Liga Francesa | O “top 4” em 2021/22

3.

LOSC Lille – É com grande entusiasmo e, certamente, ainda em lua de mel com a conquista da quinta Liga Francesa da sua história (colocando um ponto final na série de três campeonatos consecutivos – sete nos últimos oito anos – do Paris Saint-Germain) que o Lille encara a época de 2021/22.

Com um plantel coeso com opções nos vários sectores, mas com um XI base muito rotinado e com poucas mudanças ao longo da temporada, Christophe Galtier montou uma formação extremamente competitiva e eficiente que tem colhido os seus frutos.

Um misto de experiência com a irreverência da juventude, que tinha tudo para dar certo, e sob um olhar muito atento e criterioso de uma equipa de Scouting de excelência (que ocupa, naturalmente, um papel determinante no título conquistado) foram os ingredientes que ditaram o sucesso da formação do Norte de França, com um sotaque bem português.

Talentos como Jonathan David, Ikoné, Tiago Djaló ou um renascido Renato Sanches, incorporados com uma forte “espinha dorsal” formada por alguns jogadores experientes que pudessem servir de suporte a toda esta juventude, como José Fonte (37 anos), Benjamin André (30 anos) e o goleador Burak Yilmaz (36 anos), afiguraram-se como uma combinação perfeita.

A estabilidade defensiva foi um dos principais argumentos da conquista do título. A defesa menos batida do campeonato com 23 golos sofridos e 21 jogos sem sofrer golos. Um registo verdadeiramente assinalável na competitiva Ligue 1 e que promete ser imagem de marca na época que agora surge.

O clube atravessa, contudo, ainda um momento de indefinição, após a saída de um dos obreiros do título (Galtier foi apresentado no OGC Nice e para o seu lugar foi Jocelyn Gourvennec). A possível saída de alguns jogadores, nomeadamente Renato Sanches, que depois de um excelente Europeu atraiu imensos interessados, é outro dos motivos de incerteza no Lille. Mas não há dúvida de que o plantel será imensamente competitivo e será uma das formações em maior destaque no campeonato francês.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Noronha Lopes promete congelamento dos preços do Red Pass e novo portal de bilhética

João Noronha Lopes deixou duas promessas em campanha. O candidato à presidência do Benfica garantiu que não haverá aumento do Red Pass, entre 2025 e 2029.

Matheus Cunha elogia Ruben Amorim e admite: «Manchester United sempre foi o clube dos meus sonhos»

Matheus Cunha falou em conferência de imprensa sobre a pré-temporada do Manchester United. O avançado brasileiro deixou elogios para Ruben Amorim.

O que esperar de Bronny James? | NBA

Por muito que se tente dissociar Bronny James do nome que carrega, essa tarefa será sempre incompleta.

Geny Catamo fala da mudança do sistema tático do Sporting e aborda triunfo com o Villarreal: «Ganhámos o jogo e agora estamos prontos para...

Geny Catamo analisou o duelo entre o Sporting e o Villarreal. Embate de pré-época valeu Troféu Cinco Violinos.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting vence Villarreal e conquista Troféu Cinco Violinos antes do arranque oficial da época

O Sporting derrotou o Villarreal e conquistou o Troféu Cinco Violinos. Leões terminam pré-temporada com vitória.

Ruben Amorim fala da posição de Bruno Fernandes no Manchester United e deixa elogio surpreendente a um dos seus laterais: «Jogador de classe mundial»

Ruben Amorim falou em conferência de imprensa sobre a pré-temporada do Manchester United. O técnico português falou de Bruno Fernandes e Luke Shaw.

Ruben Amorim assume estar rendido com os reforços do Manchester United e deixa aviso sobre o mercado: «Precisamos de ter muito cuidado»

Ruben Amorim falou em conferência de imprensa sobre a pré-temporada do Manchester United. O técnico português assumiu a satisfação com os progressos da equipa.