Carta Aberta a Gianluigi Buffon

Caro Gianluigi Buffon,

Antes de mais, quero dizer OBRIGADO! Obrigado por todas as defesas espetaculares a que nos habituou desde sempre, obrigado pela excelente capacidade de liderança, obrigado pela longa lealdade demonstrada para com o Juventus durante estes anos todos (17, para ser mais preciso), e, sobretudo, obrigado pelo excelente exemplo para todos os amantes do Futebol.

Confesso que o dia 19 de maio foi um pouco triste para mim, e, certamente, para todos os adeptos do Desporto Rei: frente ao Hellas Verona, disputou o seu último encontro com o símbolo da Vecchia Signora ao peito – após 6112 dias ao serviço da equipa de Turim, decidiu colocar um ponto final nesta longa ligação.

Numa altura em que já não restam quase nenhuns craques do passado a atuar ao mais alto nível (como Ronaldinho, Figo, Henry, Beckham, entre outros), e foram esses os que me fizeram ter gosto em vibrar com este desposto e sonhar em um dia poder também ter a sorte de jogar nos grandes palcos como Mundial e/ou Liga dos Campeões, o senhor Gigi é um dos excelentes atletas que ainda pertence a essa fantástica geração, mas que, infelizmente, ou está a chegar à altura de ter de pendurar as botas, ou já abandonaram os relvados.

Buffon despediu-se da Juventus, com a conquista do heptacampeonato
Fonte: Juventus FC

Foram imensos troféus conquistados pela Juventus – 19 no total, a contar já com o título desta época que agora termina (o heptacampeonato). Passou por um dos momentos mais complicados da história desta equipa, com a descida à Serie B, mas mesmo assim não virou as costas ao clube e à cidade, ajudou-o a subir rapidamente à principal divisão do campeonato italiano, e foi justamente recompensado pela massa adepta, através do enorme respeito que passaram a ter por si.

Se for correto falar-se em justiça, creio que não será errado dizer que a vida pregou-lhe duas partidas, aquando das disputas das finais da Liga dos Campeões: tanto em 2003 como em 2017, não foi feliz nos jogos cruciais e acabou por não conseguir erguer a “Orelhuda” – talvez essa seja a sua maior mágoa num belo percurso futebolístico, que foi moldando à medida dos anos.

Sempre demonstrou um enorme gosto pelo que fazia, dentro e fora do retângulo de jogo, e ao saber que, no próximo ano, já não irá estar entre postes e disposto a fazer de tudo para que a Juventus termine uma partida sem qualquer golo sofrido, sou da opinião de que o Futebol fica um mais pobre e perde um pouco da sua magia e beleza.

Não sei se irá continuar na próxima época, mas uma coisa é certa: o estatuto de Lenda do mundo do Futebol isso ninguém lhe poderá tirar!

Grazie mille Numero Uno

Gianluigi Buffon

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.