Goleada para confirmar o favoritismo e o apuramento | Backa Topola 1-4 SC Braga

- Advertisement -

Apenas um play-off separa o SC Braga da fase de grupos da Liga dos Campeões! Sem surpresa, a equipa portuguesa deslocou-se até à Sérvia para sentenciar uma eliminatória que nunca esteve em dúvida, com uma goleada por 1-4 sobre o Backa Topola, e confirmou o apuramento para o play-off da Liga dos Campeões, poucos dias após o mau arranque de campeonato.

Ora, o Backa Topola apresentou-se num 4-3-3, no qual o meio-campo era composto por Petar Stanic, Milan Radin e Nikola Kuveljić, ao passo que Sasa Jovanović, Marko Rakonjac e Milos Pantovic formavam o trio atacante. No entanto, a turma sérvia fechava-se em 4-4-2, com a preocupação de impedir a ligação de Pizzi com Al Musrati-Vítor Carvalho.

Já o Braga dispunha-se num 4-2-3-1, com Pizzi a ser o dínamo da equipa, jogando à frente do duplo-pivot do meio-campo formado por Al Musrati e Vítor Carvalho, e atrás do homem da frente, Álvaro Djaló, que jogava na frente, como espécie de “falso 9”, com muita liberdade de movimentos e em constantes permutas posicionais. Nas alas, Ricardo Horta atuava pela direita e Bruma pela esquerda, procurando movimentos interiores, deixando o corredor inteiro para os laterais Víctor Gómez e Adrián Marín subirem e explorarem as costas dos defesas contrários, por vezes. Um ataque móvel, portanto. Ricardo Horta destacava-se como assistente, Bruma rasgava a partir da esquerda, Djaló incisivo e Gómez esticava pela direita.

O Backa Topola até tentou ameaçar nos primeiros momentos do jogo, a assumir a posse de bola a meio-campo para atrair e lançar longo, para as costas dos laterais do Braga, mas o resultado foi nulo, com os arsenalistas bem preparados e organizados.

Assim, com o passar do tempo, o Braga foi assumindo as rédeas do encontro e ficando mais confortável com o controlo do jogo e, claro, com o avolumar do resultado e do agregado da eliminatória.

A forma demasiado permissiva como defendeu a equipa sérvia fez com que no espaço de 20 minutos o Braga conseguisse chegar aos 0-4. Com dinâmica pelo flanco direito e Pizzi a aproveitar a oportunidade para dar dores de cabeça a Artur Jorge, certamente a tentar resolver alguns problemas após o desaire com o FC Famalicão, o Braga entrou em modo rolo compressor e o resultado alterou-se de forma natural. Pizzi, Bruma, Álvaro Djaló e Al Musrati fizeram o gosto ao pé, com recortes técnicos interessantíssimos pelo meio. Ricardo Horta assistiu duas vezes e Victor Gómez aproveitou todas as facilidades concedidas pelo lado esquerdo da defesa sérvia.

Foram quatro golos em 20 minutos. Um arranque de partida avassalador dos bracarenses e uma vantagem que marcava a diferença notória entre as duas equipas, embora a eficácia do Braga fosse notável. Atenção à solução de Álvaro Djaló como avançado-centro, já que tem potencial em certos cenários. Desde logo, porque o Braga utiliza médios com timing e inteligência nas ruturas (Pizzi e Ricardo Horta). A equipa leu bem o espaço por fora e os laterais destacaram-se.

Aos 39 minutos, o Backa Topola fez o primeiro golo da história num encontro europeu. Rakonjac deixou uma marca na história deste modesto clube sérvio, que ainda terá de crescer muito mais para sonhar em chegar à fase de grupos de uma Liga dos Campeões.

Ao intervalo, o jogo e a eliminatória estavam totalmente controlados pelo Braga, que protagonizou uns primeiros 15 minutos que tiraram qualquer dúvida que pudesse existir em relação a esta eliminatória. Cínica, a equipa lusa baixou linhas e deixou o Backa Topola ter bola, com a consciência de que em ataque rápido conseguia ferir o seu adversário. O golo (de honra) marcado pelos sérvios, na única oportunidade criada, serviu de consolo para os seus adeptos.

A pensar no que vem daqui para a frente, Artur Jorge trabalhou o resto da equipa, aproveitando para estrear Rony Lopes e dar oportunidades aos jovens Roger Fernandes e Djibril Soumaré.

A segunda parte, a um ritmo de passeio, por motivos óbvios, podia ter resultado numa vantagem ainda maior na eliminatória para a equipa portuguesa, mas o resultado acabou por não se alterar.

Sem contestação. O SC Braga vence a eliminatória por 1-7 no agregado, num jogo sem história, depois de uma primeira parte avassaladora do conjunto de Artur Jorge. Dominou, geriu o jogo como quis e não concedeu praticamente nenhuma oportunidade ao seu adversário, que, claramente, demonstrou não ter os mesmos argumentos.

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Suárez é alvo do Newcastle e Sporting já definiu o preço do avançado

Luis Suárez só sai pela cláusula de rescisão. Sporting quer resistir ao assédio do Newcastle e pretende segurar o colombiano.

Rodrigo Zalazar já tem acordo pessoal com o Sporting para contrato até 2031 e negócio está em andamento

Rodrigo Zalazar chegou a acordo com o Sporting para os termos pessoais. Leões e Braga prosseguem negociações.

Sérgio Conceição: «Tive contactos com clubes italianos, mas não digo os nomes»

Sérgio Conceição, treinador do Al Ittihad, confirmou em declarações ao jornal Repubblica ter sido abordado por clubes italianos.

Benfica empata um terço dos jogos no campeonato: eis as equipas que travaram as águias

O Benfica somou o 11.º empate da temporada para a Primeira Liga, frente ao Braga. As águias mantêm-se invictas para o campeonato.

PUB

Mais Artigos Populares

Ousmane Dembélé após receber o prémio de melhor jogador da Ligue 1: «Todos os troféus individuais que ganhei são graças a toda esta equipa»

Ousmane Dembélé foi eleito o melhor futebolista da Ligue 1 pela segunda época consecutiva. Michael Olise foi distinguido como o melhor jogador francês a atuar no estrangeiro.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Nós sabíamos que íamos bater 4×4, mas tentámos ajustar a meio da primeira parte»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Rio Ave. Técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede na conferência de imprensa.

Ex-diretor de comunicação do Benfica arrasa Rui Costa: «Ninguém o leva a sério nos corredores do poder»

O antigo diretor de comunicação do Benfica, João Gabriel, recorreu às suas redes sociais para criticar a atual direção do Benfica.