Força da Tática: Vitória Blaugrana mas temos de falar de Arthur

- Advertisement -


O FC Barcelona, com a liderança do campeonato em jogo, recebeu em Camp Nou o Sevilla FC. Em caso de vitória, era a primeira Blaugrana, para o campeonato, nos últimos cinco jogos. Em contraste com essa situação, os Rojiblancos podiam alcançar a quinta vitória consecutiva.

Equipas Iniciais

Ernesto Valverde apostou no habitual 4-3-3. Na defesa, Lenglet e Piqué ocuparam o centro da defesa, com a companhia de Alba (Esquerda) e Semedo (Direita). Arthur, “empurrou” Coutinho para a linha mais avançada, fez com Busquets e Rakitic o trio de meio campo. Nessa linha mais avançada, para além do referido Coutinho, os habituais Suárez e Messi.

Foi uma exibição muito sólida, por parte do Barcelona, onde o golo madrugador de Coutinho surpreendeu o Sevilla e comprometeu, em certa medida, a estratégia que Pablo Machín tinha pensada.

Machín voltou a apostar na parceria André Silva e Yedder na frente, uma solução que vê Mesa perder cada vez mais espaço na equipa. Um 3-5-2, onde Banega assume o papel de protagonista, bem no coração da equipa Rojiblanca.

Arthur | Pasito a Pasito

Arthur Henrique Ramos de Oliveira Melo, ou simplesmente Arthur, é um nome cada vez reconhecido pelos fãs de futebol, pela Europa. O Brasileiro, ex-Grémio FBPA, ainda nem tinha aterrado na Catalunha, já estava a ser comparado a Andres Iniesta. Curiosamente, ou não, o clube Blaugrana deu ao jovem de 22 anos, a mítica camisola oito. “Sem pressão garoto”.

A entrada na equipa, têm sido realizada gradualmente, mas depois de um período menos bom a nível de resultados, Arthur aproveitou o número crescente de minutos para se fixar no lado esquerdo do meio campo. Para essa fixação, muito contribui a exibição que realizou em Wembley, no seu primeiro jogo na Liga dos Campeões.

Ontem, em Camp Nou, voltou a ser aposta no onze inicial de Ernesto Valverde relegando para o banco dos suplentes Dembélé, Vidal e Sergi Roberto. Proponho olhar para alguns aspetos da exibição de Arthur, que fazem antever uma época onde o Brasileiro pode assumir um papel de destaque que não se esperava, pelo menos na primeira época.

Arthur | Importância Tática

Renato Gaúcho, treinador do Grémio, utilizava Arthur mais como médio defensivo do que como um médio interior. Contudo, a sua inteligência tática e qualidade de passe são inegáveis e mais potencializadas jogando como médio interior, do que como médio mais recuado. Para além de que, em Barcelona, o meio campo é Busquets e +2.

É potencializada, a qualidade de passe, e afigura-se como um casamento perfeito com o comportamento sem bola dos novos companheiros. Jogadores como Coutinho, Suárez, Dembélé, Alba, muito bons nos movimentos de exploração das costas da defesa adversária, apresentam-se como os recetores perfeitos para os tipos de passes que Arthur mais gosta de realizar. Essa habilidade, em transformar situações de posse de bola em claras oportunidades de golo, é um ponto muito forte na defesa do valor gasto pelo Barcelona na contratação do brasileiro.

Arthur | Resistente à pressão

A qualidade técnica não está apenas presente no capítulo do passe. Quando o jogo não lhe dá limões, não procura fazer limonadas, que é tão ou mais importante do que conseguir fazê-las quando têm limões à disposição.

Calmo, equilibrado e tecnicamente evoluído, são qualidades que o transformam em uma peça resistente à pressão, que mais uma vez, perfeito para o tabuleiro Blaugrana.


