As 5 melhores finais da Liga dos Campeões do século XXI

- Advertisement -

A Liga dos Campeões é o troféu europeu mais importante a nível de clubes. A participação é sempre um motivo de orgulho e todas as equipas têm como objetivo chegar o mais longe possível nesta competição. Para algumas, a conquista é quase vista como uma obrigação.

Foi criada em 1955 e teve a designação de Taça dos Campeões Europeus até 1992, quando a UEFA alterou o nome por motivos publicitários. O Real Madrid é o máximo vencedor da prova, com 13 conquistas, seguido do AC Milan com 7 e do Liverpool com 6. Desde o início do século, o Barcelona e o Real Madrid são os reis do torneio, com 10 títulos arrecadados em 20 edições.

Tanto o FC Porto como o Benfica contam com duas conquistas, sendo que os dragões alcançaram esse feito histórico em 2004, elevando o nome de Portugal. Desde esse momento, o máximo que uma equipa portuguesa conseguiu chegar foi até aos quartos de final.

As finais da Liga dos Campeões são sagradas para o verdadeiro adepto do futebol, que, certamente, fica com detalhes dessas partidas gravados na memória (como o resultado, os marcadores, as equipas iniciais, o estádio e principalmente os golos, pois são esses que ditam a emoção desses duelos empolgantes).

Nas páginas seguintes, podem consultar quais foram, na minha opinião, as melhores finais da prova rainha europeia do século XXI.

Nota: A mítica remontada do Manchester United sobre o Bayern Munich foi um ano antes da viragem de século, o que impossibilita a colocação nesta lista. Um ano mais tarde e estaria seguramente no top.

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Circulação rápida, movimentos de rutura e o corredor esquerdo como chave: como o Sporting dominou o Moreirense

Análise tática ao triunfo do Sporting sobre o Moreirense: circulação rápida, movimentos de rutura e a importância do corredor esquerdo.

Dani Ceballos assume a responsabilidade da derrota do Real Madrid frente ao Osasuna

Um erro de Dani Ceballos originou o golo da vitória do Osasuna sobre o Real Madrid. Após a partida, o médio espanhol assumiu a responsabilidade.

Benfica goleia Damaiense e abre provisoriamente 10 pontos de vantagem sobre o Sporting na liderança da Primeira Liga Feminina

O Benfica reagiu à eliminação na Taça de Portugal Feminina com uma goleada. Vitória contundente sobre o Damaiense na Primeira Liga.

Felgueiras e Penafiel empatam a zero na 23.ª jornada da Segunda Liga

Na 23.ª jornada da Segunda Liga, o Felgueiras e o Penafiel não foram além do empate sem golos durante a manhã deste domingo.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica x Real Madrid: Há momentos no futebol em que o jogo deixa de ser apenas jogo

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Darwin Núñez está a viver dias complicados no Al Hilal e tem 2 interessados no seu regresso à Premier League

Darwin Núñez está fora da lista interna do Al Hilal e atravessa um período delicado. Avançado atraiu o interesse de dois conjuntos ingleses.

Real Madrid quer reforçar a defesa e pensa em antigo destaque do Vitória SC

O Real Madrid quer contratar um novo defesa central no verão, pelo menos. Edmond Tapsoba é um dos alvos dos merengues.