Barcelona faz mira ao tri em Lisboa | Arsenal x Barcelona

Champions League Feminina, final: 24 de maio de 2025, 17h00

A ANTEVISÃO: BARCELONA QUER REVALIDAR TÍTULO EUROPEU PELA TERCEIRA CONSECUTIVA PERANTE TURMA REVELAÇÃO DA COMPETIÇÃO

O Estádio de Alvalade será palco da final da atual edição da Champions League Feminina que irá colocar frente-a-frente as equipas do Arsenal e Barcelona. Com os dois coletivos a terem prestações notáveis nas diferentes eliminatórias da competição, esta certamente será uma partida repleta de emoções onde a palavra de ordem será a mesma para os coletivos: fazer história.

De um lado encontramos o Arsenal que eliminou o Lyon nas meias-finais do torneio (as francesas costumam ser habituais candidatas ao título europeu) e que estão de baterias apontadas a abater as atuais tricampeãs para quebrarem o jejum que as assola desde a temporada 2006/07, data em que levantaram a outrora UEFA Women’s Cup. Para além do Lyon, as londrinas deixaram pelo caminho emblemas como o Real Madrid e lideraram o grupo C da prova com 15 pontos alcançados num lote onde constavam igualmente o Bayern de Munique, Juventus e Valarenga.

Na outra bateria, o Barcelona, que entra em campo diante dos gunners, em plena janela de bonança, fruto da conquista recente da Liga Espanhola, numa temporada que tem sido de completo domínio – 28 vitórias e apenas duas derrotas em 30 partidas disputadas no campeonato. Já a nível internacional, o emblema da Catalunha segue de ‘vento em popa’, igualmente com um registo notável (sofreram apenas uma derrota na Liga dos Campeões e ‘esmagaram’ as turmas do Wolfsburg e Chelsea.

Assim sendo, e tal como já foi referido, este será um duelo onde as emoções estarão à flor da pele, com o Barcelona a querer criar hegemonia para além fronteiras e o Arsenal a voltar a ser feliz, numa prova onde tem sido ausente entre os recentes vencedores.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Arsenal e Barcelona já mediram forças por quatro ocasiões na história, com duas vitórias para cada um dos lados.
  2. O último encontro entre as inglesas e espanholas foi na temporada 2021/22, com uma vitória clara das catalãs.
  3. A última vitória das londrinas diante da turma da Catalunha foi em outubro de 2012 (4-0).
  4. Jenni Hermoso (atualmente no Tigres) foi a última futebolista do Barcelona a faturar frente ao Arsenal.
  5. Frida Maanum (médio dos gunners) abanou as redes das espanholas na goleada sofrida por 4-1, igualmente na temporada de 2021/22.
  6. Barcelona já venceu a Liga dos Campeões por três vezes (2021, 2023 e 2024).
  7. Já o Arsenal pretende revalidar o título europeu alcançado em 2006/07.
  8. Kika Nazareth é a única atleta portuguesa a representar o Barcelona.
  9. Na presente edição da Liga dos Campeões, o Arsenal já celebrou golo por 36 ocasiões, enquanto o Barcelona já abanou as redes adversárias por 44 vezes.
  10. A árbitra da partida será Ivana Martincic (Croácia) e contará com Tiago Martins no VAR.

JOGADORES A TER EM CONTA

Alessia Russo – A cumprir a sua segunda temporada ao serviço dos gunners, a internacional inglesa tem sido um dos pontos fortes da frente de ataque do Arsenal. A avançado de 26 anos conta, até ao momento, com 20 golos assinalados e cinco assistências, tornando-se num dos fatores para ter especial atenção pelo Barcelona.

Ewa Pajor – Numa temporada a roçar a perfeição por parte do Barcelona, uma das caras do sucesso das catalãs passa pela ponta-de-lança polaca. Com um registo impressionante – 42 golos em 44 partidas, a atleta poderá ser um dos A’s de trunfo para a conquista da Liga dos Campeões pela terceira vez consecutiva.

XI´s PROVÁVEIS

Arsenal – Manuela Zinsberger, Emily Fox, Leah Williamson, Steph Catley, Kim Little, Katie McCabe, Frida Maanum, Chloe Kelly, Caitlin Foord, Alessia Russo, Mariona Caldentey

Treinadora: Renée Slegers

«Respeitamo-las muito como equipa. São todas jogadoras muito inteligentes e tecnicamente capazes, por isso será um grande desafio para nós. Penso que é um desafio que ainda não enfrentámos no campeonato nem na Europa. Vamos tentar replicar o máximo de momentos possível nos treinos e preparar-nos para tudo o que está para vir».

Barcelona – Cata Coll, Irene Paredes, Mapi León, Ona Batlle, Aitana Bonmatí, Patri Guijarro, Alexia Putellas, Salma Paralluelo, Caroline Graham Hansen, Fridolina Rolfö, Ewa Pajor.

Treinador: Pere Romeu

«O que eu mais gosto é quando me sento no meu gabinete e vejo o Arsenal, vejo muitos jogos do Arsenal, vejo o que o Arsenal faz, vejo quem são as jogadoras mais importantes da equipa, como nos vamos preparar, como vamos treinar, o que propomos, e quando fazemos tudo isto é quando me sinto mais calmo, mais confiante e mais convicto».

PREVISÃO DE RESULTADO: Arsenal 0-2 Barcelona

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

Justin de Haas vence o prémio de defesa do mês da Liga Portugal

Justin De Haas venceu o prémio de defesa do mês da Liga Portugal. O defesa levou a melhor perante Leonardo Lelo e Jan Bednarek.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...

US Open #3: Carlos Alcaraz é o novo rei de Nova Iorque e do mundo

A final de um Grand Slam voltou a ser...