Steven Gerrard | O regresso de uma lenda a Liverpool

Poucas horas antes do confronto entre o Liverpool FC e o Aston Villa FC, que fez regressar Steven Gerrard a Anfield, “caiu-me a ficha”.

Sinceramente, não me lembro de sentir tanta dificuldade em começar um texto. Por outro lado, mais animador, tenho plena confiança de que compreendem perfeitamente o porquê de desejar tanto que isto corra bem.

Para vocês, para possivelmente todos os adeptos do mundo, ou até para alguns “pobres diabos” que garantem não gostar de futebol, é desnecessário referir os 17 anos consecutivos no clube, os 12 como capitão, as 710 partidas, os 186 golos, e a quantidade notável de títulos que conquistou ao serviço do único emblema que carrega consigo ao peito, desde que nasceu.

“Serei um fã do Liverpool FC até morrer. Vivi os meus sonhos”, foram das suas últimas palavras, na partida em que sorriu um “até já” a Anfield Road, há quase sete anos atrás.

Nessa mesma arena, contra a equipa que tem agora a seu cargo, Gerrard jogou por 14 vezes e ganhou apenas quatro delas, marcando, no total, oito golos.

Mas aquilo de que vim falar não precisa de mais números, muito menos daqueles que vocês conhecem de trás para a frente. Passemos ao que interessa.

 

Génio. Gladiador. Herói. Lenda. Força da natureza. Um Deus entre os homens.

Poderia ficar aqui a vida inteira a tentar encontrar palavras que lhe façam justiça.

Difícil. Muito difícil.

O que talvez consiga fazer, aqui, é descrever uma pessoa que supostamente não conheço, com a convicção de que acabarão a concordar com todas as palavras que usei.

Quando o eterno “8” se estreou pelos Reds, em 1998, ali mesmo em Anfield Road, contra os Blackburn Rovers FC, o destino já sabia que só havia uma opção possível para aquele rapaz.

O jovem Gerrard claro que ainda não suspeitava de nada, mas já tinha muita esperança de tudo. Entretanto, algum tempo depois, percebeu que era mesmo aquele o destino dele e que a única opção que tinha implicava agarrar-se a ele com todas as suas forças, principalmente quando as dúvidas, chatas, surgissem.

Parece fácil, mas não é.

Não idolatramos Steven Gerrard por amar verdadeiramente um só clube, ter sido jogador e personalidade desportiva do ano, ou por ter marcado tantos golos.

Idolatramo-lo pela maneira como personificou na perfeição a frase, “vestir a camisola”, e por sabermos que não conseguia dormir antes dos grandes jogos, graças à ansiedade que teimava em ficar colada à almofada.

Idolatramo-lo por ser o passe a primeira coisa que lhe vinha à cabeça quando a bola lhe chegava aos pés. Por querer ser o melhor para dar, também, aos outros.

Idolatramo-lo pela forma como colocava o corpo para aumentar a força e a precisão em tudo o que fazia. E bolas, por não entendermos como raio é que o homem ainda tem tornozelo esquerdo depois de tantos daqueles!

 

Idolatramos Steven Gerrard por se elevar ainda mais a si próprio e carregar uma equipa inteira às costas nos momentos-chave. Por milagres contra o Olympiacos FC ou o AC Milan, por exemplo.

Por não desistir de nenhuma bola e não se render a nada, por muito que a dúvida lhe batesse, com força, à porta.

Por não ter medo de falhar, pois sabia que se falhasse não era por não ter feito tudo o que podia. E porque se falhasse, voltava a tentar as vezes que fossem necessárias para acertar.

No fundo, não é o sucesso que idolatramos. Ser-se bem-sucedido é uma consequência natural, para as almas serenas que não lhe viram as costas quando descobrem que ele, o verdadeiro sucesso, não é uma corrida de 100 metros. É uma maratona e é para a vida toda.

O que idolatramos é a postura, a paixão, a garra. É o virar de costas ao medo que insiste em correr atrás de nós. É o nunca parar de andar e garantir que damos sempre o melhor, a cada metro do caminho.

No fundo, é fácil perceber o porquê de nos identificarmos com alguém que nem sequer conhecemos, ou acabámos de conhecer. Para mim, tem tudo a ver com a palavra “energia”. É que, efetivamente, há pessoas que têm uma energia tão forte, que a malandra lá acaba por se soltar e andar a passear por aí, pronta para que todos a abracem, se quiserem.

E afinal, depois de tudo isto, talvez tenha encontrado a palavra certa para descrever Gerrard.

Steven Gerrard Liverpool FC
“Cut my veins open and I bleed Liverpool red.” (Fonte: Liverpool FC)

“Emoção”.

As emoções são o que nos diferencia dos restantes seres. Na verdade, são elas que nos movem e são elas que nos controlam, sem sequer darmos por isso.

Quando ligamos a televisão para ver um jogo de futebol, é isso que procuramos. Não são os passes, os dribles, os remates. O que procuramos é a emoção que aqueles jogadores, naquela equipa, colocam no que fazem.

E para terminar, apenas referir que me parece óbvio o que Gerrard tem andado a fazer nas camadas jovens, na Escócia, e agora em Birmingham.

Ponha a mão no ar quem também acha que ele está “só” a preparar-se para voltar a casa e ganhar, no mínimo, o que lhe falta.

Com uma eterna vénia me despeço. Muito obrigada, Gerrard, e dorme descansado. A Liga Inglesa também será tua.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Subscreve!

Artigos Populares

Everton pretende contratar jogador ao rival Liverpool

O Everton está interessado em contratar Ben Doak no próximo mercado de transferências. O jogador pertence ao Liverpool.

Finalista de competição europeia quer levar Roberto Fernández do Braga

Roberto Fernández pode deixar o Braga no mercado de verão. O Real Bétis está interessado no jogador que esteve cedido ao Espanyol.

Ruben Amorim em maus lençóis? Matthijs de Ligt é sinónimo de saída de treinador desde que se estreou pelo Ajax

Nunca um treinador que orientou Matthijs de Ligt como sénior continuou para a temporada seguinte no mesmo clube. Ruben Amorim quer contrariar tendência.

FC Porto x Riga será disputado à porta fechada

O FC Porto e o Riga vão enfrentar-se a partir das 11 horas do dia 8 de junho. O encontro será disputado à porta fechada.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica Miguel Vítor está de regresso a Portugal para disputar a Primeira Liga

Miguel Vítor está de regresso a Portugal. Defesa central internacional A por Israel vai voltar à Primeira Liga na próxima época.

Inter Milão já tem treinador pensado para render Simone Inzaghi em caso de saída do treinador

O Inter Milão tem a questão do treinador da próxima época em aberto. Cesc Fàbregas é uma opção dos nerazzurri.

Foi crucial para o AVS SAD continuar na Primeira Liga e está de saída do clube a custo zero

Gustavo Assunção vai deixar o AVS SAD a custo zero. Médio termina contrato e não vai renovar com os avenses.