Quando páras de chorar, Valência?

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

Quando Peter Lim se tornou dono do Valência, poucos imaginariam que volvidos cerca de dois anos e meio, o Valência atravessasse uma crise profunda. O magnata da Singapura entrou no clube com a promessa de um grande investimento que iria permitir ao clube Che ombrear com os principais emblemas espanhóis – tal como acontecia no início do século – mas a verdade é que o plano tem saído completamente furado e hoje em dia ir ao Mestalla – um dos estádios mais emblemáticos da Europa – é ir a um estádio que outrora fora vulcânico e agora suplica por uma réstia de esperança e efervescência.

Com o português Nuno Espírito Santo no comando da equipa, o começo da era Peter Lim até foi auspicioso e o clube alcançou um espetacular quarto lugar, lutando até ao fim pelo terceiro lugar com o Atleti de Diego Simeone . A época seguinte até começou bem com a qualificação para a fase de grupos da Champions League, mas depois veio o calvário. A prestação na prova milionária ficou muito áquem e a equipa foi logo eliminada na fase de grupos e no campeonato as coisas também não eram famosas e Nuno, numa decisão um pouco precipitada, acabou despedido. O inglês Gary Neville foi o escolhido para suceder ao português mas não conseguiu reerguer a equipa e saiu apenas ao fim de quatro meses, acumulando várias derrotas, entre as quais um humilhante 7-0 no Camp Nou.

Cancelo tem tentado sacudir o marasmo em que se encontra o clube Fonte: Valência C.F.
Cancelo tem procurado afugentar a depressão do seu clube
Fonte: Valência C.F.

Já esta época, com Cesare Prandelli no comando da equipa – sucedeu a Pako Ayestarán que tinha entrado no cargo no final da época passada – o mau momento do Valência teima em continuar. O italiano é o treinador mais creditado dos muitos que Peter Lim contratou mas até agora os resultados têm-se mantido maus. A equipa perdeu André Gomes e Paco Alcácer, dois dos principais jogadores, mas o investimento que foi feito – entraram Nani, Garay e Mangala, por exemplo – exige resultados muito mais positivos. Ocupando um miserável décimo sexto lugar, apenas dois pontos acima da linha de água, o clube Che parece ter perdido, mais uma vez, o comboio das competições europeias. Com um futebol aos trambolhões, muito apoiado nas ações individuais de João Cancelo – o português tem sido o principal destaque da equipa -, a bola parece que queima e assim é difícil os resultados aparecerem.

No entanto, Cesare Prandelli adotou no último jogo da liga um 3-5-2 e esse parece ser o caminho a seguir. Em primeiro lugar, é uma tática tipicamente italiana e nada melhor que um treinador italiano da velha guarda para a explorar. Em segundo, o tipo de jogadores que o plantel possui. Três centrais de enorme qualidade – Garay, Mangala e Abdennour podem formar uma linha recuada de altíssimo nível -, e três laterais que são muito ofensivos e que podem perfeitamente fazer o corredor todo com excelente qualidade, como é o caso de João Cancelo à direita e Gayá e Siqueira à esquerda, sem que a sua retaguarda fique desprotegida.

No meio há dois jogadores de alta rotação – Enzo e Mario Suarez – e Parejo, o jogador mais criativo destes três. Por último, na frente de ataque os intérpretes também parecem corresponder às necessidades de um 3-5-2. Nani que realizou um excelente europeu no último verão a jogar precisamente a avançado móvel e Rodrigo, o ex benfiquista também reúne as características necessárias para desempenhar bem a função. Há ainda Munir, jovem avançado emprestado pelo Barcelona e que tem mostrado serviço sempre que é chamado.

Os dados estão lançados e resta agora esperar para ver se Prandelli e a restante armada valenciana conseguem reerguer um clube histórico de Espanha que já foi campeão duas vezes neste século e que tarda em voltar ao seu registo normal, devolvendo a alma ao Mestalla, um estádio que tão bom ambiente costuma ter.

 

Foto de capa: Valência C.F.

Rafael Simões
Rafael Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Adepto de bom futebol, adora o jogo desde que se lembra de ser gente. Estudante de Comunicação Social, é capaz de passar horas a fio a devorar futebol, considerando-se um romântico do desporto rei. Recusa-se a discutir arbitragens e simpatiza com o Liverpool, muito por culpa da lenda do clube, Steven Gerrard. Espera um dia ser jornalista desportivo e olha para o futebol como uma arte que embeleza a vida.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Torreense fecha mais uma contratação: médio que joga na Alemanha

O Torreense continua a trabalhar no mercado de verão e fechou mais uma contratação. Nuha Jatta deixa o Estugarda e ruma a Portugal.

O melhor dedo de treinador, o maior escândalo, o melhor jogo – Diário do Mundial 2026 #19

Brasil, Paraguai e Marrocos seguem em frente no Mundial 2026. Todos jogos com características diferentes, todos grandes jogos de futebol.

Já está definido o 1º jogo dos oitavos de final do Mundial 2026

Já é conhecido o primeiro embate dos oitavos de final do Mundial 2026. Em Houston, Canadá e Marrocos abrem a próxima ronda.

Mais uma decisão por penáltis: Marrocos vence Países Baixos após 120 minutos de bom futebol e está nos oitavos de final do Mundial 2026

Marrocos está nos oitavos de final depois de vencer os Países Baixos. Jogo muito bem disputado no Mundial 2026 foi decidido nos penáltis.

PUB

Mais Artigos Populares

Todas as transmissões televisivas: onde ver os jogos dos 16 avos de final do Mundial 2026 esta terça-feira, 30 de junho?

Prosseguem os jogos dos 16 avos de final do Mundial 2026. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta terça-feira, 30 de junho.

Surpresa das grandes: Paraguai vence Alemanha nos penáltis e está nos oitavos de final do Mundial 2026

O Paraguai bateu a Alemanha e está nos oitavos de final do Mundial 2026. Jogo só foi decidido na marca dos penáltis.

Ángel Di María prestes a renovar contrato com o Rosario Central e a reencontrar ex-Benfica

Ángel Di María vai renovar contrato com o Rosario Central. O argentino vai assim reencontrar Nico Otamendi, que agora representa o River Plate.