VAR na Liga dos Campeões: cedo ou tarde demais?

    É oficial. Depois da FIFA se ter deixado seduzir por esta nova ferramenta de apoio ao árbitro, ao tê-la implementado no Mundial, foi a vez da UEFA confirmar a utilização do VAR na edição 19/20 da Liga dos Campeões. Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, justifica esta demora na adoção do vídeo-árbitro com o tempo necessário à adaptação e criação de um sistema robusto e ao treino dos profissionais, de forma a que esta implementação seja um sucesso na Liga dos Campeões.

    Do meu ponto de vista, esta medida peca por tardia podendo, por exemplo, ter sido implementada na fase a eliminar da edição atual. É certo que os erros vão continuar a acontecer, mas a função do VAR é ajudar o árbitro a tomar melhores decisões, reduzindo o número de erros, mas não erradicando-os.

    A mostragem dos lances em análise nos ecrãs do estádio será algo a ter em conta para o futuro
    Fonte: FIFA

    A formação dos profissionais é o ponto mais benevolente desta ferramenta. Continuam a não ser assinalados penaltis claros ou a serem validados golos precedidos de fora-de-jogo sem que o vídeo-árbitro descortine estas infrações e as transmita ao árbitro principal. Muita das vezes, é preferível perder-se um minuto enquanto o árbitro principal visiona as imagens no monitor do que tomar-se uma decisão célere, mas errada.

    Outro dos aspetos que pode melhorar o espetáculo é, à semelhança do que acontece no rugby, a mostragem nos ecrãs do estádio das imagens que o árbitro verá no caso de ser alertado pelo VAR, para que todos possam perceber e interpretar o lance no momento.

    A arbitragem nunca será um assunto consensual e a polémica, mesmo com VAR, vai continuar. Esperemos é que este sistema seja bem utilizado, ajudando eficazmente o árbitro em decisões chave e que traga verdade desportiva a uma competição marcada, aqui ou acolá, por lances muito polémicos.

     

    Foto de capa: FIFA

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Brandão
    João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
    Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.