Sem medo de brilhar ao lado das estrelas

    Nos últimos anos, muito se tem discutido sobre qual a melhor opção para um jovem jogador: evoluir no clube de formação até atingir um certo nível de maturidade ou, tendo em conta a fraca aposta por parte dos treinadores nacionais em jogadores da “casa”, dar o salto para o estrangeiro à primeira oportunidade? O passado recente tem-nos mostrado que, apesar de tudo, continua a ser melhor crescer como jogador no país de origem. No entanto, isso não quer dizer que não haja casos de jovens que emigraram e estão a ser bem sucedidos. Um exemplo claro disso é Marcos Lopes, mais conhecido como Rony. O médio ofensivo transferiu-se do Benfica para o Manchester City em 2011 e, embora os citizens tenham um dos melhores plantéis do mundo, foi titular nos dois últimos encontros da equipa de Manuel Pellegrini. É, nesta fase, indiscutivelmente uma das grandes promessas do futebol português e mundial.

    Jogar ao lado de estrelas como Agüero ou Yaya Touré é certamente um sonho para qualquer jovem em início de carreira. Aos 18 anos, Rony Lopes já o conseguiu, e a forma destemida como tem jogado é impressionante. O normal seria que, nas primeiras aparições, mostrasse alguma timidez e receio de arriscar, mas não é isso que tem acontecido, bem pelo contrário. Essa irreverência, a juntar ao enorme talento que possui, confirma que estamos na presença de um craque. É o jogador estrangeiro mais jovem de sempre a estrear-se pelo Man City – fê-lo com 16 anos, ainda com Mancini no comando técnico – e as boas exibições na UEFA Youth League, prova em que é um dos melhores marcadores, fazem dele o elemento mais promissor das camadas jovens do clube inglês. Na última semana, atingiu o auge da sua curta carreira: foi o melhor em campo no encontro da Taça da Liga com o West Ham, sendo autor de duas excelentes assistências para golo. Poucos dias depois, voltou a ser aposta de Pellegrini, desta vez no duelo com o Watford, a contar para a FA Cup. Esteve, porém, mais discreto, acabando por ser substituído no início da segunda parte.

    rony lopes 2
    “Rony” Lopes tem sido aposta de Pellegrini
    Fonte: Daily Mail

    Apesar de ter nascido no Brasil, Marcos Lopes é internacional sub-19 por Portugal. É evidente que, nesta fase, já justifica uma chamada aos sub-21, onde pode ser uma peça importante no apuramento para o Europeu. Contudo, o mais importante é assegurar que o médio ofensivo não “foge” à selecção nacional. A questão que se coloca é que, para que o jogador não possa representar outro país – para além da canarinha, também a Inglaterra pode aliciar o craque –, tem de jogar num encontro oficial. Ora, a próxima competição de carácter oficial é o Mundial do Brasil, e a probabilidade de Rony ser chamado por Paulo Bento é bastante reduzida (nem faria muito sentido). Posto isto, torna-se fundamental que o luso-brasileiro se estreie pela selecção AA no apuramento para o Euro 2016, para evitar uma situação semelhante à de Diego Costa (jogou pelo Brasil num amigável e agora vai actuar pela Espanha). Apesar de o jogador garantir que não tem dúvidas de que quer defender as cores de Portugal, sabe-se que, no futebol, o que é verdade hoje amanhã pode não ser. Supondo que tudo corre como se espera – ou seja, que o jogador do City represente a nossa selecção –, o esquerdino tem tudo para ser um elemento muito importante no futuro. Tem características que, actualmente, fazem muita falta à equipa das quinas: tem uma técnica e uma visão de jogo apuradíssimas, desequilibra imenso através da condução de bola, tem uma capacidade de finalização muito acima da média e tanto pode actuar nos corredores como na zona central. Não o deixem escapar.

