Kylian Mbappé e o Real Madrid ou o casamento menos surpreendente de sempre

    Kylian Mbappé deverá reforçar o Real Madrid a partir da próxima temporada. O jogador vai deixar o PSG no final do seu contrato.

    Kylian Mbappé deverá juntar-se ao Real Madrid a partir do próximo mercado de transferências, iniciando assim uma relação que já se adivinhava faz bastante tempo. Afinal, todos os verões, o astro francês era apontado à equipa merengue. O estranho era esta mudança não ter acontecido há mais tempo. É um casamento que não surpreende absolutamente ninguém, nem mesmo Nasser Al Khelaifi, que se fartou de gastar rios de dinheiro para manter o avançado no PSG, embora o seu coração já estivesse no Santiago Bernabéu.

    Por muito que alguns meios de comunicação tivessem tentado criar uma telenovela em volta do assunto, colocando os nomes do Arsenal e do Liverpool na pista de Kylian Mbappé o destino estava traçado. No fundo, a história não levantaria nenhum Emmy. Não há um bom vilão, um bom enredo, apenas uma narrativa com um desfecho mais do que anunciado e com muitos milhões a mexerem.

    Sabemos que na teoria, devido ao fair-play financeiro, poucos emblemas teriam capacidade de entrar na luta por Kylian Mbappé. O seu salário é um dos mais avultados do mundo, descontando os bónus que o mesmo recebe. O prémio de assinatura valerá tanto como um valor de uma contratação de luxo, o que ainda complicaria as contas. Em suma, apenas meia dúzia de instituições podiam tentar fechar com o gaulês. Retiramos da equação as equipas do Médio Oriente, pois não farão parte do projeto de carreira do jogador, pelo menos para já. O que nos podemos questionar é: será o Real Madrid o destino ideal para Mbappé? Eu diria que sim.

    Do lado do clube liderado por Florentino Pérez contratar este astro faz todo o sentido. É uma movimentação totalmente «à Real Madrid». Vai ser caro, mas terá um retorno financeiro relativamente rápido, um pouco como Cristiano Ronaldo. Kylian Mbappé é o futuro ídolo das crianças, um modelo a seguir, alguém que vai estar em vários posters em quartos por todo o mundo. As receitas de publicidade vão ser imensas, possivelmente vão bater recordes.

    Além disto, Kylian Mbappé é um «galáctico», uma super contratação, algo que o Real Madrid necessita de fazer de quando em vez, para manter a sua essência. Jude Bellingham desempenhou esse papel no verão de 2023, de maneira surpreendente, mas o gaulês é outro nível, facilmente equiparável às chegadas de Cristiano Ronaldo e Gareth Bale. Prevê-se uma apresentação com o Santiago Bernabéu a rebentar pelas costuras, com pompa e circunstância. Afinal, o Real Madrid gosta de ser o centro das atenções e quando faz algo tem que ser em grande e diferenciado.

    Kylian Mbappé vai ser a estrela da companhia e o Real Madrid necessitava de alguém assim. Vinícius Júnior, Jude Bellingham ou Federico Valverde têm muita qualidade, mas só isso não chega. O ainda atacante do PSG, é uma figura muito mais mediática, que lidera conjuntos desde os 17 anos, não existindo ninguém com a sua capacidade de comando dentro do plantel do Real Madrid, na sua faixa etária. Já campeão do mundo, é uma figura impactante na Europa e não apenas no futebol.

    O Real Madrid também precisava de um elemento para a sua frente de ataque, de modo a fazer companhia a Rodrygo e Vinícius Júnior, com Bellingham a surgir por detrás do trio de atacantes. Os blancos conseguem assim fechar o melhor ataque do mundo, com componentes de alto quilate e diferentes caraterísticas. Nesta posição do terreno, a nível interno, estão muito à frente de qualquer equipa da La Liga, mesmo o Barcelona, que ainda vive a «ressaca» de ter perdido Lionel Messi e sonha que Lamine Yamal se assuma como o grande líder do último terço blaugrana, apensar do jovem ter apenas 16 anos.

    Do lado de Kylian Mbappé a ida para o Real Madrid é um mundo cheio de vantagens. Nem vale a pena debruçarmo-nos sobre o aspeto financeiro. O que é que um jogador quer mais na carreira? Vencer troféus e jogar com os melhores. Vai ter ao seu lado um plantel de sonho, que ainda deverá ser preenchido com Alphonso Davies (o silêncio de Javier Tebas em relação ao Real Madrid é ensurdecedor), além de ser a figura de proa do balneário, que conta com grandes atletas para todas as posições. Ao nível individual, terá grandes chances de vencer Bolas de Ouro durante esta década e quem sabe na próxima, algo que na Ligue 1 possivelmente não aconteceria, caso não conquistasse um titulo continental. Ao nível coletivo, o Real Madrid vai assumir-se ainda mais como candidato a levantar a Champions League, estando dois ou três passos à frente nas competições espanholas (este ponto já não é uma novidade para Kylian Mbappé, já que o PSG reina em França).

    Kylian Mbappé partilhará balneário com colegas de seleção: Camavinga, Tchouaméni e Ferland Mendy, o que facilitará a sua adaptação à capital espanhola, embora o gaulês não pareça o tipo de pessoa que possa passar por tal dificuldade.

    A La Liga, sendo um campeonato bem mais complicado que a Ligue 1, dará a oportunidade ao jogador para «engordar» os seus números, transformando-se no grande candidato a pichichi todas as temporadas. Na Premier League teria mais concorrência, nomeadamente de Erling Haaland. Kylian Mbappé tem todas as condições para se transformar no avançado mais temível do futebol atual, se ainda não ocupa esse posto.

    Todos nos lembramos da era dos «galácticos» e da fase de Cristiano Ronaldo no Real Madrid. A possibilidade de um novo período histórico começar em 2024/25 no Santiago Bernabéu é excessivamente elevada, sendo que já em 2023/24 os merengues estão a fazer estragos. O casamento perfeito está prestes a começar. Quem é do Real Madrid pode celebrar com um bom champagne. Já os aficionados dos adversários, especialmente do Barcelona, podem começar a pensar em noites de pesadelo que estão aí a chegar.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares