chamado a jogo para o lugar de Rebić. A Inglaterra voltou a entrar melhor, um pouco à semelhança do que se assistiu na primeira parte, a fazer uma boa circulação de bola, mas pedia-se mais assertividade e agressividade na hora de visar a baliza croata – exemplo disso foi o remate de Sterling ao minuto 52, que rematou frouxo para defesa fácil de Kalinić.

Apesar da forte pressão sofrida, seria a Croácia a abrir o marcador em Wembley: ao minuto 57, numa boa jogado coletiva, Kramarić trabalhou bem a bola dentro da área inglesa e rematou para o canto superior esquerdo da baliza, sem grandes hipóteses de defesa para Pickford. O golo dava agora o apuramento à seleção de Modrić e companhia.

A Inglaterra demorou a reagir ao golo sofrido e Southgate, percebendo isso, decidiu lançar Dele Alli para o jogo, rendendo Ross Barkley. A aposta no atacante do Tottenham pretendia colocar mais elementos na frente de ataque, em busca do tento do empate. A primeira tentativa de reação surgiu através de um remate de longe de Kyle Walker, ao minuto 67, mas Kalinić encaixou bem.

Gareth Southgate esgotou as suas substituições à entrada para os últimos 15 minutos de jogo: Sancho e Lingard entraram para os lugares de Rashford e Fabian Delph, respetivamente. A alteração teve o efeito pretendido ao minuto 78: na sequência de um lançamento longo e alguma confusão na área croata, a bola sobrou para Lingard, que só teve de empurrar a bola para dentro da baliza. O golo iria trazer maior incerteza para o final da partida.

O jogo entrou num ritmo alucinante, havendo pouco rigor tático e com o perigo a rondar as duas balizas, adivinhava-se o golo a qualquer momento. Golo que acabou por aparecer ao minuto 86: Harry Kane desviou a bola para o canto inferior direito da baliza de Kalinić, na sequência de um livre batido do lado esquerdo para a área. A reviravolta estava consumada e, assim, a Inglaterra estava apurada para a fase final da Liga das Nações.

Até ao apito final do árbitro, os comandados de Southgate limitaram-se a gerir a posse de bola e a manter os croatas longe da baliza inglesa. Com o triunfo, a Inglaterra vingou a derrota sofrida na meia-final do Mundial de 2018 e garantiu a presença na Final Four, ao passo que a Croácia foi relegada para a Liga B.

Onzes Iniciais

Inglaterra: Jordan Pickford; Kyle Walker; Joe Gomez; John Stones; Benjamin Chilwell; Marcus Rashford (Jadon Sancho 73’); Eric Dier; Fabian Delph (Jesse Lingard 73’); Raheem Sterling; Ross Barkley (Dele Alli 64’); Harry Kane

Croácia: Lovre Kalinić; Sime Vrsaljko (Antonio Milić 26’); Dejan Lovren; Domagoj Vida; Tin Jedvaj; Luka Modrić; Marcelo Brozović; Ante Rebić (Josip Brekalo 45’); Nikola Vlašić (Marko Rog 79’); Ivan Perisić; Andrej Kramarić

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.