Análise à jornada europeia | Liga Europa e Liga Conferência

    Finda mais uma jornada europeia, é tempo de fazer contas ao que falta e ao que aconteceu esta semana na Liga Europa e Liga Conferência.

    Começando pela única equipa portuguesa a disputar a Liga Europa, o Sporting CP deslocou-se até Bérgamo, para defrontar a Atalanta BC. O resultado terminou num empate a uma bola, num jogo renhido em que os leões falharam algumas situações claras de golo.

    Com este empate os italianos garantiram o primeiro lugar do grupo e o Sporting CP garantiu o segundo lugar, garantindo lugar no play-off de acesso aos oitavos de final. Neste play-off, a equipa portuguesa defrontará um dos terceiros classificados da fase de grupos da Champions League.

    Ruben Amorim tem mais um grade desafio na visita ao Sporting de Braga
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Neste mesmo grupo (D) o RKS Rakow venceu o SK Sturm Graz por 1-0, igualando-se em pontos e vão discutir a passagem à Conference League.

    No grupo A, o West Ham United FC venceu o TSC Backa Topola por 1-0 já perto do fim e o SC Freiburg goleou o Olympiacos FC por 5-0. Os ingleses e os alemães garantiram já a passagem à próxima fase, faltando discutir o primeiro lugar do grupo.

    No grupo B, o Olympique de Marselha e Brighton & Hove Albion FC garantiram a passagem à próxima fase após vitórias por 4-3 e 0-1 respetivamente frente a AFC Ajax e AEK FC. O primeiro lugar do grupo decidir-se-á na próxima jornada.

    O grupo C teve surpresas. O Real Bétis Balompié perdeu por 1-0 frente ao AC Sparta Praga e o Rangers FC empatou a uma bola frente ao Aris Limassol FC. Neste grupo ainda nada está decidido em termos de passagem à próxima fase.

    Jurgen Klopp a treinar Liverpool Liga Europa
    Fonte: Liverpool FC

    O Liverpool FC recebeu e venceu o LASK Linz FC por 4-0, garantindo o primeiro lugar do grupo E. O outro jogo deste grupo, entre Toulouse e Royale Union SG, terminou empatado a zero, faltando decidir o segundo lugar.

    O Stade Rennais FC assumiu o primeiro lugar do grupo F, após vitória sobre o Maccabi Haifa FC. Já o Villarreal CF garantiu o segundo lugar após vitória sobre o Panathinaikos FC por 3-2. O primeiro lugar ainda está por decidir.

    No grupo G, o SK Slavia de Praga e a AS Roma, de José Mourinho, garantiram já a passagem à próxima fase. Os checos venceram o FK Sheriff por 3-2 e os italianos empataram a um frente ao Servette FC. Na última jornada decidir-se-á o primeiro lugar. O Servette FC já garantiu presença na Conference League. 

    No grupo H, o Bayer Leverkusen manteve o pleno de vitórias, após vencer o Bollkluben Hacken por 2-0. O jogo entre Molde FK e Qarabag FK terminou empatado a duas bolas, levando a decisão do segundo lugar para a última jornada.

    Passando agora para a Conference League, grande parte dos grupos já têm as classificações apuradas.

    No grupo A, Lille OSC, de Paulo Fonseca, e Slovan Bratislava já garantiram presença na próxima fase, faltando apenas saber quem é o primeiro classificado.

    Paulo Fonseca LOSC Lille Liga Europa
    Fonte: LOSC Lille

    No grupo B a situação é a mesma. Gent e Maccabi Tel Aviv já garantiram a passagem, faltando saber apenas quem será o líder do grupo.

    A situação do grupo C já não é tão linear. O Plzen já garantiu o primeiro lugar do grupo, mantendo o pleno de vitórias. O segundo lugar será disputado entre as outras três equipas, neste caso Dinamo Zagreb, FC Astana e FC Balkani.

    No grupo D, Club Brugge e Bodo/Glimt garantiram o apuramento após vitórias por 5-0 e 5-2 frente a Besiktas e Lugano respetivamente. O primeiro lugar será decidido na última jornada.

    No grupo E, o Aston Villa FC venceu o Legia e o AZ venceu o Zrinjski. As equipas encontram-se todas separadas por três pontos entre elas. Não há nada definido ainda, mas a vantagem está no lado inglês e no lado polaco.

    O grupo F está liderado pela Fiorentina, que já garantiu a passagem à próxima fase. Ferencvaros e Genk disputarão a segunda vaga.

    No grupo G, PAOK e Frankfurt já garantiram vaga na próxima fase da competição em primeiro e segundo lugar respetivamente.

    Por último, o grupo H está ao rubro. O Nordsjaelland lidera com 10 pontos, seguido do Ludogorets e Fenerbahce com nove pontos cada equipa. O Trnava é último com um ponto. As decisões ficarão tomadas na última e derradeira jornada.  

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Eis as datas dos jogos do playoff entre Portimonense e AVS SAD

    Portimonense e AVS SAD vão defrontar-se no playoff da...

    Burnley oficializa a saída de dois jogadores

    O Burnley confirmou duas saídas do plantel principal. Jack...

    Rapha despede-se do Benfica ao fim de sete épocas

    Rapha está de saída do Benfica. O brasileiro de...