Liga dos Campeões | 5 campanhas surpreendentes

    2. IFK Gotemburgo (1994/1995) – Um feito 100% sueco

    Durante os anos 80 e 90 o clube sueco foi presença habitual no degrau mais alto do futebol europeu, tendo até chegado às meias-finais da Taça dos Campeões Europeus em 1986.

    Desde a criação da Liga dos Campeões, em 1992/1993, a assiduidade foi caindo, contando-se apenas quatro aparições. A melhor de todas foi na temporada 1994/1995. Tão boa que, hoje, parece mentira dizer que o IFK Gotemburgo já ficou em primeiro num grupo com FC Barcelona, Manchester United FC e Galasataray SK.

    Com uma equipa totalmente sueca, venceram todos os jogos em casa e ainda o confronto na Turquia, tendo empatado em Camp Nou. Para a história ficam a vitória por 2-1 frente ao Barcelona (com dois golos nos últimos 15 minutos a responder ao tento madrugador de Stoichkov) e o 3-1 diante do Manchester United.

    Nos quartos de final da Liga dos Campeões acabaram eliminados pelo FC Bayern Munchen, mas não sem dar luta. Um empate a zero na Alemanha e uma igualdade a dois golos na Suécia, que permitiram aos bávaros avançar com vantagem na diferença de golos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vasco Borges
    Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
    Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.