Vencer para manter o hino da Champions no Spotify até fevereiro | FC Barcelona x FC Porto

    Liga dos Campeões, 4.ª jornada: terça-feira, 20h00. 28 de novembro de 2023

    A ANTEVISÃO: VOLTAR ONDE NÃO SE TEM SIDO FELIZ PARA QUEBRAR O ENGUIÇO

    Cimeira ibérica de líderes. Líderes do grupo H da Liga dos Campeões, não das respetivas Ligas. FC Barcelona e FC Porto defrontam-se pela décima vez na história e com o bilhete para os oitavos-de-final de catalães e portugueses à espera de um carimbo que pode surgir hoje, em caso de triunfo. O momento interno não é o mais sólido de um lado e do outro, mas Liga dos Campeões é toda uma outra história.

    Na primeira volta, os três pontos seguiram para Barcelona, mas o equilíbrio da partida deixou bastante claro que o confronto de retorno não seria, de todo, pera doce para os culés. Também não o será par ao FC Porto, naturalmente (e historicamente). Quem aguentar melhor o peso da pressão e do momento (e, diga-se de passagem, ambos os clubes já tiveram elencos bem mais capazes de enfrentar tranquilamente estes momentos do que acontece atualmente) estará mais próximo da vitória e de selar já a presença na fase a eliminar.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O FC Barcelona venceu dois terços dos confrontos frente aos dragões (seis vitórias em nove jogos). O FC Porto venceu os restantes duelos, não se registando qualquer empate até agora entre os clubes.
    2. O FC Porto venceu uma das quatro deslocações a casa do FC Barcelona (0-1, em 1972). Foi a primeira visita portista aos catalães. Nas três visitas seguintes, os blaugrana venceram sempre e por dois ou mais golos.
    3. Apenas três dos nove confrontos diretos tiveram golos de ambas as equipas.
    4. Nos últimos três jogos entre balugrana e azuis-e-brancos, o FC Barcelona somou três vitórias, cinco golos marcados e nenhum sofrido.
    5. Nesta Liga dos Campeões, o FC Barcelona ainda só marcou de bola corrida (oito golos). O FC Porto soma sete golos de bola corrida, um de canto e um de grande penalidade.
    6. Catalães e portugueses são duas das melhores defesas desta edição da Liga dos Campeões (dois e três golos, respetivamente) e ainda não sofreram de bola parada.
    7. O FC Barcelona é uma das equipas com mais golos apontados nas primeiras partes (seis) e ainda não marcou na Champions para lá dos 66 minutos.
    8.  O FC Porto ainda não sofreu nas segundas partes nesta Liga dos Campeões.
    9. Sérgio Conceição é, a par de Marco Rose e Thoma Tuchel, o treinador que mais substituições faz nos últimos 15 minutos (11), demorando mais a mexer na equipa do que Xavi, que efetuou cinco substituições dos 45´ aos 60´, seis dos 60´ aos 75´e seis dos 75´em diante.
    10. Francisco Conceição é um dos jogadores utilizados em todos os jogos da fase de grupos a partir do banco. Perante a boa forma que atravessa, pode ter a primeira titularidade, mas caso volte a começar no banco, poderá ser uma solução de impacto como suplente utilizado.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Robert Lewandowski – o avançado polaco não está a ter a sua época de maior letalidade, mas não deixa de ser o segundo jogador com mais golos na Liga dos Campeões após os 30 anos (atrás de Cristiano Ronaldo). A sua presença na área será um grande foco de perigo e de atenção para o FC Porto, que terá ainda que lidar com os lances de 1×1 nas alas de outros jogadores catalães. A malha não pode esticar para todo o lado.

    Alan Varela – Ganhar o meio-campo ao FC Barcelona será meio-caminho andado para obter um bom resultado na Catalunha. Alan Varela, cada vez mais entrosado na equipa e cada vez mais preponderante com e, sobretudo, sem bola, terá uma missão de grande relevo na anulação do trio do miolo barcelonista. Provavelmente não será um jogo com muita bola para o argentino, mas o trabalho sem ela será fundamental.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Barcelona: Iñaki Peña; João Cancelo, Ronald Araújo, Koundé, Baldé; Gundogan, Pedri, de Jong; Raphinha, João Félix, Lewandowski.

    Treinador: Xavi Hernández

    “Não estamos ao nível de há um mês e meio ou dois meses. Temos de exigir mais de nós, recuperar a intensidade e mentalidade ganhadora. Temos de ser mais humildes, generosos e compactos”.

    FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Zaidu; Francisco Conceição, Alan Varela, Eustáquio, Pepê, Galeno; Taremi.

    Treinador: Sérgio Conceição

    “Vamos encontrar uma equipa fortíssima, cheia de bons jogadores. Um treinador com muita experiência, nesta competição e noutras. Já ganharam títulos, não há facilidades para ninguém, estamos à espera de um FC Barcelona fortíssimo para amanhã. Não estando um ou outro elemento, como no FC Porto, há sempre soluções. É um jogo competitivo, disputado entre duas boas equipas desta prova”.

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Barcelona 1-1 FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.