📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Liga Inglesa: Uma estreia sem brilho do Manchester United

- Advertisement -

cab premier league liga inglesa

A Premier League começou este fim-de-semana e já provoca chamadas de capa, inúmeras notícias no interior dos jornais desportivos e o habitual alarido. É o melhor campeonato do mundo, hands down. Com um futebol muito particular, transições e tácticas exímias e a agravante das várias contratações de encher o olho, a liga inglesa continua a despertar as habituais paixões.

Por terras de Sua Majestade, há uma dessas – paixões, repita-se – que me acompanha, mesmo com o passar dos anos pouco frutíferos. Apoio e sofro pelo Manchester United. E foi com pequenos rasgos de alegria mas, principalmente, com algum receio, que vi este sábado a estreia dos red devils nesta edição da Premier League. Os rapazes de Van Gaal venceram o Tottenham por um magro 1-0, sem sequer terem precisado de marcar; um auto-golo de Kyle Walker decidiu a partida. Foi uma vitória sofrida, com os adeptos a terminarem a partida “com o credo na boca”.

Acho que não preciso de explicar o porquê do pouco entusiasmo que ostento. O United realizou apenas um remate na direcção da baliza, por intermédio de Ashley Young; em 90 minutos, a equipa de Manchester rematou por apenas 10 vezes. É pouco, para quem se diz, invariavelmente, candidato ao título. É pouco, para quem investiu mais de 100 milhões no reforço do plantel. É pouco, para quem pode contar com Rooney, Depay, Schweinsteiger, Mata e companhia.

Ainda assim, e como já disse, há vários pontos positivos que ainda me garantem uma réstia de esperança na luta pelo título 2015/16. Os reforços preteridos por Van Gaal estão a funcionar,  e as suas pequenas “invenções” também. Matteo Darmian, o lateral que o técnico holandês tanto quis, cumpriu o seu dever defensivo e mostrou bons lances de ataque no meio-campo dos spurs. Foi, quase indubitavelmente, o melhor em campo. O internacional italiano mostrou-se uma boa extensão do treinador em campo, tendo Van Gaal, inclusive, afirmado que “quando precisar de pensar num jogador, é ele”.

Matteo Darmian foi dos melhores em campo Fonte: Facebook do Manchester United
Matteo Darmian foi dos melhores em campo
Fonte: Facebook do Manchester United

Já o holandês Depay, que também havia dado boas indicações na pré-época, mostrou-se bastante proactivo nas investidas atacantes e revelou um bom entendimento com Rooney. A confirmar-se, esta será uma dupla mortífera e perigosa para as defesas adversárias. As estreias dos médios Schneiderlin e Schweinsteiger deixaram, também, um desejo de meio-campo edificado sobre estas duas torres; o United precisa de médios experientes mas rebeldes, que partilhem a ousadia do veterano Carrick ao servir os atacantes. Espero que, este ano, veja por fim um meio-campo estável, sem passes errados e com transições ofensivas certeiras.

Quanto às criações de Van Gaal, protagonismo para uma. O técnico colocou o habitual lateral Blind na posição de defesa central. Assumindo uma colocação que lhe é estranha, o holandês mostrou-se seguro e não cometeu erros. Van Gaal tenta assim solucionar um problema que já advém de outras épocas: a falta de centrais de raiz.

Sem ser reforço, nota muito positiva para o jovem central Chris Smalling. O jogador realizou uma exibição sem erros, tendo garantido a vitória da sua equipa através dos inúmeros roubos de bola que conseguiu, na fase mais sufocante do Tottenham.

A polémica na baliza continua, tendo sido o recém-contratado Romero a ganhar a titularidade. Na bancada, Victor Valdés, David De Gea e Lindegaard observavam a partida. Rio Ferdinand disse esta semana que o clube “pode esquecer os títulos” se efectivar a transferência de De Gea. Uma novela que não tem fim à vista…

Sem ter sido brilhante (longe disso…), o Manchester United conseguiu uma importante primeira vitória na Premier League, e diz “presente” quanto à conquista do título. Segue-se o Aston Villa, no campeonato, e uma imprevisível pré-eliminatória da Champions, frente ao Club Brugge.

Foto de capa: Facebook do Manchester United

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Armando Sá fala das hipóteses de Portugal no Mundial 2026 e aponta possível surpresa na prova: «É uma seleção que pode surpreender»

Armando Sá deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. O antigo lateral do Benfica falou do Mundial de 2026 e apontou o Canadá como possível surpresa na prova.

Arbitragem: VAR e AVAR do Santa Clara x Sporting pediram dispensa da próxima jornada da Primeira Liga

Rui Silva e Tiago Leandro, VAR e AVAR do Santa Clara x Sporting, pediram dispensa dos jogos da próxima jornada da Primeira Liga.

Sporting já treinou depois da vitória frente ao Santa Clara

O Sporting realizou mais um treino durante esta sexta-feira, depois de vencer o Santa Clara por três bolas a duas para a Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Próximo a dar o salto? Gustavo Sá está em grande no Famalicão e procura bater recordes pessoais

Gustavo Sá é um dos melhores jogadores do Famalicão. O atleta tem um contrato válido até ao verão de 2029 com os minhotos.

Hugo Oliveira responde ao Bola na Rede: «Queremos chegar a momentos de decisão, este clube quer crescer e quer disputar finais»

Hugo Oliveira analisou a derrota do Famalicão frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Ruben Amorim deixa resposta a Alex Ferguson: «Ele entende mais de futebol, especialmente do futebol inglês»

Ruben Amorim respondeu a Alex Ferguson, afirmando que o Manchester United vai conseguir ser campeão em menos de 10 anos.