    Acaba por ser irónico que um dos clubes com um dos melhores plantéis do mundo não tenha receio de lançar um jogador português tão jovem, algo que, à excepção do Sporting, raramente vemos os clubes nacionais fazerem (não terá Bernardo Silva mostrado qualidade suficiente para merecer mais oportunidades?). Ainda em idade de júnior, Rony tem um potencial enorme. Jogar ao mais alto nível nesta fase inicial da carreira é, sem dúvida, essencial para o seu crescimento. A dúvida que se coloca é se, estando num clube com tantos craques, o médio será capaz de, no futuro, assumir-se como uma peça fundamental nos citizens. Pelo que fez até ao momento e pelo estatuto que já alcançou, acredito que sim. No entanto, caso isso não aconteça, seguramente não faltarão interessados em contar com o talento da jovem estrela.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Tomás da Cunha
    Tomás da Cunha
    Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tunísia bate Malawi na qualificação para o Mundial 2026: eis os resultados desta segunda-feira

    A Tunísia recebeu e venceu o Malawi por duas bolas a zero, num encontro relativo à sexta jornada da qualificação para o Mundial 2026.

    Sebastián Coates: «No Sporting fizeram-me sentir um português mais»

    Sebastián Coates foi capitão do Sporting durante algumas temporadas. O central uruguaio admitiu que se sentia em casa.

    Gian Piero Gasperini fala sobre dois possíveis destinos para o futuro: «Quem não gostaria?»

    Gian Piero Gasperini admitiu que não fecharia as portas a um convite da AS Roma ou da seleção italiana. O técnico tem contrato com a Atalanta até 2026.

    Liverpool já sabe que alvo para a defesa custa 70 milhões de euros

    O Liverpool está interessado em garantir Alessandro Bastoni no próximo mercado de transferências. O jogador pertence ao Inter Milão.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Portugal perde com Inglaterra em Sub-21 por 4-2

    Portugal Sub-21 perdeu contra a Inglaterra Sub-21 por quatro bolas a duas, num encontro com carácter particular.

    Gabi estreia-se com empate pelo Real Zaragoza frente ao Córdoba

    O Real Zaragoza recebeu o Córdoba e as duas equipas empataram, em jogo da trigésima segunda jornada da La Liga 2.

    Barcelona contou com novidade no treino desta segunda-feira

    O Barcelona contou com Iñigo Martínez no treino desta segunda-feira. O defesa central estava lesionado, mas encontra-se de volta às opções.

    Ángel Di María responde a provocação de Raphinha com risos

    Ángel Di María decidiu deixar uma resposta a Raphinha, depois do brasileiro ter feito uma provocação antes do encontro entre as respetivas seleções.

    Sporting prepara-se para ter grande novidade no treino de terça-feira

    Pedro Gonçalves deverá ser a grande novidade do próximo treino do Sporting. O jogador está recuperado da sua mais recente lesão.

    Sporting oficializa contratação de irmão de Rafael Leão

    O Sporting confirmou a contratação de Paulo Simão durante esta segunda-feira. O jogador é irmão de Rafael Leão, internacional português.

    Santa Clara segura promessa da formação

    O Santa Clara oficializou a assinatura de contrato profissional do avançado, de 18 anos, Fernando Cabido, até 2027, com mais uma temporada de opção.

    Marselha está inflexível e quer 45 milhões de euros por defesa

    O Marselha apenas está disposto a vender Leonardo Balerdi por 45 milhões de euros, não querendo negociar o jogador por um valor inferior.

    Barcelona atento a lateral que enfrentou o Benfica nesta edição da Champions League

    O Barcelona está atento a Vanderson, atual jogador do AS Mónaco. A equipa espanhola acredita que o brasileiro tem semelhanças com Dani Alves.

    Rúben Dias e Diogo Jota podem ser chamados para o Portugal x Alemanha

    Rúben Dias e Diogo Jota são jogadores que podem ser convocados por Roberto Martínez para a final four da Liga das Nações.