Liga dos Campeões | 5 campanhas surpreendentes

3. Leeds United FC (2000/2001) – 16 jogos para a história

Não se pode dizer que o Leeds United tenha um longo historial de participações na prova rainha do futebol de clubes, mas quando lá chega deixa a sua marca. Esteve duas vezes na Taça dos Campeões Europeus e foi finalista vencido em 1975 e semifinalista em 1970. Na atual Liga dos Campões só participou numa ocasião e chegou às “meias-finais”.

Em 2000/2001, a Liga dos Campeões disputava-se num formato de duas fases de grupos, o que, em teoria, dificultava ainda mais a existência de surpresas. No total, o Leeds fez 16 jogos. Na primeira fase de grupos, os ingleses viram-se num grupo com AC Milan, FC Barcelona e Besiktas JK, mas não se acanharam. Em casa não perderam e fora de casa só foram derrotados em Camp Nou. Os nove pontos conquistados foram suficientes para passar em segundo lugar, atrás do AC Milan.

Na segunda fase de grupos os adversários eram o Real Madrid CF, a SS Lazio e o RSC Anderlecht. Apesar de terem perdido os dois confortos com os espanhóis – um deles, um frenético 3-2 no Santiago Bernabéu – foram, por exemplo, ganhar a Roma e golearam em Bruxelas. Mais uma vez, garantiram o segundo lugar.

Nos quartos de final eliminaram o RC Deportivo La Coruña, à data, uma das boas equipas do futebol espanhol. A goleada por 3-0 em casa, com golos de Ian Harte, Alan Smith e Rio Ferdinand, permitiu que os ingleses perdessem na Galiza por 2-0. Nas “meias”, mais um adversário espanhol: o Valencia CF. Infelizmente para os ingleses, a caminhada não acabou em beleza, depois de um empate a zero, em casa, e um duro 3-0 em Valencia.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Georgios Vagiannidis e as primeiras semanas no Sporting: «O nível é ainda mais elevado do que pensava»

Georgios Vagiannidis abordou as primeiras semanas ao serviço do Sporting. O defesa grego deixou rasgados elogios aos companheiros de equipa.

Imprensa turca garante que há entendimento entre Benfica e Fenerbahçe para a saída de Kerem Akturkoglu após o playoff

A novela em torno de Kerem Akturkoglu continua. A imprensa turca assegura que há um entendimento entre o Benfica e o Fenerbahçe pelo avançado.

Julian Weigl perto de trocar o futebol da Alemanha pelo da Arábia Saudita

O futuro de Julian Weigl está perto de ficar definido. O médio alemão que passou pelo Benfica deve rumar ao Al Qadisiyah.

Fechado: Fábio Silva ruma a gigante da Bundesliga por 26,5 milhões de euros

O negócio está fechado e Fábio Silva vai ser jogador do Borussia Dortmund. O avançado português deixa o Wolverhampton por um valor de 26,5 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho elogia Anderson Talisca mas aponta fatores que condicionaram a sua carreira: «Foi impeditivo de ter uma carreira muito melhor»

José Mourinho falou sobre Talisca na véspera do duelo entre Benfica e Fenerbahçe, referente ao playoff de acesso à Champions League.

Leon Bailey ruma à AS Roma por empréstimo do Aston Villa

O Aston Villa cedeu Leon Bailey à AS Roma até ao final da presente temporada. O empréstimo contempla uma cláusula de compra de 22 milhões de euros.

Lucas Vásquez termina ligação de 18 anos com o Real Madrid e é reforço do Bayer Leverkusen de Erik ten Hag

Lucas Vásquez é o novo reforço do Bayer Leverkusen. O internacional espanhol despediu-se do Real Madrid e assinou até 2027.