📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ochoa: o “super-homem” voa ou é só fogo-de-vista?

- Advertisement -

ligue 1

O Mundial é, provavelmente, a maior montra do mundo do futebol. Transforma estrelas em jogadores de banco e jogadores de banco em estrelas. Este Mundial não está a ser excepção e há nomes de que nunca ninguém ouvira falar que começam a vir à tona. Nesta edição, em particular, os guarda-redes estiveram em destaque – Ochoa, Keylor Navas, Tim Howard ou Krul foram algumas das luvas em primeiro plano.

Hoje quero falar-vos de Ochoa. Um guarda-redes com uma cabeleira de fazer inveja a David Luiz ou Fellaini, que enraíza o típico sul-americano louco e que nunca se afirmou como pilar essencial em nenhuma equipa. Ochoa fez um Mundial fantástico. Sentiu todos os olhares do mundo e actuou como um gigante. Aliás, despertou, inclusive, o interesse de grandes clubes como o Mónaco ou o Arsenal. Mas quem era Ochoa antes do Mundial? Poucos o conheciam. Se perguntassem por ele aos adeptos do Ajaccio, eles reconhecê-lo-iam com toda a certeza, ou não fosse ele um homem de grandes números. Que números? 71. 71 quê? 71 golos sofridos numa época. Esta é a verdade. Ochoa apresentou-se a grande nível ao serviço do México e foi uma muralha que só mesmo um penalty inventado conseguiu derrubar. Mas foi também o guardião mais batido da Ligue 1 na temporada transacta.

Ochoa foi do Inferno ao Céu em poucas semanas  Fonte: soccernews.com
Ochoa foi do Inferno ao Céu em poucas semanas
Fonte: soccernews.com

Se neste momento eu precisasse de contratar um guarda-redes, ficava indeciso. Optando pelo mexicano, que Ochoa iria eu adquirir? O intransponível Ochoa do Mundial ou o desconcentrado e medíocre Ochoa que actuou na Liga Francesa? Um jogador apenas de grandes palcos, que apenas com toda a pressão joga o seu melhor, ou um jogador fiável e regular? Ochoa já mostrou que pode fazer muito, mas a pergunta impõe-se: conseguirá ele manter a qualidade que demonstrou no Brasil, sem vacilar, numa das grandes ligas do futebol mundial?

Na minha opinião, Ochoa é fogo-de-vista. Uma boa prestação no Mundial não apaga uma carreira com muitas debilidades entre os postes. Por outro lado, Keylor Navas é um jogador que provou no Mundial ser aquilo que tinha mostrado ser na Liga BBVA, onde foi eleito melhor guarda-redes da época 2013/2014. Este está a ser o Mundial dos guarda-redes e Ochoa foi um dos protagonistas da competição. Agora vou esperar pelas notícias para ver que redes vai defender o azteca para o ano. Talvez as suas futuras exibições que me façam engolir estas palavras. Ou talvez não. Se calhar estou certo e os 71 golos sofridos numa época são um argumento sólido o suficiente para levar qualquer director desportivo a pensar duas vezes antes de o contratar.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Internacional brasileiro quer voltar ao Palmeiras: «É o meu desejo e o deles também»

Gabriel Jesus admitiu que tem como objetivo voltar a vestir a camisola do Palmeiras, mas ainda não existe uma data definida para o regresso.

Francisco Trincão marca e Sporting quebra resistência do Marinhense à meia hora de jogo

Foi Francisco Trincão o autor do golo inaugural da eliminatória. O Sporting recebe o Marinhense no Estádio de Alvalade.

Alexander Isak não impressiona desde a sua chegada ao Liverpool: custou 145 milhões de euros

Alexander Isak custou 145 milhões de euros ao Liverpool, mas ainda não se afirmou ao serviço do emblema de Anfield.

José Mourinho entra no negócio dos vinhos com o «Special One Wine»

José Mourinho anunciou o lançamento da sua marca de vinhos chamada «Special One Wine», este sábado nas suas redes sociais.

PUB

Mais Artigos Populares

Morten Hjulmand e Victor Froholdt são 2 dos 3 candidatos a melhor futebolista dinamarquês de 2025

A Federação Dinamarquesa anunciou que Martin Hjulmand e Victor Froholdt são candidatos ao prémio de melhor futebolista dinamarquês de 2025.

Arne Slot reage a goleada sofrida pelo Liverpool: «Se as coisas correm bem ou correm mal, a responsabilidade é sempre minha»

Arne Slot falou depois da derrota sofrida pelo Liverpool contra o Nottingham Forest e assumiu o mau momento.

União de Leiria não dá azo a surpresas e segue em frente na Taça de Portugal

A União de Leiria venceu o 1º Dezembro por três bolas a uma, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal.