Nos los Cármenes mora o terceiro melhor ataque e a terceira melhor defesa, atualmente no sgeundo lugar da La Liga, o Granada CF. Um início que tem tanto de sonho, como de surpreendente, de um recém-promovido com pouco dinheiro e que apenas almeja conquistar a permanência na elite do futebol espanhol.

O legado de Diego Martínez, treinador da equipa, não para de crescer em Granada. Depois do excelente trabalho realizado nas camadas jovens do Sevilla CF, Martínez assumiu a equipa na temporada passada e fê-la subir, dois anos depois, para a Primeira Liga Espanhola. Com várias entradas e saídas, o Granada CF conseguiu manter os seus principais ativos, destacando-se a manutenção de Rui Silva, guarda redes português, eleito o melhor da Segunda Divisão. A nível de aquisições, realce para a contratação de Domingos Duarte, o central português custou 3 milhões de euros (contratação mais cara, a par de Machís), e para o consagrado internacional espanhol Roberto Soldado.

No entanto, com uma visão global do plantel comprada às restantes equipas da divisão, rapidamente se percebe que o principal objetivo é a permanência. A prática, como em tantos outros exemplos, refuta a teoria e o Granada CF está a encher as medidas dos adeptos do futebol.

Os Nazaríes começaram a liga com um impressionante 4-4 contra o Villarreal CF fora de casa e com uma excelente réplica contra o Sevilla CF, num dérbi andaluz, que culminou na única derrota da equipa até ao momento. A partir daí, seguiram-se quatro vitórias e um empate em cinco jogos, com quatro clean sheets. Vitimaram CD Leganés, RCD Espanyol, RC Celta de Vigo e o todo poderoso e bicampeão, FC Barcelona.

Em 7 jogos, Rui Silva manteve baliza inviolável em 4.
Fonte: Granada CF

Uma equipa organizada, montada em 4-2-3-1, com um super guarda-redes, que vai batendo à porta da seleção campeã Europeia, um quarteto defensivo que tem sido extremamente competente, com Domingos Duarte a justificar o investimento, um meio campo com um miúdo que promete chegar a outros voos, Yangel Herrera (impressiona toda a qualidade que tem na visão de jogo e na execução), e na frente dois extremos desequilibradores e com faro para o golo, Machís e Puertas, que apoiam Roberto Soldado, sem o instinto goleador de outros tempos (tem um registo de 251 golos oficiais na carreira), mas que joga e faz jogar com uma mestria intocável.

Uma equipa que faz sonhar e que vai contrariando os teóricos da bola. Dá espetáculo, ganha e, individualmente, está melhor apetrechada do que o valor de mercado transparece e dá a entender. Uma equipa a acompanhar com atenção.

Foto de Capa: Granada CF

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho terá missão ‘apertada’: o calendário do Benfica até às eleições

José Mourinho deverá ser confirmado nos próximos dias como o sucessor de Bruno Lage no posto de treinador do Benfica.

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage despedido do Benfica

Bruno Lage já não é treinador do Benfica. O técnico deixou o clube encarnado por mútuo acordo, após a derrota frente ao Qarabag.

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.