Liga Francesa | O “top 4” em 2021/22

- Advertisement -

3.

LOSC Lille – É com grande entusiasmo e, certamente, ainda em lua de mel com a conquista da quinta Liga Francesa da sua história (colocando um ponto final na série de três campeonatos consecutivos – sete nos últimos oito anos – do Paris Saint-Germain) que o Lille encara a época de 2021/22.

Com um plantel coeso com opções nos vários sectores, mas com um XI base muito rotinado e com poucas mudanças ao longo da temporada, Christophe Galtier montou uma formação extremamente competitiva e eficiente que tem colhido os seus frutos.

Um misto de experiência com a irreverência da juventude, que tinha tudo para dar certo, e sob um olhar muito atento e criterioso de uma equipa de Scouting de excelência (que ocupa, naturalmente, um papel determinante no título conquistado) foram os ingredientes que ditaram o sucesso da formação do Norte de França, com um sotaque bem português.

Talentos como Jonathan David, Ikoné, Tiago Djaló ou um renascido Renato Sanches, incorporados com uma forte “espinha dorsal” formada por alguns jogadores experientes que pudessem servir de suporte a toda esta juventude, como José Fonte (37 anos), Benjamin André (30 anos) e o goleador Burak Yilmaz (36 anos), afiguraram-se como uma combinação perfeita.

A estabilidade defensiva foi um dos principais argumentos da conquista do título. A defesa menos batida do campeonato com 23 golos sofridos e 21 jogos sem sofrer golos. Um registo verdadeiramente assinalável na competitiva Ligue 1 e que promete ser imagem de marca na época que agora surge.

O clube atravessa, contudo, ainda um momento de indefinição, após a saída de um dos obreiros do título (Galtier foi apresentado no OGC Nice e para o seu lugar foi Jocelyn Gourvennec). A possível saída de alguns jogadores, nomeadamente Renato Sanches, que depois de um excelente Europeu atraiu imensos interessados, é outro dos motivos de incerteza no Lille. Mas não há dúvida de que o plantel será imensamente competitivo e será uma das formações em maior destaque no campeonato francês.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

David Jurásek custou 14 milhões de euros ao Benfica e vai deixar as águias em definitivo

David Jurásek vai deixar de ser jogador do Benfica a título definitivo. O lateral esquerdo prepara-se para regressar ao Slavia de Praga.

Gian Piero Gasperini em risco de deixar a AS Roma

Gian Piero Gasperini pode abandonar em breve a AS Roma. O técnico não tem a melhor relação com Frederic Massara, diretor desportivo.

Costinha vai deixar o Paços de Ferreira e rumar a Angola

Costinha vai deixar de ser jogador do Paços de Ferreira nos próximos dias. O português prepara-se para reforçar um emblema angolano.

Nuno Espírito reage a nova derrota do West Ham: «Vou continuar a acreditar»

Nuno Espírito Santo falou após novo desaire do West Ham na Premier League. O técnico garantiu que continua a acreditar que vai levar a equipa ao sucesso.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal enviou dinheiro ao Sporting relacionado com o negócio Viktor Gyokeres

O Arsenal pagou um milhão e duzentos e cinquenta mil euros ao Sporting, algo previsto no acordo por Viktor Gyokeres.

Liverpool e Tottenham interessados em antigo alvo de Ruben Amorim para o Manchester United

O Liverpool e o Tottenham estão interessados na contratação de Carlos Baleba, jogador que representa o Brighton.

Marítimo elimina Valadares Gaia e já é conhecido o quadro dos quartos de final da Taça de Portugal Feminina

O Marítimo bateu o Valadares Gaia por 2-0, nos oitavos de final da Taça de Portugal Feminina. Já é conhecido o quadro dos quartos de final da prova.