Bayern 0-4 Real Madrid: Furacão blanco rumo a La Decima

    Está encontrado o primeiro finalista da presente edição da Liga dos Campeões. O Real Madrid, num Allianz Arena absolutamente cheio, deu um “banho de bola” ao Bayern, venceu por 0-4 e carimbou o passaporte para Lisboa. Sergio Ramos e Cristiano Ronaldo bisaram na partida e foram dois dos protagonistas de uma noite histórica para o futebol europeu.

    Ambos os conjuntos apresentaram onzes muito idênticos aos da semana passada – apenas uma alteração em cada lado. No Real Madrid, Ancelotti fez entrar Bale para o lugar de Isco, mas os merengues mantiveram o 4-4-2, com Di María na esquerda, Bale na direita, Modric e Xabi Alonso no centro e Ronaldo no apoio a Benzema. No Bayern, Guardiola optou por um meio-campo mais ofensivo, deixando Rafinha no banco, encostando o capitão Lahm à direita e concedendo a titularidade a Thomas Müller, que jogou nas costas de Mandzukic. Desta forma, cabia a Kroos (como pivot) e Schweinsteiger (como box-to-box) a ligação entre a defesa e o ataque.

    O Bayern começou por tentar impor-se através do seu jogo de posse, mas cedo se percebeu que o cenário da primeira mão se ia repetir: o Real Madrid, com uma defesa extraordinariamente agressiva e bem organizada, saía quase sempre com grande clarividência e velocidade para o contra-ataque. Bale teve nos pés a primeira grande ocasião de perigo da partida – aproveitando uma saída disparatada de Neuer, que deixou a baliza aberta, o galês, de muito longe, rematou por cima. Aos 16’ e aos 20’, a eliminatória ficou praticamente decidida: primeiro, num canto cobrado por Modric, Sergio Ramos ganhou nas alturas e fuzilou de cabeça para o 0-1; depois, num livre de Di María, o mesmo Sergio Ramos voltou a facturar, mergulhando para o 0-2.

    Dois golpes de cabeça de Sergio Ramos, dois golos  Fonte: UEFA
    Dois golpes de cabeça de Sergio Ramos, dois golos
    Fonte: UEFA

    A partir daí, o Real Madrid elevou ainda mais os seus índices de confiança e, sempre em contra-golpe, fez o que quis da defesa do Bayern. Pouco depois da meia hora, numa transição supersónica, Benzema soltou para Bale, o britânico ultrapassou Boateng em velocidade e assistiu Ronaldo, que, isolado, fez o terceiro do Real com toda a tranquilidade. Game-over para o Bayern – Die Roten passavam a necessitar de marcar cinco (!) golos para se apurarem para a final.

    Depois de Ronaldo falhar o alvo em mais um remate com a baliza escancarada – Neuer apareceu várias vezes como verdadeiro líbero -, ainda houve tempo para Xabi Alonso ver um amarelo que o deixa de fora da final de Lisboa, para Ribéry esbofetear Carvajal dentro da área sem que ninguém tivesse dado por nada e para uma série de escaramuças entre os jogadores das duas equipas antes do intervalo. De resto, o luso Pedro Proença teve muito trabalho, mas controlou muito bem todos os conflitos e fez uma excelente arbitragem. O Real terminou claramente por cima e o Bayern revelou-se incapaz de ameaçar a baliza de Casillas.

    No regresso dos balneários, o Bayern entrou com Javi Martinez no lugar de Mandukic, à procura de um golo que pudesse limpar a péssima imagem deixada durante o primeiro tempo. O Real, ligeiramente menos agressivo no momento defensivo, embora sempre muito concentrado, consentiu algumas oportunidades de golo ao adversário, mas os bávaros acabaram mesmo por não conseguir marcar. Robben e Ribéry, aparecendo pelo meio, tentaram a sua sorte com remates muito perigosos, e Kroos, de meia e longa distância, também assustou. Já sem Müller e Ribéry em campo e com Pizarro e Götze nos seus lugares, foi o ex-Dortmund a desperdiçar a última grande ocasião de perigo para os alemães.

    Ronaldo fez jus ao título de melhor do mundo e foi decisivo  Fonte: UEFA
    Ronaldo fez jus ao título de melhor do mundo, marcou dois e bateu records 
    Fonte: UEFA

    Os blancos, utilizando menos o contra-ataque e privilegiando, sempre que possível, transições pausadas e em apoio, iam procurando evitar que o ritmo de jogo aumentasse e nunca perderam o controlo da partida. A um quarto de hora do fim, Ancelotti começou a queimar substituições: Varane substituiu um super-Sergio Ramos em risco de suspensão, Benzema cedeu o lugar a Isco e Casemiro permitiu a saída de Di María, que hoje teve mais um desempenho assombroso.

    O jogo não podia terminar sem a cereja no topo do bolo: em cima dos noventa minutos, Ronaldo ganhou uma falta à entrada da área, assumiu a cobrança do livre e, quando todos esperavam um tiro, o internacional português atirou rasteiro, por baixo da barreira, fazendo o 0-4 final. Foi a estocada final num Bayern completamente impotente face à excelência e à mestria do Real  – uma exibição de sonho para os merengues, um autêntico pesadelo para o germânicos.

