As 5 melhores finais da Liga dos Campeões do século XXI

5.

Liverpool x AC Milan (2004/2005)- Poucos momentos desportivos tiveram mais emoção do que a final de Istambul em 2005. O AC Milan chegava a mais uma final, depois de várias presenças em anos anteriores, e procurava a 7ª conquista da prova, após eliminar tranquilamente o PSV Eindhoven num agregado de 5-1. O Liverpool tinha derrotado o Chelsea nas meias-finais com um golo solitário de Luis García nas duas mãos e regressava a uma final da Liga dos Campeões duas décadas depois. Os rossoneri não podiam ter um início melhor na partida, com o capitão Paolo Maldini a inaugurar o marcador no primeiro minuto. No final do primeiro tempo, o avançado Crespo marcou dois golos, colocando os italianos com uma mão na taça, após 45 minutos de sonho realizados. Rafael Benítez mexeu ao intervalo e passou a jogar apenas com três defesas, para ter mais poderio ofensivo.

Os reds aproveitaram a passividade e excesso de confiança da equipa orientada por Carlo Ancelotti, e, em apenas um quarto de hora, golos de Gerrard, Smicer e Xabi Alonso repuseram a igualdade no resultado, na noite mais memorável da história do Liverpool. O jogo seguiu empatado até ao final do tempo regulamentar, e o desfecho teria de ficar adiado para o prolongamento. Dudek mantinha a equipa inglesa viva com defesas brilhantes nesse período e viria mesmo a ser o herói nas grandes penalidades, defendendo o penálti que consagrou o Liverpool campeão europeu milagrosamente contra um super AC Milan, que acusou a pressão e foi incapaz de gerir os três golos de desvantagem.

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.