A Premier League, para muitos a melhor liga do mundo, vai na terceira jornada e após o fecho de um mercado de transferências onde mais se gastou dinheiro – com o Liverpool à cabeça -, é altura de fazermos o exercício de perspetivar quem serão os melhores jogadores desta edição de 2025/26.
Numa lista complicada de fazer, devido ao excesso de qualidade na liga, coloquei os meus cinco jogadores de posições distintas e sem uma ordem especifica.
5.

David Raya (Arsenal) – Atualmente, entre os postes há poucos – ou mesmo nenhum – como o guardião espanhol. Nomeado entre os 30 melhores jogadores do mundo, Raya chega a esta temporada como uma das figuras da liga e do Arsenal. Está cada vez mais seguro e oferece muitas soluções no passe, sendo em vários momentos a válvula de escape para os seus companheiros. O espanhol é o protótipo de guarda-redes no futebol atual.
4.
Milos Kerkez (Liverpool) – Contratado ao Bournemouth neste verão, por 40 milhões de euros, o lateral é, com certeza, um dos melhores da posição na liga, algo que tem demonstrado no Liverpool, apesar de ter apenas quatro jogos disputados. Se, numa equipa inferior, em termos de recursos técnicos e financeiros, já era considerado um excelente jogador, num contexto mais favorável, como em Anfield, os seus atributos irão evidenciar-se.
3.

Virgil Van Dijk (Liverpool) – Ídolo, vencedor e capitão, o neerlandês está a marcar uma era no Liverpool e, aconteça o que acontecer, o seu nome nunca será esquecido. Relembrar que, na temporada transata, tornou-se o primeiro jogador, da história, dos Países Baixos a levantar a taça da Liga Inglesa como capitão. Esta será a sua oitava época completa nos reds e, a cada ano que passa, mostra que é um dos melhores defesas do mundo. Além de ser muito importante dentro de campo, também tem grande influência fora dele, o que lhe dá uma outra dimensão enquanto atleta.
2.
Mohamed Salah (Liverpool) – Uma lista de melhores da Liga Inglesa sem Mohamed Salah não existe. O egípcio é um dos grandes jogadores da história deste campeonato, sendo o quatro melhor marcador, com 187 golos – apenas atrás de Alan Shearer, Harry Kane e Wayne Rooney. Esta é a sua nona temporada no Liverpool e, apesar do início menos conseguido – com quatro jogos disputados, um golo e uma assistência -, a perspetiva é que seja, mais uma vez, um dos melhores jogadores da competição, assim como acontece há quase uma década. Desde a sua chegada aos reds participou em 405 jogos, tendo concretizado 246 golos e 111 assistências. Números estratosféricos. Para além dos dados individuais, conta com diversos títulos, entre os quais duas ligas, uma liga dos campeões e uma Supertaça Europeia, entre outros.
1.

Moisés Caicedo (Chelsea) – O equatoriano é um dos médios mais completos do futebol mundial e, apesar do início atribulado no Chelsea, tem sido brilhante desde a temporada passada, segurando as pontas de uma equipa que, por vezes, se perde no controlo dos jogos. Após um Mundial de Clubes soberbo, Caicedo estreou-se na atual edição da liga e presenteou-nos com exibições consistentes, e o reflexo está nos resultados dos blues que em três jogos, venceram dois e empataram um, sofrendo apenas um golo até ao momento. Cumpre a sua terceira época em Londres, sendo uma peça fulcral para Enzo Maresca.