Chelsea FC 2-0 Manchester City FC: Sarri vence jogo de xadrez frente a Guardiola

No encontro mais esperado do fim-de-semana, o Chelsea recebeu e venceu por 2-0 o Manchester City, e está agora a oito pontos da liderança. Num confronto marcado pelo duelo entre dois dos maiores génios do desporto-rei na atualidade – Maurizio Sarri e Pep Guardiola – o italiano levou a melhor sobre o catalão.

No jogo 161 entre as duas equipas, coube ao City ter o domínio de todo o primeiro tempo. O futebol de posse dos citizens ia remetendo toda a gente para o meio-campo do Chelsea, com a sociedade Silva a tricotar a bola por terrenos interiores.

O Chelsea de Maurizio Sarri, com uma organização muito semelhante ao Nápoles que este orientou de 2015 a 2018, jogava com Hazard mais solto na frente, de forma a abrir espaço para as diagonais de Pedro. Contudo, a excelência de Fernandinho, tanto a definir a pressão do City, como a ser o primeiro homem a dar a cara à recuperação do esférico, não dava quaisquer hipóteses aos londrinos de saírem com bola. O brasileiro revelava-se um verdadeiro tratado de como se posicionar bem em campo.

Com as ideias de Guardiola a saírem com total clarividência, a superioridade do conjunto de Manchester em todos os capítulos do jogo não deixava os blues respirar, o que começou a traduzir-se em oportunidades para golo: aos 33 minutos, em dois lances distintos, Leroy Sané teve nos pés a possibilidade de inaugurar o marcador.

No entanto, o futebol não se trata de justiça, mas sim de imprevisibilidade e de oportunismo. Em cima do intervalo, completamente contra a corrente de jogo, o Chelsea chegou pela primeira vez à área contrária, numa transição rápida, e fez o golo: Hazard passou para o sítio certo à hora certa e Kanté, numa situação que lhe é estranha, fuzilou as redes de Ederson.

O Chelsea ia para o intervalo a vencer 1-0, com um grande golo de N’Golo Kanté
Fonte: Chelsea FC

O golo fez bem à turma de Sarri e os blues entraram mandões na etapa complementar: aos 49 minutos, na cobrança de um livre, Willian quase aumentava a vantagem londrina. A equipa da casa aos poucos libertava-se da teia criada por Guardiola.

No minuto 57, o City quase empatava a contagem, mas o guardião Kepa estava atento e não deixou Walker ser bem sucedido na marcação de um livre direto. A falta de eficácia dos citizens ia contrastando com o sentido de oportunidade do Chelsea, o que se confirmou a doze minutos do fim da partida, com o 2-0 a surgir em Stamford Bridge: no primeiro canto dos londrinos no jogo, Hazard cruzou na perfeição e David Luiz subiu ao 3º andar para cabecear para o fundo das redes de Ederson.

Até ao apito final de Michael Oliver, ainda houve tempo para Gabriel Jesus obrigar Kepa a mais uma boa intervenção. O espanhol mantinha, com a ponta das luvas, a baliza dos blues inviolável e o Chelsea garantia os três pontos, de extrema importância após as derrotas com o Tottenham e Wolverhampton. Já o Manchester City, que na segunda parte viu-se na obrigação de jogar pelo corredor, sem conseguir aproveitar o jogo vertical que Guardiola privilegia, perde agora a liderança para o Liverpool, ficando a um ponto da equipa de Klopp.

 

ONZES INICIAIS:

Chelsea FC: Kepa Arrizabalaga, Azpilicueta, Rüdiger, David Luiz, Marcos Alonso; Jorginho, Kanté, Kovačić (Barkley 64’); Pedro, Willian (Loftus-Cheek 75’), Hazard (Giroud 90’).

Manchester City: Ederson, Walker, Stones, Laporte, Delph; Fernandinho, Bernardo Silva, David Silva (Gündoğan 68’); Mahrez (Phil Foden 84’), Sané (Gabriel Jesus 53’), Sterling.

Subscreve!

Artigos Populares

Oficial: Lyon vence o recurso e garante permanência na Ligue 1

Boas notícias para o Lyon e para Paulo Fonseca. O conjunto francês venceu o recurso e continua na Ligue 1.

Arsenal regressa a Londres sem acordo com o Sporting por Viktor Gyokeres

O Arsenal enviou uma delegação a Portugal para tratar das negociações por Viktor Gyokeres. Gunners ainda sem acordo com o Sporting.

FC Porto pede 80 milhões de euros aos tubarões europeus por jogador

O FC Porto não quer vender Samu Aghehowa no próximo mercado. Dragões exigem 80 milhões de euros pelo avançado.

PUB

Mais Artigos Populares

Scott McTominay deixa mensagem ao Manchester United de Ruben Amorim: «Desejo ao clube todo o sucesso do mundo»

Scott McTominay dedicou uma mensagem especial ao Manchester United. O médio escocês representou a formação e equipa principal dos red devils.

FC Porto já tem data marcada para o arranque da pré-temporada

O FC Porto vai iniciar a pré-temporada no Olival, sob o comando de Francesco Farioli, na sexta-feira, dia 11 de julho.

Benfica quer suspender centralização dos direitos televisivos e pede investigação a ex-árbitros

O Benfica enviou uma carta à Liga a pedir a suspensão da centralização dos direitos televisivos e uma investigação a antigos árbitros.