Anúncio Publicitário

A CRÓNICA: “LE CLASIQUE” INTERESSANTE, FRENÉTICO E MUITO INTENSO

Este domingo foi sinónimo de bom futebol. E nada melhor que terminar com mais um clássico: Olympique de Marseille contra Paris Saint-Germain FC.

Ambas as equipas entraram em jogo muito bem organizadas taticamente, deixando pouco espaço de criação nos primeiros instantes. No entanto, a intensidade aumentava exponencialmente a cada segundo e as oportunidades de perigo batiam à porta, inclusive dois golos anulados em 20 minutos (um para cada lado).

Anúncio Publicitário

Mesmo sem golos, foi uma primeira parte muito calorosa e agradável de se ver dentro das quatro linhas, porque fora o cenário foi diferente. O comportamento de alguns adeptos do Marseille foi inaceitável, especialmente nos pontapés de canto do PSG. Estiveram constantemente a atrapalhar os jogadores parisienses com uma chuva de papéis e garrafas e um concerto de assobios, principalmente quando Neymar Jr. tocava no esférico. E voltou a acontecer no segundo tempo.

Aos 57 minutos, a equipa de Mauricio Pochettino ficou reduzida a dez jogadores, com a expulsão de Achraf Hakimi que impediu a progressão isolada de Cengiz Under. Ainda assim, 25 remates depois, nenhuma das equipas conseguiu marcar e chegar ao golo da vitória. Partida terminada e o Olympique de Marseille sobe ao quarto lugar, ao passo que o PSG mantém a liderança do campeonato francês. Um resultado final tímido de 0-0 com um conteúdo futebolístico riquíssimo ao longo dos 90 minutos.

 

A FIGURA

William Saliba – Vamos ser diretos, que grande jogo de Saliba! Na minha opinião, o destaque vai para o central francês pelo seu enorme contributo na defesa do Olympique de Marseille, impedindo inúmeras vezes a progressão do quarteto fantástico do PSG. Honestamente, toda a linha defensiva esteve muito bem, à semelhança de Dimitri Payet, também ele um dos melhores jogadores em campo esta noite.

 

O FORA DE JOGO

Comportamento de alguns adeptos do Olympique de Marseille – Grande jogo de futebol, péssimos adeptos. Alguns deles, obviamente. Nem parecia que estávamos perante um jogo de Liga Francesa. Para mim, este tipo de comportamento é inaceitável, até chegou a interromper a partida na primeira parte. Isto não é futebol e não podemos aceitar estas atitudes. O futebol é muito mais que isto…

 

ANÁLISE TÁTICA – OLYMPIQUE DE MARSEILLE

O conjunto de Jorge Sampaoli foi à procura de pontos com um sistema tático de 4-2-3-1. No decurso da partida, defenderam em 4-4-2 com a linha defensiva praticamente colada à linha média, fechando muito bem o jogo interior do Paris Saint-Germain FC. No meio campo, foi confiado a Boubacar Kamara a função de médio defensivo, enquanto Mattéo Guendouzi conduzia e distribuía muito bem a bola com auxílio de Dimitri Payet, um dos principais criadores. Entretanto, Cengiz Under e Pol Lirola ocupavam as faixas laterais e Arkadiusz Milik era o último homem da frente. Chegou até a marcar golo, mas foi invalidado por fora-de-jogo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Pau López (7)

Luan Peres (7)

Duje Caleta-Car (7)

William Saliba (8)

Valentin Rongier (7)

Boubacar Kamara (6)

Mattéo Guendouzi (6)

Pol Lirola (7)

Dimitri Payet (8)

Cengiz Under (6)

Arkadiusz Milik (6)

SUBS UTILIZADOS

Gerson (7)

Pape Gueye (6)

Ahmadou Bamba Dieng (6)

Konrad de la Fuente (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – PARIS SAINT-GERMAIN FC

Com Danilo Pereira e Nuno Mendes no onze inicial, a equipa parisiense enfrentou o Olympique de Marseille num 4-2-3-1. A sua estratégia passava por uma circulação de bola e ataque rápido, passes entrelinhas e em rotura muito explorados por Lionel Messi e Ángel Di Maria para Neymar e, sobretudo, Kylian Mbappé. Contudo, não conseguiram chegar ao golo e a expulsão de Hakimi não veio facilitar. Os 90 minutos esgotam-se e a partida termina empatada.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Keylor Navas (6)

Nuno Mendes (7)

Presnel Kimpembe (7)

Marquinhos (7)

Achraf Hakimi (5)

Danilo Pereira (6)

Marco Verratti (6)

Neymar (6)

Lionel Messi (7)

Ángel Di María (6)

Kylian Mbappé (6)

SUBS UTILIZADOS

Thilo Kehrer (6)

Idrissa Gueye (6)

Georginio Wijnaldum (6)

Anúncio Publicitário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome