AS Roma 0-1 SSC Napoli: Relâmpago de Osimhen castiga Roma de Mourinho

A CRÓNICA: NAPOLITANOS CONSERVAM LIDERANÇA EM ITÁLIA

Num Estádio Olímpico vestido a rigor, realizou-se o grande duelo da 11.ª jornada da Liga Italiana, entre a AS Roma, de José Mourinho, e o SSC Napoli, de Luciano Spalletti.

Após os 90 minutos, em que era esperado um jogo mais entretido, o SSC Napoli conseguiu dar a volta à situação e sair vitorioso do confronto, graças a um remate imparável de Osimhen, nos últimos 10 minutos da partida.

Pelo que se viu, até um empate seria um resultado mais justo. Tanto assim é que a AS Roma realizou um excelente primeiro tempo, mas, na segunda parte, os azzurri cresceram, até conseguirem a vantagem.

A equipa de Spalletti entrou muito afirmativa na partida, pressionando alto os portadores da bola e chegando com poucos toques à área adversaria. Por outro lado, a AS Roma conseguiu muito rapidamente filtrar o jogo dos napolitanos, ocupando todas as zonas do campo.

O jogo continuou sem grande brilho, com a AS Roma a ser mais criativa na lateral direita, com as rápidas iniciativas de Zaniolo, apoiado, sobretudo, por Camara, motor ofensivo do meio-campo giallorosso, mas também grande recurso nos momentos defensivos.

O momento mais emocionante do primeiro tempo decorreu, no entanto, à passagem do minuto 38, quando Rui Patrício travou, na grande área, uma iniciativa de Ndombelé, fazendo-o cair. Após consultar o VAR, o árbitro decidiu que o guarda-redes romano tinha atingido, primeiramente, a bola e, por isso, não havia motivo para marcar penálti.

A segunda parte começou com um lance brilhante de Lozano, que sacou da cartola um remate cruzado muito perigoso, que Rui Patrício conseguiu desviar por cima da barra.

Com o passar do tempo, o SSC Napoli cresceu visivelmente, conseguindo pressionar e contra-atacar mais facilmente, claramente à procura do golo. A possível vantagem passou, aos 70 minutos, pelos pés de Osimhen que, numa ação de contra-ataque, rematou rasteiro a partir da direita, com a bola a rasar o segundo poste.

Dez minutos depois, o nigeriano não desperdiçou a assistência perfeita de Politano, a partir da lateral direita, libertando-se da marcação de Smalling e ‘envenenando’ a baliza de Rui Patrício com um remate cruzado. O procurado golo estava feito em Roma e deu nova vitória à equipa de Spalletti que, após 11jornadas, continua imparável e a liderar a tabela de forma isolada.

 

A FIGURA

Victor Osimhen – O avançado nigeriano foi o autor do golo que levou o SSC Napoli à vitoria, demostrando ser, uma vez mais, uma das peças chave do plantel azzurro. A sua prestação durante o jogo cresceu em sinergia com toda a equipa, até concretizar o excelente passe de Politano. Inteligente e paciente, soube ser eficaz no momento certo.

 

O FORA DE JOGO

Khvicha Kvaratskhelia – Passou completamente ao lado do jogo, tapado pelos defensores romanos, sobretudo Mancini, com o apoio de Karsdrop. O georgiano não teve hipótese de exibir as suas qualidades, nem de criar perigo à baliza de Rui Patrício. Se esteve em campo, nós não reparamos.

 

ANÁLISE TÁTICA – AS ROMA

José Mourinho optou por um 3-5-2, com um meio-campo mais robusto, colocando a surpresa Camara no lugar de Matic, juntamente com Cristante, no miolo. Este último até desempenhou um jogo sólido, sobretudo diante de Zielinski, que foi bem tapado durante a maioria da partida.

Karsdorp e Cristante travaram eficazmente, com a ajuda de Mancini, as incursões de Olivera e Kvaratskhelia, com este último, de facto, a nunca conseguir aproximar-se da baliza romana.