Fonte: Eleven Sports

Não é estranho o vermos ultrapassar e driblar adversários com facilidade, mas havia algumas dúvidas sobre a sua capacidade de o fazer em zonas recuadas. Questões a que o brasileiro têm respondido bem, como se pode ver no gif em cima.

Em zonas mais avançadas, a forma como usa o seu corpo e o momento dos adversários em seu benefício é bastante interessante. Será interessante ver como evolui a ligação Arthur-Coutinho com o avançar da época, tal é a qualidade de ambos com a bola nos pés e no reconhecimento dos espaços no meio campo do adversário.


Fonte: Eleven Sports

Arthur | Um jovem com noção

Para além dos interessantes e promissores comportamentos na fase ofensiva, os que realiza na fase defensiva não ficam atrás. A sua capacidade de ler o jogo e prever as intenções do adversário são duas das qualidades mais evidentes de Arthur.

Contra uma das equipas mais bem orientadas em La Liga, foi raro o ver mal posicionado. Essa inteligência posicional, permite-lhe não só cortar linhas de passe como também estar em condições de roubar a bola assim que o adversário a recebe.


Fonte: Eleven Sports

Depois, tão ou mais importante, não se esconde do jogo quando recupera a bola. Assume a responsabilidade de a retirar da zona de pressão, como podemos ver em cima. Onde vêm ao de cima as já referidas qualidades com bola.

Quando não é ele que recupera a bola diretamente, fá-lo indiretamente. Ou seja, lê as intenções do adversário, e força-o a escolher linhas de passe ou a jogar para zonas secundárias onde a probabilidade de este perder a posse de bola é maior. Como forçar bolas longas ou passes para zonas laterais.


Fonte: Eleven Sports

Arthur | Faz o golo moleque

É o ponto que pode, e vai sem dúvida, melhorar. Faz parte do processo evolutivo do jovem brasileiro assumir, cada vez mais, o remate à baliza e/ou aparecer em zonas de finalização. Acredito que à medida que vai ganhando confiança nele e a dos companheiros, irá ser cada vez mais chamado a situações de finalização.

Vamos ver como Valverde vai usar capacidade de drible do brasileiro desde o meio-campo, para infiltrações na área do adversário.

Foto de capa: FC Barcelona

Artigo revisto por: Jorge Neves

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marítimo goleia Lusitânia de Lourosa e continua confortável na liderança da Segunda Liga

Mais um passo do Marítimo a confirmar o grande momento de forma. Madeirenses golearam Lusitânia de Lourosa na 18.ª jornada da Segunda Liga.

Wolverhampton empata com Newcastle e aumenta série sem perder

O Newcastle empatou 0-0 com o Wolverhampton na jornada 22 da Premier League. Lobos continuam série sem perder.

O impacto tático de Georgiy Sudakov num Benfica dominador em Vila do Conde

Análise tática ao triunfo do Benfica frente ao Rio Ave, com Georgiy Sudakov em evidência no encontro disputado no Estádio dos Arcos.

Arthur Cabral recebe mais uma proposta e tem nova via para deixar o Botafogo de Martín Anselmi

Arthur Cabral tem mais um clube interessado na sua contratação. Al Wasl fez proposta pelo avançado junto do Botafogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Xabi Alonso é favorito e Roger Schmidt está na lista: eis os 4 candidatos a assumir clube da Bundesliga

O Eintracht Frankfurt começou a procura por um sucessor de Dino Toppmoller. Xabi Alonso e Roger Schmidt na lista dos alemães.

Geny Catamo após bisar pelo Sporting: «Vamos atrás do tri»

Geny Catamo marcou dois golos na vitória do Sporting contra o Casa Pia na Primeira Liga. Palavras do jogador após o jogo.

Anatoliy Trubin e o regresso do Benfica às vitórias: «Após momentos difíceis…»

Anatoliy Trubin deixou uma mensagem nas redes sociais depois da vitória do Benfica sobre o Rio Ave. Guarda-redes admitiu momentos complicados.