    Sem me querer alongar muito mais, não posso deixar de fazer referência às exibições estratosféricas de alguns (na verdade, quase todos!) jogadores do Real Madrid: Carvajal e Coentrão foram intransponíveis e fizeram um jogo a rondar a perfeição; Pepe e Ramos dominaram no jogo aéreo e foram dois monstros no eixo defensivo; Xabi Alonso fez mais um grande jogo – tem uma classe e uma experiência enormes e vai fazer falta na final; Modric está num momento de forma assustador – faz tudo bem, joga com uma intensidade incrível, é estupidamente inteligente, mete a bola onde quer e defende e ataca como muito poucos; Di María é um talento, muito rápido e com pormenores técnicos soberbos, mas é igualmente um mouro de trabalho que nunca pára de correr – hoje foi fundamental para o sucesso da sua equipa; Bale foi um perigo à solta e também trabalhou muito em prol do colectivo; Ronaldo… é Ronaldo.

    Coentrão esteve irrepreensível mais uma vez - fantástica performance  Fonte: UEFA
    Coentrão esteve irrepreensível mais uma vez – fantástica performance
    Fonte: UEFA

    O Real Madrid destruiu por completo o actual campeão europeu, como muito poucos acreditavam ser possível. Defenderam com tudo e atacaram com tudo, estiveram bem em todos os momentos do jogo, foram mais inteligentes e mais determinados. Há que fazer a devida vénia a Carlo Ancelotti, que preparou muito bem o duelo e ganhou em toda a linha. O técnico italiano está, assim, a uma vitória de conquistar a sua quinta Liga dos Campeões (terceira como treinador). Independentemente do finalista apurado amanhã, o Real Madrid será sempre o favorito na Luz. Resta agora saber se vai ter pela frente o rival madrileño do Atlético ou um Chelsea comandado pelo seu anterior treinador, José Mourinho.

    A Figura
    Cristiano Ronaldo – tem 16 golos em 10 jogos. Repito: 16 golos. Hoje apontou dois e fez história, batendo o record de número de golos alcançados numa só edição da Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus. É, sem dúvida, dos melhores futebolistas de sempre e hoje esteve ao seu melhor nível.

    O Fora-de-Jogo
    Pep Guardiola – sou um profundo admirador do catalão, mas tem de ser ele a assumir o rotundo fracasso da equipa. Ao cabo de 180 minutos de tiki-taka, o Bayern sofreu cinco golos e não foi capaz de marcar. Os campeões alemães acabaram humilhados no Allianz Arena e isso deve ser motivo de reflexão interna.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Francisco Manuel Reis
    Francisco Manuel Reishttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado pela escrita, o Francisco é um verdadeiro viciado em desporto. O seu passatempo favorito é ver e discutir futebol e adora vestir a pele de treinador de bancada.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Argentina goleia Brasil por 4-1 e aumenta a contestação contra Dorival Júnior

    A Argentina goleou o Brasil por 4-1, na jornada 14 de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026. Nicolás Otamendi foi titular e alinhou os 90 minutos.

    Moçambique de Geny Catamo goleado pela Argélia: Eis os resultados da qualificação africana para o Mundial 2026

    O Moçambique perdeu com a Argélia por 5-1 na qualificação africana para o Mundial 2026. Geny Catamo marcou belo golo.

    Geny Catamo marca belo golo pelo Moçambique

    O Moçambique está a perder com a Argélia por 3-1 na qualificação africana para o Mundial 2026. Geny Catamo teve momento de destaque.

    Argentina qualifica-se para o Mundial 2026 e vai defender o título: Eis os 7 apurados até ao momento

    A Argentina garantiu esta terça-feira a qualificação para o Mundial 2026. Seleção de Lionel Scaloni apurou-se após empate do Uruguai.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Noruega bate Israel com hat-trick de assistências de Odegaard: Eis os resultados do dia da qualificação para o Mundial 2026

    A Noruega goleou esta terça-feira o Israel por 4-1 na jornada 2 da qualificação europeia para o Mundial 2026. Andreas Schjelderup titular.

    FC Porto regressa aos treinos ainda sem os internacionais

    O FC Porto vai enfrentar este domingo o Estoril Praia para a jornada 27 da Primeira Liga. Dragões voltaram aos treinos.

    Os três tigres de Cincinnati: O ataque é a melhor defesa? | NFL

    Depois de uma longa espera - e até recorrendo...

    Filho de uma lenda do futebol é um novo alvo do Manchester United de Ruben Amorim

    O Manchester United está interessado em Justin Kluivert, do Bournemouth. Extremo neerlandês tem estado em destaque na Premier League.

    Portugal falha qualificação para o Euro Sub-19 de 2025

    Portugal perdeu com a Inglaterra por 1-0 na terceira jornada da qualificação para o Euro Sub-19 de 2025. Ingleses apurados.

    FPF: Conhecidos os arguidos da Operação Mais-Valia após buscas da Polícia Judiciária

    A Polícia Judiciária fez buscas nas instalações da Federação Portuguesa de Futebol devido sobretudo à venda da antiga sede. Eis os arguidos.

    Marco Verratti pode deixar Al Arabi no verão e é o alvo prioritário de outro clube

    Marco Verratti está em final de contrato com o Al Arabi. Internacional italiano pode trocar de clube no Catar e rumar ao Al Duhail.

    Emirados Árabes Unidos de Paulo Benfica vencem e Coreia do Sul de João Aroso empata

    Os Emirados Árabes Unidos de Paulo Bento derrotaram a Coreia do Norte por 2-1, na oitava jornada da qualificação asiática para o Mundial de 2026. Já a Coreia do Sul de João Aroso empatou.

    Morreu a antiga jogadora Anabela Santos

    O futebol está de luto com a morte de Anabela Santos. A antiga internacional A pela Seleção Nacional partiu aos 57 anos.

    Atlético Madrid quer reforçar defesa com jogador da Premier League

    O Atlético Madrid está interessado na contratação de Cristián Romero. O defesa-central argentino pertence aos quadros do Tottenham.