El Loco está de volta

    ligue 1

    O regresso de Marcelo Bielsa é uma grande notícia para o futebol. O treinador argentino é um dos melhores do mundo – não é por não ter uma carreira repleta de títulos que deixa de o ser – e é sempre preferível que os melhores estejam no activo. Depois do magnífico trabalho realizado no Athletic Bilbao, El Loco, que esteve um ano parado, tem um novo desafio pela frente: tentar recolocar o Marselha na elite do futebol francês. Ainda é cedo para prever se será ou não bem-sucedido nessa tarefa (até porque apenas existe um princípio de acordo), mas não há dúvidas de que, com Bielsa, o emblema do sul de França estará sempre mais perto de conseguir voltar ao topo.

    Na época em que o Athletic Bilbao chegou às finais da Liga Europa e da Taça do Rei, Guardiola confessou que Marcelo Bielsa era o seu mentor e que todos os dias aprendia com ele. Numa comparação entre ambos, não é difícil perceber que têm muitas características semelhantes. Tanto o argentino como o espanhol são treinadores inovadores e muito metódicos, com uma postura tranquila e politicamente correcta. Têm uma mentalidade muito ofensiva e os respectivos modelos de jogo privilegiam a posse de bola com trocas posicionais constantes. A capacidade de pressão – muito agressiva e em zonas adiantadas – das suas equipas é uma das qualidades mais facilmente identificáveis. Guardiola e Bielsa são treinadores diferentes dos demais. Nunca abdicam das suas ideias de jogo e é por isso que, apesar de o espanhol ter um currículo muito mais recheado do que o argentino, ambos estão entre os melhores do mundo.

    Bielsa espera reencontrar Guardiola na Liga dos Campeões num futuro próximo  Fonte: blog.oddslife.com
    Bielsa e Guardiola têm várias semelhanças; podem reencontrar-se na Champions num futuro próximo
    Fonte: blog.oddslife.com

    O maior título da carreira de Bielsa foi o triunfo no Torneio Olímpico com a Argentina, em 2004. Mais tarde, fez um trabalho fantástico ao serviço do Chile, selecção que praticava um futebol vistoso e que se apurou para um Mundial (o de 2010) depois de 12 anos de ausência. A nível de clubes, o Marselha será o terceiro projecto europeu de El Loco, depois de Espanhol e Athletic Bilbao. É mais um desafio aliciante para o técnico argentino. O histórico clube gaulês está a precisar urgentemente de um “abanão” e seria difícil encontrar alguém melhor do que Bielsa para o dar.

    O Marselha está a realizar uma época miserável (ocupa apenas o 6º lugar) e corre o risco de ficar fora das competições europeias (o Lyon, que é o próximo adversário, está a 5 pontos). Ainda assim, nem tudo é negativo. Florian Thauvin, médio ofensivo de 21 anos que está a demonstrar uma margem de progressão incrível, tem sido o grande destaque da temporada. Actuando preferencialmente do lado direito do ataque – de forma a explorar as diagonais -, é forte no drible e tem uma enorme facilidade de remate com o pé esquerdo. Há outros jovens com potencial, como o central N’Koulou e o lateral Mendy, os médios Lemina e Imbula e os irmãos Ayew (Jordan está emprestado ao Sochaux), mas Bielsa não consegue fazer milagres. Em termos gerais falta qualidade ao plantel, principalmente se o compararmos com os elencos de PSG e Mónaco.

    O campeonato francês pode recuperar o prestígio que tem vindo a perder nos últimos anos. Se se confirmar a ida de Bielsa para Marselha, não faltam motivos de interesse para acompanhar a próxima temporada. Com a contratação do treinador argentino, o emblema do sul de França garante desde logo que todos os adeptos de futebol ofensivo seguirão atentamente o percurso da equipa. Mas estará El Loco mesmo de volta? Para o bem do futebol, esperemos que sim.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Sérgio Conceição criticado em Itália: «O meu filho a dormir com um homem… Cuidado, ele é um homem a sério»

    Sérgio Conceição está a ser alvo de críticas após uma frase polémica sobre o filho, Rodrigo Conceição. O técnico foi confrontado com o alegado interesse em João Félix.

    Paulinho renova contrato com o Toluca até 2028

    Paulinho renovou contrato com o Toluca. O avançado internacional português prolongou o seu vínculo até 2028.

    Vasco Matos apontado como sucessor de Artur Jorge no Botafogo

    Vasco Matos é alvo do Botafogo para o cargo de treinador. O técnico do Santa Clara pode suceder a Artur Jorge.

    Hugo Oliveira responde ao Bola na Rede: «Só depois de sofrer o 2º golo é que começámos a assentar no nosso jogo»

    Hugo Oliveira analisou a derrota do Famalicão diante do Benfica. Técnico famalicense respondeu à questão do Bola na Rede.

    Lille vence Nice e aproveita deslize do AS Mónaco para se isolar no 3º lugar da Ligue 1

    O Lille bateu o Nice por 2-1 na 18ª jornada da Ligue 1. Conjunto de Bruno Genésio assume terceiro lugar da competição.
    Tomás da Cunha
    Tomás da Cunha
    Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.