Sporting 4-1 Manchester City | Rúben Amorim merece o final perfeito e sim, correu demasiado bem

Nunca tinha visto um treinador sair a meio da época e ser homenageado, aplaudido e atirado ao ar pelos jogadores. Nunca tinha visto o Sporting golear o tetracampeão da Premier League. Nunca tinha visto uma noite assim. Rúben Amorim é especial e merece o final perfeito em Alvalade, depois de ter conquistado 2 Primeiras Ligas, 2 Taças da Liga e uma Supertaça de Portugal. Mas muito mais do que isso, foi o transformar um Sporting desamparado, a meio de uma hegemonia entre o Benfica e o FC Porto, num Sporting líder e referência, com os adeptos unidos à volta da equipa. Em Portugal, graças a Rúben Amorim, o futebol já não é a dois. Até se pode dizer, que em momentos, foi a um. Agora vamos ver.

Foi uma semana de muita emoção para o Sporting e os seus adeptos. Há quem compreenda a saída de Rúben Amorim e há quem esteja desiludido, mas todos estão tristes. Pondo as coisas em perspetiva, no dia 5 de março de 2020, chegou ao Sporting um treinador novato, ex-Benfica enquanto futebolista, foi logo criticado por ser caro (saiu barato), conquistou os adeptos, títulos e Portugal. Quatro anos e meio depois, já se senta à mesa dos melhores treinadores do Sporting e, no seu último jogo em Alvalade, goleou o Manchester City por 4-1, antes de rumar ao Manchester United. São histórias bonitas como estas em que a vida se assemelha a filme.

Em Alvalade, Rúben Amorim foi muito aplaudido e houve uma homenagem com uma enorme tarja a dizer: «Obrigado», junto dos títulos que o técnico conquistou pelo Leão. Pouco antes do apito do árbitro, viu-se um mar de luzes verdes e a euforia leonina, enquanto se cantava mais uma vez «O Mundo Sabe que». Cheirava a história. Inicialmente pode ter tido o efeito contrário nos jogadores do Sporting, pois, embora se sentisse o enorme apoio dos adeptos, a pressão também era grande e o adversário ainda maior. Prova disso foi a entrada.

Logo aos quatro minutos, Morita perdeu a bola na 1.ª fase de construção e tanto ele como Franco Israel ficaram mal na fotografia. 1-0 para o Manchester City. Mais tarde, Viktor Gyokeres, completamente sozinho com Ederson, desperdiçou uma grande oportunidade. No geral da primeira parte, o Sporting apresentou dificuldades na saída de bola desde trás e começou a jogar longo, procurando explorar o espaço nas costas fruto da linha alta do Manchester City, mas notava-se os nervos. Parecia mais uma questão psicológica do que tática. O golo ao intervalo (Viktor Gyokeres a redimir-se) foi uma energia extra e fundamental.

A segunda parte foi histórica e começou ligada à corrente. Embora o Sporting tenha ferido mais em transição ofensiva, marcou logo em ataque apoiado, com um Pedro Gonçalves louco a assistir Maxi Araújo. Depois vem o penálti e o bis de Viktor Gyokeres. Havia pessoas a gritar e outras a chorar. Algumas os dois. A verdade é que algo mudou e pensava-se mais numa goleada do Sporting do que uma reviravolta do Manchester City. Erling Haaland falhou um penálti e Viktor Gyokeres marcou outro, fazendo o hat-trick. Tudo correu bem, Rúben. Aliás, demasiado bem. Foi a estrelinha.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho faz proposta de 20 milhões de euros por médio do Bayer Leverkusen

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Exequiel Palacios. O médio internacional argentino pertence aos quadros do Bayer Leverkusen.

Wolverhampton de Vítor Pereira garante contratação de lateral camaronês por 12 milhões de euros

O Wolverhampton já fechou a contratação de Jackson Tchatchoua. O lateral-direito camaronês vai deixar o Hellas Verona.

Vasco Matos lamenta empate do Santa Clara frente ao Larne: «Não apaga a exibição que fizemos e as situações que criámos»

Vasco Matos analisou o empate do Santa Clara frente ao Larne, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Carlos Vicens elogia jogadores do Braga após triunfo com o Cluj: «Gostei do esforço e da predisposição dos jogadores para fazer bem as coisas»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga frente ao Cluj, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Allan Saint-Maximin deixa elogios para José Mourinho após uma época com troca de picardias: «Um dos melhores treinadores da minha carreira, é como um...

Allan Saint-Maximin foi oficializado como reforço do Club América, do México, e foi chamado a falar da relação com José Mourinho. O avançado deixou elogios.

Cenário caricato: Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal

O Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal. Os minhotos defrontam os Lincoln Red Imps, que são de Gibraltar, mas jogam no Estádio do Algarve.

João Mário critica Besiktas apesar do apuramento na Conference League: «Temos de melhorar defensivamente»

João Mário deixou críticas para o Besiktas, apesar do apuramento da equipa turca para os playoffs de acesso à fase de liga da Conference League.