Jonathan David: O diamante escondido à vista de todos

Vamos falar de Jonathan David. Vivemos numa era futebolística onde o dinheiro fala muitas vezes mais alto, onde se pagam quantias enormes por jogadores desconhecidos aos olhos do público em geral, e onde o potencial cresce e ganha mercado em relação ao talento que já existe em alguns jogadores. Quando olho para o futebol atual, e vejo quantias absurdas de dinheiro a serem movimentadas diariamente, fico necessariamente admirado, mas também entusiasmado, pela crescente valorização do jovem jogador e do potencial que este pode ou não atingir. Mas há uma coisa que não mudou, e que nunca vai mudar no universo do futebol, a arte de fazer golos, que está ao alcance de muito poucos, apenas de alguns predestinados, que nasceram com o dom de matarem uma jogada com determinação, classe e oportunismo.

Numa era em que os grandes pontas de lança são cada vez mais escassos, até pela clara mutação na forma tradicional de se jogar o jogo, o peso de um “striker” nos dias de hoje é pago a peso de ouro, veja-se por exemplo o caso recente de Dominic Solanke, que custou uns incríveis 65 milhões de euros à equipa do Tottenham e que, na minha opinião, ainda não ofereceu ao jogo algo que justifique esta quantia imensa de dinheiro. E depois existe o caso de Jonathan David, um jogador simplesmente delicioso que vai brilhando na Ligue 1 ao serviço do Lille. Constantemente associado a uma saída, tendo estado até há bem pouco tempo associado a um possível ingresso no AC Milan, que depois até acabou por contratar Morata por um valor irrisório. O avançado canadiano vai ficando “esquecido” em França, algo que me deixa confuso e ao mesmo tempo desiludido com esta decisão. 

Quando olhamos para as grandes equipas do futebol mundial, percebemos que maior parte delas estão bem servidas na frente de ataque, no entanto, ainda existe espaço em muitas delas para um avançado com as características de Jonathan David. O canadiano apontou um total de 26 golos e nove assistências em 47 jogos disputados na época passada, sendo que esta época já marcou por uma ocasião, no golo decisivo que afastou o Fenerbahce de José Mourinho em definitivo da Liga dos Campeões. 

Numa altura em que o Atlético de Madrid procura refrescar o seu ataque, Jonathan David encaixava que nem uma luva nos “colchoneros”, porque é um jogador que ataca muito bem o espaço, rápido e ágil, o que faz com que consiga muitas vezes chegar ao destino primeiro que os seus adversários, aliando depois estas características ao seu instinto matador. Já em Londres, o Chelsea podia ser uma opção bastante viável para o avançado canadiano, que é até é bastante semelhante a Osimhen, aquele que é, segundo se diz, o alvo primordial dos blues. E os 50 milhões de valor de mercado do ponta de lança do Lille não iriam assustar, com certeza, a equipa comandada por Enzo Maresca.

No entanto, até em França existe quem necessite de reforçar o seu ataque, e é claro que falo do Paris Saint Germain, que perdeu Neymar Jr e mais recentemente Kyllian Mbappé, e que poderia atacar o internacional canadiano de forma efetiva, beneficiando até do seu alto conhecimento sobre o futebol francês e do seu grande desejo de brilhar na mais alta roda do futebol europeu.

Além destas equipas, existe ainda o Arsenal, que está no mercado por um ponta de lança, mas também Liverpool, Inter de Milão e Juventus poderiam pensar em garantir o concurso de Jonathan David que, pela sua versatilidade, encaixa em muitos dos modelos de jogo destas equipas, tanto como principal referência ou com alguém ao seu lado.

Com todo o respeito pelo Lille, parece-me que a equipa francesa já se tornou demasiado pequena para o poderio deste avançado, e a sua saída parece inevitável, e tendo em conta que tem apenas 24 anos, o seu concurso é mais que desejado pelos muitos tubarões do futebol europeu, resta saber quem se chega à frente na tentativa de garantir este grande avançado, outrora ligado a alguns dos grandes clubes portugueses, mas que depois da sua saída para França, tornou-se uma alternativa impossível para uma realidade como o nosso país.

Para terminar, quero novamente realçar a enorme qualidade de David, um autêntico assassino de sangue frio em frente às balizas adversárias, que vai continuar a brilhar na Ligue 1, pelo menos durante esta época porque, curiosamente, tem apenas um ano restante no seu contrato com o Lille, podendo estar disponível a custo zero já em janeiro! O segredo mais mal guardado do futebol europeu, a máquina canadiana, Jonathan David!

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Está no estágio do Sporting no Algarve e a caminho do Académico de Viseu

Rui Borges observou Bruno Ramos nesta pré-época, mas o jogador não continuará no plantel do Sporting. Central a caminho do Académico de Viseu.

Noronha Lopes: «Estas eleições do Benfica não podem ser um acerto de contas entre figuras do passado»

João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, falou sobre o futuro e deixou bicada acerca das eleições.

Saída de Martín Anselmi pode ter ajudado Benfica neste mercado de verão: Eis o motivo

Enzo Barrenechea vai reforçar o Benfica. FC Porto esteve em contactos pelo médio quando Martín Anselmi era treinador.

Sporting prepara nova proposta por Alberto Costa e aproxima-se das pretensões da Juventus: eis os valores

Contratar Alberto Costa é um dos objetivos do Sporting neste mercado. Os leões preparam proposta perto dos valores exigidos pela Juventus.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges pede a Frederico Varandas para acelerar chegada de Jota Silva ao Sporting e já são conhecidos os moldes do negócio

Rui Borges quer contar com Jota Silva o quanto antes. O treinador do Sporting quer contar com o avançado para a Supertaça.

Nuno Santos aponta regresso «muito próximo» e elogia Rui Borges: «É uma excelente pessoa»

Nuno Santos está quase a regressar aos relvados depois de uma lesão de nove meses. Jogador deixa elogios a Rui Borges.

Nuno Santos atualiza estado da lesão e idealiza regresso: «Sei que vou chorar…»

Nuno Santos mal pode esperar pelo regresso aos relvados. Jogador do Sporting está lesionado há nove meses.