Liga dos Campeões | 5 campanhas surpreendentes

4. FC Girondins Bordeaux (2009/2010) – Campeões a superar as expectativas

Entre o fim do domínio de oito anos do Olympique Lyonnais e o início do domínio do Paris Saint-Germain FC, a Liga Francesa teve quatro vencedores em quatro edições diferentes. O primeiro desses foi o Bordéus, que entrou na “Champions” de 2009/2010 com o estatuto de campeão francês. Orientados por Laurent Blanc, os girondinos até tinham um plantel interessante, mas já vamos ver porque esta campanha é tão surpreendente.

É que, na fase de grupos, foram sorteados juntamente com o FC Bayern Munchen e a Juventus FC, para além dos israelitas do Maccabi Haifa FC. Poder-se-á argumentar que alemães e italianos não passavam os melhores momentos, mas vencer o grupo com uns impressionantes 16 pontos e apenas dois golos sofridos é um feito de assinalar.

As duas vitórias em casa frente a esses colossos do futebol mundial e o triunfo por 2-0 em Munique perduram, seguramente, na memória dos adeptos do Bordéus. Nos oitavos-de-final, os franceses foram brindados pela sorte, evitando alguns tubarões. O adversário foi o Olympiacos FC, ultrapassado com um agregado de 3-1.

Curiosamente, a eliminação veio aos pés de outra equipa francesa: o Olympique Lyonnais, que nos oitavos tinha eliminado o Real Madrid CF. O 3-1 da primeira mão, em Lyon, acabou por ser determinante, com o 1-0 da segunda mão, em Bordéus, a revelar-se insuficiente.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: José Mourinho é o novo treinador do Benfica

José Mourinho é o novo treinador do Benfica. O técnico português de 62 anos assinou contrato até junho de 2027.

Luís Castro arrasa Sá Pinto por 7-1: eis os resultados do dia na Champions Legue Asiática 2

No duelo entre treinadores portugueses, Luís Castro levou a melhor e viu o seu Al Wasl golear o Esteghlal de Ricardo Sá Pinto por 7-1, com Pedro Malheiro a deixar a sua marca no marcador.

Bayern Munique entra na corrida e quer desviar defesa ao Liverpool

O Bayern Munique está interessado na contratação de Marc Guéhi, central do Crystal Palace, com o internacional inglês a surgir como alvo de vários clubes para o próximo verão.

Portugal carimba passagem aos oitavos de final do Mundial de Voleibol

A seleção portuguesa garantiu o apuramento para os oitavos de final do Campeonato do Mundo de voleibol após vencer a Colômbia e beneficiar do triunfo dos Estados Unidos sobre Cuba.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool e Atlético Madrid empatam, Chelsea vence na Alemanha: eis os resultados do dia na UEFA Youth League

UEFA Youth League trouxe um empate sem golos entre Liverpool e Atlético de Madrid, enquanto o Chelsea bateu o Bayern em Munique por 2-3.

FC Porto ao ataque contra a Liga Portugal e o Arouca: «Mais um triste episódio que envergonha o futebol português»

O FC Porto já reagiu ao adiamento do encontro contra o Arouca da sétima jornada da Primeira Liga. Dragões revoltados com a decisão da Liga Portugal.

Benfica vai ter opção para estender contrato de José Mourinho para lá de 2027: eis os novos detalhes

José Mourinho vai assinar um contrato válido até 2027 com o Benfica. Águias ficarão com opção para estender por mais uma temporada.