Liga dos Campeões | 5 campanhas surpreendentes

    4. FC Girondins Bordeaux (2009/2010) – Campeões a superar as expectativas

    Entre o fim do domínio de oito anos do Olympique Lyonnais e o início do domínio do Paris Saint-Germain FC, a Liga Francesa teve quatro vencedores em quatro edições diferentes. O primeiro desses foi o Bordéus, que entrou na “Champions” de 2009/2010 com o estatuto de campeão francês. Orientados por Laurent Blanc, os girondinos até tinham um plantel interessante, mas já vamos ver porque esta campanha é tão surpreendente.

    É que, na fase de grupos, foram sorteados juntamente com o FC Bayern Munchen e a Juventus FC, para além dos israelitas do Maccabi Haifa FC. Poder-se-á argumentar que alemães e italianos não passavam os melhores momentos, mas vencer o grupo com uns impressionantes 16 pontos e apenas dois golos sofridos é um feito de assinalar.

    As duas vitórias em casa frente a esses colossos do futebol mundial e o triunfo por 2-0 em Munique perduram, seguramente, na memória dos adeptos do Bordéus. Nos oitavos-de-final, os franceses foram brindados pela sorte, evitando alguns tubarões. O adversário foi o Olympiacos FC, ultrapassado com um agregado de 3-1.

    Curiosamente, a eliminação veio aos pés de outra equipa francesa: o Olympique Lyonnais, que nos oitavos tinha eliminado o Real Madrid CF. O 3-1 da primeira mão, em Lyon, acabou por ser determinante, com o 1-0 da segunda mão, em Bordéus, a revelar-se insuficiente.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vasco Borges
    Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
    Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.