Tottenham Hotspur FC 2-0 Arsenal FC: “Tactical masterclass” de Mourinho rumo ao primeiro lugar

    A CRÓNICA: KANE-SON… E UMA MURALHA FRUSTAM UM ARSENAL FC COM POUCAS IDEIAS

    Há poucos jogos no mundo com este significado, com esta rivalidade. Para mim, “Spurs” contra “Gunners” é O derby do país de Sua Majestade e um dos mais místicos do mundo. Hoje, com uma cor extra, que tem faltado no últimos meses: o público de regresso ao novíssimo estádio do Tottenham Hotspur FC, o White Hart Lane.

    Quem tem jogadores como Son Heung-Min pode dar-se ao luxo de entrar “pior” no jogo, que a qualquer momento ele pode resolver. Foi o que aconteceu, aos 14 minutos, praticamente no primeiro ataque do Tottenham Hotspur FC. Son vem da esquerda para o centro, num movimento clássico, e faz um autêntico “golaço”. Assistência de Kane, claro. Que forma para estes adeptos voltarem ao estádio!

    Até ao intervalo vimos um Arsenal FC com mais bola no pé, uma ou duas oportunidades tímidas, e os Spurs de Mourinho confortáveis a defender, à espera do momento indicado para finalizar. Em cima dos 45 minutos, foi precisamente isso que aconteceu, com a dupla Kane-Son a inverter-se – desta vez com o coreano a assistir – e o britânico a fazer o 2-0. Frieza do técnico português a atacar os “Gunners” onde são mais débeis.

    Os segundos 45 minutos resumem-se de forma fácil: mais do mesmo, com o Arsenal FC mais acutilante – a entrada de Ceballos fez bem ao jogo dos Gunners –, o Tottenham Hotspur FC uma autêntica muralha e sem alterações no marcador.

    Termina a partida, 2-0 no marcador, Spurs de regresso ao primeiro lugar e, se houvesse dúvidas, desfaçam-nas: Mourinho still got it! Sem patriotismos, no seu estilo é imbatível por essa Europa fora. Saber defender também é uma arte.

    A FIGURA


    Kane-Son -A dupla do momento do futebol mundial volta a fazer estragos. Para além dos excelentes golos marcados que deram a liderança da Primeira Liga Inglesa ao Tottenham Hotspur FC, fizeram uma exibição fantástica no que ao processo defensivo diz respeito. Hojbjerg, Aurier e Alderweireld estiveram muitíssimo bem também.

     

    O FORA DE JOGO


    Aubameyang – “Auba” aqui como principal jogador do Arsenal FC e capitão de equipa, demonstra a má forma em que o clube do norte de Londres se encontra, se falarmos de marcar golos. O avançado gabonês exibe-se a um nível pobre, muito perdulário e com lances denunciados. Se o ataque dos Gunners passa muito por si, é normal que esteja a vacilar. Palavra de mérito para Lacazette, que hoje foi claramente o melhor da equipa forasteira.

     

    ANÁLISE TÁTICA: TOTTENHAM HOTSPUR FC

    Jogo crucial para José Mourinho voltar ao topo da Primeira Liga Inglesa e, sem dúvida, a melhor opção é manter-se fiel ao sistema que bom resultado tem dado aos Spurs: 4-2-3-1. Já sabemos que Sissoko e Hojbjeg dão o músculo necessário ao meio-campo, enquanto Lo Celso – hoje no lugar que tem sido de Ndombele – dá a “nota artística”. Alderweireld regressa após lesão e compõe aquela que será, para o treinador português, a melhor dupla na eixo da defesa.

     

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Lloris (8)

    Reguilon (6)

    Alderweireld (8)

    Dier (7)

    Aurier (7)

    Hojbjerg (8)

    Sissoko (7)

    Bergwijn (6)

    Lo Celso (6)

    Son (9)

    Kane (8)

    SUBS UTILIZADOS

    Davies (6)

    Lucas (-)

    Rodon (-)

     

    ANÁLISE TÁTICA: ARSENAL FC

    Momento-chave para as aspirações do Arsenal FC nesta Primeira Liga Inglesa: se conseguir vencer o eterno rival dá uma moral renovada a jogadores e adeptos, moral essa que se tem ido abaixo com os últimos resultados negativos. Por isso gostei da abordagem de Arteta a esta partida.

    Parecia que iria colocar o seu clássico 3-4-3, mas na verdade o que se viu foi um 4-4-2. O espanhol encostou Tierney à ala, onde rende mais, deixou dois centrais de raiz no eixo defensivo e colocou dois extremos “puros” a dar largura, com características muito atacantes. Na frente, os dois melhores amigos dentro e fora de campo: Aubameyang e Lacazette. No fundo, a “melhor carne” disponível dentro do assador. Notícia ainda para o regresso de Thomas Partey, depois de recuperar de uma lesão.

     

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Leno (6)

    Holding (6)

    Gabriel M. (6)

    Tierney (6)

    Bellerin (7)

    Thomas (5)

    Xhaka (6)

    Saka (5)

    Willian (6)

    Lacazette (6)

    Aubameyang (5)

    SUBS UTILIZADOS

    Ceballos (7)

    Nketiah (-)

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Carlos Ribeiro
    Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
    Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.