As principais ocasiões romanas passaram sobretudo pelo corredor direito, com Zaniolo e Pellegrini a fazer um duro trabalho de recuperação de bola já na zona do meio-campo, apoiados pelo dinamismo de Camara, elo entre defesa e ataque durante quase todo o jogo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Rui Patrício (6)

Mancini (6)

Smalling (6)

Ibañez (6)

Spinazzola (4)

Camara (6)

Cristante (6)

Karsdrop (6)

Pellegrini (6)

Zaniolo (6)

Abraham (5)

SUBS UTILIZADOS

Belotti (5)

El Shaarawy (-)

Matic (-)

Viña (-)

ANÁLISE TÁTICA – SSC NAPOLI

Luciano Spalletti dispôs a equipa num 4-3-3. O eixo central defensivo foi deixado nas mãos de Kim e Juan Jesus, com este último a substituir o lesionado Rahmani.

Surpresa na lateral esquerda, onde foi escolhido Olivera no lugar de Mário Rui, que não desempenhou uma prestação à altura do jogo, sendo, na maioria das vezes, anulado por Karsdorp e Zaniolo.

Confirmado na linha de meio-campo, também Ndombelé não deu o contributo esperado no corredor esquerdo, tanto que, no segundo tempo, foi substituído por Elmas, que conseguiu impulsionar a tração ofensiva da equipa napolitana e fez circular melhor a bola.

A troca fundamental foi, de facto, a entrada de Politano por Lozano, que abriu o contra-ataque napolitano na lateral direita e criou a a ocasião de golo convertida por Osimhen.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Meret (5)

Di Lorenzo (6)

Kim (6)

Juan Jesus (5)

Oliveira (5)

Ndombele (5)

Lobotka (5)

Zielinski (5)

Lozano (6)

Osimhen (7)

Kvaratskhelia (5)

SUBS UTILIZADOS

Elmas (6)

Politano (6)

Gaetano (5)

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Paola Amore
Paola Amorehttp://www.bolanarede.pt
A Paola nasceu e cresceu na Itália, mas há seis anos foi “adotada” por Lisboa, onde atualmente reside. Formou-se em Comunicação e Jornalismo na Sapienza - Universitá degli Studi di Roma, e atualmente está a tirar uma Pós-Graduação na Universidade Católica Portuguesa em Comunicação e Marketing de Conteúdos. Viu a sua primeira partida de futebol com seis anos e nunca mais parou, decidindo que um dia ia tornar jornalista de desporto, sonho que concretizou aos 21 anos, quando adquiri a sua carteira profissional. Adora ouvir os jogos de futebol no rádio, sobretudo Liga Serie A e Liga Portugal, e adora visceralmente o Alessandro Del Piero. É mais fácil encontrá-la em qualquer estádio ou pavilhão - porque também gosta de vólei e futsal – que não na sua casa!

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica recebe proposta por jogador que integra a pré-época e está às ordens de Bruno Lage

O Benfica continua a querer colocar Casper Tengstedt no mercado de transferências. Genoa fez proposta pelo avançado.

Alvo do Benfica recusa mudar-se para o Zenit após proposta de 30 milhões de euros e dá preferência… à AS Roma

Richard Ríos tem como prioridade mudar-se para a AS Roma. O Benfica também está na corrida pelo médio, que recusou o Zenit.

Francisco Conceição rejeita mudar-se para a Premier League e trava transferência de 30 milhões de euros para o FC Porto

Francisco Conceição decidiu rejeitar a proposta do Everton. Emblema inglês dispôs-se a pagar os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Fonte do FC Porto nega acordo com a Juventus para a transferência de Francisco Conceição

Francisco Conceição ainda não está fechado como jogador da Juventus. FC Porto não abdica dos 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Fabrizio Romano dá novidades quanto a Thiago Almada e destaca interferência de Diego Simeone para desviar o médio do Benfica

Diego Simeone está a ser um dos principais impulsionadores do interesse do Atlético Madrid em Thiago Almada. Médio mais longe do Benfica.

Nova reviravolta coloca transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal em risco de colapsar

A transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal teve um novo contratempo. Em causa os bónus do acordo com o Sporting.

FC Porto lança-se na corrida por destaque do Ajax de Francesco Farioli na última temporada

O FC Porto já iniciou negociações com o Ajax para a contratação de Kenneth Taylor. Médio foi protagonista da equipa de Francesco Farioli.