Qual será o top-4 da La Liga 23/24?

    A nova temporada aproxima-se e lá fora a bola começa a rolar oficialmente em Espanha no próximo dia 11, com o pontapé de saída da La Liga. Tendo isso em conta, é importante fazer uma análise para perceber quem poderá ser coroado como campeão castelhano no final da época.

    Antes de passar aos habituais candidatos, vejamos que equipas podem surpreender na próxima edição da La Liga.

    5.

    Real Sociedad Fútbol – Depois de um sólido quarto lugar na temporada passada, que garantiu o acesso direto à Liga dos Campeões, a Real Sociedad apresenta-se novamente como uma ameaça aos lugares cimeiros. Cada vez melhor constituído para fazer frente aos tubarões, o conjunto de San Sebastian conseguiu segurar os melhores jogadores e reforçar-se com alguns nomes de qualidade, entre eles o avançado português André Silva.

    O plantel tem neste momento uma média de idades a rondar os 23 anos, por isso, a qualidade já demonstrada pela equipa jovem pode ainda atingir um maior pico. Sem dúvida uma equipa a manter debaixo de olho nesta próxima época.

    4.

    Villarreal CF – O clube da humilde cidade com pouco mais de 50 mil habitantes já demonstrou conseguir surpreender na Europa em épocas anteriores e desse modo a afirmação nacional é cada vez mais algo procurado pelo submarino amarelo. Em tempos de prosperidade financeira, a equipa da comunidade valenciana que viu partir jogadores como Samuel Chukwueze, Arnaut Danjuma e Nicolas Jackson foi capaz de se reforçar com outros nomes entusiasmantes como Alexander Sorloth, Matteo Gabbia e Ben Brereton Diaz.

    Tendo recebido cerca de 120 milhões de euros pela venda de jogadores, ainda se espera que a equipa de Quique Setién participe de forma ativa no mercado transferências até ao seu fecho. Atendendo isto, prevê-se um Villarreal forte na temporada que se avizinha.

    Concluída a enunciação de duas possíveis surpresas na próxima edição do campeonato espanhol, olhemos agora para aqueles que todos os anos se apresentam como candidatos ao título.

    3.

    Club Atlético de Madrid – Marcados pela inconsistência e imprevisibilidade, os colchoneros acabaram a última temporada na terceira posição da tabela classificativa, apenas a um ponto do rival, Real Madrid. Com a permanência de Diego Simeone no comando da equipa e o fraco investimento na mesma, não se sabe verdadeiramente aquilo que o Atlético pode dar nesta próxima temporada.

    Será este mais um ano de futebol pobre e enfadonho ou está aí à porta uma época de revolução tática que acabe com a monotonia do clube?

    Poderá João Félix permanecer no plantel e exercer um papel de destaque?

    São questões difíceis de responder neste momento, mas que num curto período poderemos saber a sua resposta. Para já, tendo em conta todo o panorama, o Atlético não se encontra, à partida, no mesmo patamar que os eternos rivais na discussão pelo título de campeão da La Liga.

    2.

    Real Madrid CF – Um ano sem conquistar a La Liga ou a Liga dos Campeões é, para o clube de Madrid, um ano praticamente perdido. Foi isso que aconteceu aos merengues na temporada passada e por isso Florentino Pérez não se poupou em investimentos. Mesmo com as milionárias obras de reconstrução no estádio, o clube investiu até ao momento 126 milhões de euros em contratações de jovens de enorme potencial como Jude Bellingham e Arda Guler. Ainda assim, apostou também no terceiro melhor marcador da liga espanhola na última época, Joselu, avançado de 33 anos proveniente do RCD Espanyol, para colmatar a saída do Bola de Ouro, Karim Benzema.

    Numa fase de transição entre a predominância da experiência e a juventude, o Real Madrid entrou nesta pré-época de forma atípica, tendo ganho duas partidas, mas perdendo igualmente outros dois encontros, um deles frente ao FC Barcelona, onde saiu derrotado por três bolas a zero.

    Olhando para a assombrosa qualidade no plantel madrileno e para os resultados de pré-época, surge a dúvida daquilo que os merengues poderão fazer depois de duas temporadas seguidas sem ganhar o título. Será este o ano de redenção e revalidação do título, ou irá o Real Madrid continuar o jejum de três anos sem conquistar o campeonato?

    Apesar da constante competitividade em todas as provas por parte do Real Madrid, parece que os merengues se preocupam mais com a garantia do sucesso no futuro do que dominância no presente. Contudo, o Real Madrid é, como sempre, um óbvio candidato à conquista de todas as provas em que participa.

    1.

    FC Barcelona – O atual detentor da La Liga entra para a nova época igualmente forte à temporada passada, mas, desta vez, com mais garantias daquilo que o plantel sob o comando de Xavi pode dar. Com uma equipa recheada de estrelas, tal como o eterno rival, os culés também se encontram numa posição intermediária entre a afirmação da experiência e da juventude, contudo, no primeiro embate entre ambos, o conjunto catalão levou a melhor. Após várias épocas de agitação e inconsistência estrutural e desportiva, o Barcelona pareceu encontrar o seu ritmo na última temporada e por isso vai continuar agora esse processo de reafirmação como a principal potência do futebol espanhol.

    Posto isto, e considerando toda a envolvência analisada, o Barcelona apresenta-se como o principal candidato à conquista do título de campeão da próxima edição da La Liga.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Guilherme Terras Marques
    Guilherme Terras Marques
    Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico