📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Antevisão do Atlético Madrid – Barcelona

- Advertisement -

Há muitos anos que o jogo da Liga Espanhola mais esperado pelos adeptos do futebol é o Real Madrid – Barcelona. Nenhum de nós esquecerá os recentes duelos fascinantes, com Messi e Ronaldo à cabeça.

Porém, este ano,o jogo mais aguardado da temporada realiza-se na próxima jornada e deixa o grandioso Real Madrid (e Ronaldo) de lado. Falo, claro está, no encontro do próximo sábado entre o Atlético Madrid e o Barcelona.

Antes de mais, devo referir que a partida tem este estatuto “especial” muito pelo mérito da equipa comandada por Diego Simeone. Que grande temporada estão a fazer os colchoneros! Todavia, as razões vão para além do óbvio.

Primeiro, temos ambas as equipas no topo da tabela com 49 pontos. Até nos golos marcados e sofridos as equipas se assemelham: o Barcelona tem 53 golos marcados e 12 sofridos, enquanto que o Atlético Madrid tem 47 golos marcados e 11 sofridos. Segundo, este é o jogo do regresso de Lionel Messi à Liga Espanhola. O astro argentino, que estava sem jogar desde 10 de Novembro, quando se lesionou na partida frente ao Real Betis, pode ser o fator decisivo não só do jogo, mas também do campeonato – ontem, em pouco mais de 25 minutos, fez 2 golos no jogo frente ao Getafe a contar para a Copa del Rey. Terceiro, este é um jogo que pode marcar toda a temporada das duas equipas. Passo a explicar: o Atlético Madrid, em caso de vitória, assume mais do que nunca o seu estatuto de candidato ao título. Se ganhar, o boost psicológico de confiança que uma vitória sobre o todo-poderoso Barcelona acarreta – para além do primeiro lugar, isolado – é demasiado significativo para ser posto de lado. Pode, e de que maneira, ser decisivo para as reais aspirações do Atlético Madrid.

Onze provável lançado pela MARCA
Onze provável lançado pela MARCA

Por outro prisma, em caso de vitória do Barcelona, a equipa de Tata Martino cimenta o seu poderio e afasta qualquer dúvida sobre quem é o grande aspirante ao título. Por outras palavras, põe fim à euforia em volta do Atlético e consegue, simultaneamente, aumentar a vantagem face aos rivais diretos.

Em termos mais técnicos, também a análise terá de envolver as características que particularizam este jogo. Não acredito que o Atlético de Madrid parta para uma ideia de jogo de ataque puro. Não me parece. À partida, o estilo de jogo dos colchoneros passará por contrariar a posse de bola típica do Barcelona, com o bloco do meio-campo e do ataque a efetuar uma pressão alta. Em mente estarão os desequilíbrios defensivos dos catalães, capazes de proporcionar ao Atlético Madrid saídas rápidas, tendo como alvo o avançado hispano-brasileiro Diego Costa.

O facto de jogar no Vicente Calderón (9 vitórias em 9 jogos), com uma massa adepta fanática e entusiasmada pela situação “anormal” que envolve o jogo, pode obrigar Diego Simeone a praticar um futebol mais ofensivo e a não modificar o ADN habitual do Atlético Madrid. No entanto, pela frente estará o Barcelona de Neymar, Xavi, Iniesta e, quem sabe, Messi. Ora, da parte do Barcelona é precisamente essa a grande dúvida para o jogo – sim, porque em termos táticos e estilísticos o Barcelona já não é capaz de surpreender. Penso que Tata Martino irá optar por sentar Messi no banco de suplentes, esperando pelo desenrolar do jogo. É lógico, não só porque as condições físicas do argentino não serão as melhores mas também porque ter a possibilidade de lançar um futebolista como Messi no decorrer da partida só poderá ser visto como um trunfo – e que trunfo.

Devo também realçar que prevejo que Tata Martino use uma marcação individual a Diego Costa, talvez com Mascherano, de forma a evitar as correrias alucinantes do avançado.

Espera-se um jogo disputado aos limites / Fonte: 2.pictures.zimbio.com
Espera-se um jogo disputado aos limites / Fonte: 2.pictures.zimbio.com

O meio-campo será decisivo no tempo de ação e na quantidade de ataques efetuados por ambas as equipas. Aí espera-se um Atlético Madrid batalhador e aguerrido, tentando ao máximo travar as investidas pelo centro do terreno de Xavi e Iniesta. Por fim, nas laterais de ambos os lados podemos esperar alguma contenção e rigidez posicional, ao contrário daquilo que é habitual, não fossem os extremos das duas equipas excelentes desequilibradores.

Os dados estão lançados, agora é esperar. O meu desejo, como amante deste desporto, é que seja um grande jogo de futebol. Que os nomes dos craques envolvidos façam justiça à sua fama e, usando o tão famoso cliché, que ganhe o melhor. Até sábado!

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.